Configurando o Serviço do GupShup (WhatsApp) no Tactium OMNI
Sumário
Pré-requisito
Antes de iniciar a ativação no Tactium será necessário habilitar o número como “Live” dentro da plataforma do GupShup.
Conta Facebook verificada
O primeiro passo é garantir que sua conta de Facebook no Gerenciador de Negócios esteja marcada como “Verificada”. Para mais informações acesse, o nosso blog, guia para verificação de sua conta no gerenciador de negócios do Facebook.
IMPORTANTE:
- Uma conta de Facebook poderá ter vários números de WhatsApp oficial habilitados.
- Esses números podem inclusive ser de brokers diferentes.
Conta GupShup criada
O passo seguinte é criar uma conta no site da GupShup (www.gupshup.io).
Essa conta tem os seguintes requisitos e uso:
- Para consultar/emitir relatórios de envio / recebimento de mensagens pelo GupShup, visando acompanhar o consumo e cobranças.
- Para configurar a(s) aplicação(ões) vinculadas a cada número de WhatsApp Oficial habilitado (WhatsApp Business Account – WABA)
- Para cadastrar as mensagens padrão/templates a serem utilizadas nas comunicações de ativo
- Para fazer a recarga de créