Criando campanhas do Tactium CRM e OMNI

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26, julho de 2021
Hercules Ramon

Visão Geral

Este documento visa explicar todo o processo do cadastro das campanhas no Manager ADM nos contextos de Mensagem SMS, Newsletter (E-mail), Telemarketing e WhatsApp.

Pré-requisito

Para que as mensagens sejam enviadas será necessário ter os seguintes serviços devidamente configurados de acordo com o canal que será utilizado:

  • Para campanhas de E-mail
    • O Serviço “TTSendMailServer” – Para o envio das mensagens de E-mail, bem como ter configurado a conta de e-mail no Tactium CRM;
  • Para campanhas de SMS
    • O Serviço “Tactium Messaging” – Para os envios de SMS em massa;
    • Cadastro do serviço do SMS com a integração com o Broker cadastrado no Tactium CRM. Para mais informações acesse Configurando o serviço do Fusion SMS.
  • Para campanhas de WhatsApp

Para o envio de mensagens SMS atualmente temos integração com o broker Fusion e para o WhatsApp usamos o broker GupShup. Em caso de mais informações contate o nosso Comercial.

Cadastrando uma nova Campanha

Criando campanha Telemarketing

As campanhas de telemarketing podem ser criadas no consulta de Um a Um que são operacionalizadas dentro do Tactium CRM. Para mais informação acesse Campanha Telemarketing.

Criando campanhas de Omnichannel

As campanhas podem ser definidas por três tipos:

  • Mensagem SMS;
  • Newsletter (E-mail) e;
  • WhatsApp.

Para cadastrar uma nova campanha navegue até “Campanhas” no Manager ADM.

Após a seleção do tipo de campanha desejada será apresentado os seguintes pontos equivalentes independente do tipo escolhido:

Descrição da página:

Apresenta o botão “Adicionar Novo” com a  funcionalidade de adicionar uma nova campanha.
Parâmetros da Pesquisa Apresenta os seguintes campos para filtragem das campanhas cadastradas:

Nome: Informar o nome de identificação da campanha.

Situação: Informar a situação vigente da campanha. Tais como “Ativa”, “Em Definição”, “Finalizada” e “Suspensa”.

Resultados da Pesquisa Apresenta as seguintes colunas para identificação das campanhas:

Nome: Informa o nome de identificação da campanha.

Lista: Apresenta a disposição de um hyperlink para redirecionamento aos detalhes da campanha específica. Possibilitando gerar/ refazer a lista de contatos.

Tipo de Campanha: Informa o tipo de campanha (SMS, Newsletter, WhatsApp e Telemarketing) e o tipo de origem do público alvo (Lista Externa, Filtro, Leads).

Situação: Informa a situação vigente da campanha. Tais como “Ativa”, “Em Definição”, “Finalizada” e “Suspensa”.

Vigência: Informa a vigência de atuação da campanha.

Ini/Fim Operação: Informa o início do horário de operação da campanha.

Dt Ult Lista: Informa a data da última execução da campanha.

O cadastro da campanha é divido em quatro etapas, sendo elas:

  1. Identificação
    1. Essa primeira etapa é específica de acordo com o tipo da campanha e será trabalhado em cada um dos tipos das campanhas abaixo
      1. Campanha de SMS
      2. Campanha de WhatsApp
      3. Campanha de E-mail (Newsletter)
  2. Período de Operação
  3. Configurações Adicionais
  4. Conclusão

Identificação

Campanha de SMS

Para cadastrar uma campanha de SMS basta preencher as seguintes informações abaixo:

Tipo de Campanha Apresenta o tipo de campanha a ser utilizado, neste caso a opção padronizada é Mensagem SMS.
Origem do público alvo Apresenta a origem do público que receberá a mensagem, estas podem ser carregadas através de:

Filtro: Informar qual filtro será utilizado para obter os dados dos clientes a qual a campanha se destina. Caso selecionado o campo “Filtro:” será exibido, para mais informações acesse Filtro.

Layout: Informar o arquivo de importação que contem os dados dos clientes a qual a campanha se destina. Caso selecionado o campo “Layout” será exibido, para mais informações acesse Lista Externa Arquivo.

Leads: Informar os parâmetros origem do leads.

Nome da Campanha Informar o nome de identificação da campanha SMS.
Objetivo Informar breve descrição sobre o objetivo da campanha.
Mensagem Informar a mensagem que deve ser enviada aos destinatários. Limite de 140 caracteres.
Código Externo Informar o código de identificação externo para integração (caso exista).

Em situações de necessidade de integração, será necessário habilitar o parâmetro “Esta campanha tem procedimentos externos de validação”.

Esta campanha tem vigência 

e horário de operação a definir

Parâmetro para habilitar a definição de horário de vigência da campanha.

Caso desabilitado será definido por padrão vigência “Permanente” e Horário de Operação/Envio “24h”.

Esta campanha tem procedimentos

externos de validação

Parâmetro para habilitar a consulta de procedimentos externos em situações de integração.

Após a realização do procedimento de identificação é necessário preencher o período de operação, configurações adicionais e conclusão. Para saber mais acesse Informações Genéricas nas Campanhas.

Campanha de WhatsApp

Para cadastrar uma campanha de WhatsApp basta preencher as seguintes informações abaixo:

Tipo de Campanha Apresenta o tipo de campanha a ser utilizado, neste caso a opção padronizada é WhatsApp.
Origem do público alvo Apresenta a origem do público que receberá a mensagem, estas podem ser carregadas através de:

Filtro: Informar qual filtro será utilizado para obter os dados dos clientes a qual a campanha se destina. Caso selecionado o campo “Filtro:” será exibido, para mais informações acesse Filtro.

Layout: Informar o arquivo de importação que contem os dados dos clientes a qual a campanha se destina. Caso selecionado o campo “Layout” será exibido, para mais informações acesse Lista Externa Arquivo.

Leads: Informar os parâmetros origem do leads.

Nome da Campanha Informar o nome de identificação da campanha WPP.
Serviço ativo Informar o nome do serviço que enviará a mensagem.
Serviço receptivo Informar o nome do serviço que receberá as mensagens de retorno da campanha.
Objetivo Informar breve descrição sobre o objetivo da campanha.
Templates WhatsApp Ativo Informar o template configurado para a campanha, que foi previamente configurado no cadastro do Serviço do GupShup (WhatsApp).

Para saber mais sobre templates acesse Configurando Template do GupShup para Ativo.

Código Externo Informar o código de identificação externo para integração (caso exista).

Em situações de necessidade de integração, será necessário habilitar o parâmetro “Esta campanha tem procedimentos externos de validação”.

Esta campanha tem vigência 

e horário de operação a definir

Parâmetro para habilitar a definição de horário de vigência da campanha.

Caso desabilitado será definido por padrão vigência “Permanente” e Horário de Operação/Envio “24h”.

Esta campanha tem procedimentos

externos de validação

Parâmetro para habilitar a consulta de procedimentos externos em situações de integração.

Após o preenchimento das informações da Identificação da Campanha, é necessário preencher as informações genéricas: Período de Operação, Configurações Adicionais e Conclusão. Para mais detalhes acesse o tópico de Informações Genéricas nas Campanhas.

Utilizando variáveis via mailing nas campanhas de Whatsapp

Para utilizar variáveis importadas via mailing no WhatsApp a partir do template do GupShup identifique o serviço desejado e clique no botão “TEMPLATES”.

Na pagina seguinte será disponibilizado todos os templates aprovados pelo Whatsapp no portal da Gupshup, para utilizar variáveis é necessário que o template tenha no seu cadastro os parâmetros, identificados por {{1}},  {{2}}.

Para a configuração definimos o campo de utilização dessa variável por |*Nome da coluna*|, no exemplo utilizamos a coluna “Cliente”, então o arquivo de importação deve conter tal coluna. Desse modo |*Cliente *| será alterado em cada mensagem de acordo com o valor da coluna em cada linha do arquivo de importação.

Para o funcionamento correto é necessário no processo de mapeamento informar que o destino dos dados contidos na coluna desejada é “Campo Variáveis (XML)”, assim o sistema os tratará como variável para ser utilizada no template conforme mostrado anteriormente.

Campanha de E-mail (Newsletter)

Para cadastrar uma campanha de Newsletter (E-mail) basta preencher as seguintes informações abaixo:

Tipo de Campanha Apresenta o tipo de campanha a ser utilizado, neste caso a opção padronizada é Newsletter
Origem do público alvo Apresenta a origem do público que receberá a mensagem, estas podem ser carregadas através de:

Filtro: Informar qual filtro será utilizado para obter os dados dos clientes a qual a campanha se destina. Caso selecionado o campo “Filtro:” será exibido, para mais informações acesse Filtro.

Layout: Informar o arquivo de importação que contem os dados dos clientes a qual a campanha se destina. Caso selecionado o campo “Layout” será exibido, para mais informações acesse Lista Externa Arquivo.

Leads: Informar os parâmetros origem do leads.

Nome da Campanha Informar o nome de identificação da campanha Newsletter.
Template HTML Informar qual estruturação da mensagem em formato HTML, o template deve ser cadastrado previamente. Para mais informações acesse o tópico Cadastrando um Template HTML.
Objetivo Informar breve descrição sobre o objetivo da campanha.
Nome do remetente Informar o nome do remetente do e-mail.
E-mail do remetente Informar o endereço de e-mail do remetente.
Assunto de E-mail Informar a descrição do campo “Assunto” da mensagem do remetente.
Código Externo Informar o código de identificação externo para integração (caso exista).

Em situações de necessidade de integração, será necessário habilitar o parâmetro “Esta campanha tem procedimentos externos de validação”.

Enviar Somente para quem deseja receber e-mail Parâmetro para habilitar o envio para os contatos que estão definidos no cadastro de pessoa para receber e-mails.

Para definir no cadastro que deseja receber e-mail basta ativar a checkbox “Deseja Receber E-mail?”.

Incluir link de descadastramento Parâmetro para habilitar um link no rodapé da mensagem de e-mail para abrir uma URL de descadastramento de e-mail.

Para mais informações de como realizar a configuração da URL, acesse: Configurando a função de descadastrar e-mail marketing do Tactium OMNI

Esta campanha tem vigência 

e horário de operação a definir

Parâmetro para habilitar a definição de horário de vigência da campanha.

Caso desabilitado será definido por padrão vigência “Permanente” e Horário de Operação/Envio “24h”.

Esta campanha tem procedimentos

externos de validação

Parâmetro para habilitar a consulta de procedimentos externos em situações de integração.

A opção código externo deve ser marcada caso haja integração com alguma outra aplicação, caso positivo também deve ser marcado “Esta campanha tem procedimentos externos de validação”, se a campanha ainda não tem um período de vigência definido marque a opção “Esta campanha tem vigência e horário de operação a definir”.

Após o preenchimento das informações da Identificação da Campanha, é necessário preencher as informações genéricas: período de operação, configurações adicionais e conclusão. Para mais detalhes acesse o tópico de Informações Genéricas nas Campanhas.

Informações Genéricas nas Campanhas

Dentro dos quatro passos do cadastro de uma campanha, três deles vão ser genéricos independente do tipo de campanha, são eles:

  1. Período Operação
  2. Configurações Adicionais
  3. Conclusão

Período de Operação

O Período de Operação é o passo no qual serão definidos o período de duração da campanha, podendo ser “Permanente” (ficará funcionando sem uma data especifica para finalizar) ou “Período Fixo” (Data de inicio e termino pré-estabelecido), assim como o horário de funcionamento da mesma.

Neste passo são mostrados os horários padrões que podem ser escolhidos para a campanha, onde é possível modificar o horário de funcionamento de acordo com a necessidade da campanha, para isso basta marcar a opção “Restringir Horário” e selecionar os horários no quadro ao lado:


Após a geração dos itens, automaticamente serão feitos os disparos com o período estabelecido.

Configurações Adicionais

Neste passo é possível vincular procedures com as regras de negócio do cliente que permitirão aplicar validações do mailing definido, podendo ser habilitado em dois momentos, sendo:

  1. Na geração da lista da campanha (a partir do ManagerADM) – informando o nome da procedure no campo “Para a validação de geração de lista de campanha”;
  2. No momento em que for ativado a campanha, isto é, no telemarketing por exemplo, na hora que for discar a ligação para o cliente ou, nas demais campanhas no momento em que for enviar a mensagem, sejam elas de SMS, WhatsApp ou E-mail – informando o nome da procedure no campo “Para a validação durante execução”.

Será necessário também definir os parâmetros de entrada abaixo do seu campo de validação que serão passados pelo TACTIUM nas chamadas das procedures, podendo ser:

  • “Código externo da pessoa”;
  • “Código interno da Pessoa”;
  • “CPF/ CNPJ da pessoa”.

Além disso, caso use o Tactium CRM, há os campos do “Destinatário Pessoa Jurídica”. Nele podemos selecionar entre Contato Principal (No qual só será possível contatar as PJ pelo contato cadastrado como principal) ou Contato Selecionados (Onde é possível selecionar quais contatos receberão as informações da campanha).

Conclusão

Na Conclusão é onde se é possível visualizar as informações mais importantes que foram cadastradas na campanha e também visualizar o status da campanha, que deve ser colocado como “Ativa” para poder gerar o mailing da campanha.

Após verificar essa última fase, basta clicar no botão no canto inferior direito e a campanha será salva.

Na edição da campanha pode-se clicar na parte superior, na bola azul acima dos passos ou no botão , para voltar em alguma fase que deseja-se modificar.

Gerando a lista de uma Campanha

Para gerar a lista da campanha e validar o mailing determinado, basta buscar pela campanha criada, utilizando os “Parâmetros de Pesquisa” e clicar no botão “Gerar/Refazer” na campanha que se deseja fazer esse processo.

Feito isso, a tela de “Preparar e gravar a Lista da Campanha” será exibida. Clicando no botão “Mostrar Lista” serão exibidos os itens do publico alvo definido (Filtros ou Lista Externa Arquivo) para adicionar na campanha:  Já ao clicar no botão de “histórico da lista”, será apresentado o histórico de carga da campanha. Após exibir os itens da lista, basta determinar o tipo de “Ação” que se deseja realizar e clicar no botão “Gravar Lista” com uma das ações marcadas, seja:

  • Adicionar novos itens: que irá adicionar os itens novos naquela campanha, tendo uma atenção que se esse item já estiver na campanha o mesmo não será adicionado novamente.
  • Refazer lista completa: que irá refazer todos os itens daquela campanha novamente, descartando todo o histórico da mesma e adicionando os itens contidos no filtro listado.

Definindo a Origem do Público Alvo

Filtros

Para as campanhas com a “Origem do Publico Alvo” determinada como “Filtro” (opção padrão), irá aparecer o campo “Filtro”, onde é possível selecionar um filtro (já criado no Manager Desktop). Para mais informações de como criá-los acesse Criando filtros de segmentação no Tactium CRM.

Para clientes Tactium Cloud, será necessário consultar o SAC da Tactium para criação de um filtro de segmentação.

Ao lado do campo “Filtro” tem um botão/link , que acessa os critérios do filtro, onde é possível editar o filtro selecionado para caso seja necessário modificar os critérios do filtro para aquela campanha específica.

Clicando em “Adicionar critérios” a tela abaixo é exibida e nela é possível selecionar os itens de filtro desejados.

Lista Externa Arquivo

Nas campanhas utilizando as listas externas precisamos verificar se o diretório padrão, que é usada na importação dos arquivos no ManagerADM em Configurações Gerais, esta devidamente configurado.

Torna-se necessário que o usuário de autenticação das aplicações web, definido no IIS, tenha permissão de leitura e gravação nessa pasta default que é usada exclusivamente para as importações em massa.


Para as campanhas com a “Origem do Publico Alvo” determinada como “Lista Externa Arquivo”, será mostrado o campo “Layout”, onde é possível selecionar um layout já criado.

Também é possível realizar a edição, ainda no processo de criar a campanha, clicando no botão/link  que aparece acima do campo “Layout” dentro da campanha. A aba exibida após clicar nesse botão se divide em duas partes, sendo elas:

Origem

Em origem temos as seguintes opções:

  • Nome do Layout
  • Tipo (Mailing externo e-mail ou Mailing externo telefonia)
  • Escolher Arquivo (onde é escolhido o arquivo a ser importado)
  • Delimitador entre colunas
  • Tipo de ação (Inclusão e Atualização ou Somente Inclusão)
  • Id chave da Pessoa (CPF/CNPJ ou Código Externo Pessoa).

O parâmetro Id Chave da Pessoa será responsável pela identificação dos contatos importados através do mailing, logo faz-se necessário que antes do disparo da campanha estes sejam carregados para que sejam identificados e a execução ocorra sem erros.

De acordo com o tipo de campanha existirão dados indispensáveis a serem carregados no arquivo da lista externa. Tais como:

WhatsApp| Telemarketing | SMS: DDI + DDD + Número de Telefone

Newsletter: Endereço de E-mail

Abaixo um exemplo de uma tabela simples para importação.

ID CPF NOME EMAIL DDI DDD NUMERO
1554321 12345678912 JULIA MAIA [email protected] 55 85 998388488

Copie esta tabela e cole em um arquivo de texto no formato *.TXT.

Os dados obtidos da seleção estarão separados por tabulação, segundo o exemplo:

ID CPF NOME EMAIL DDI DDD NUMERO
1554321 12345678912 JULIA MAIA [email protected] 55 85 998388488

Sugerimos copiar também os nomes das colunas para o arquivo de texto, pois irá ajudar no mapeamento dos campos.

Mapeamento

Em mapeamento será onde iremos associar as colunas do arquivo com campos do cadastro de pessoa, basta clicar em cima para abrir a parte de Detalhes do mapeamento, onde iremos colocar: o Tipo, Tamanho e Destino, feito isso basta clicar no botão de concluir.

Feito isso o processo de geração é o mesmo já citado. Após exibir os itens da lista basta determinar o tipo de “Ação” que se deseja realizar e clicar no botão  com uma das ações marcadas.



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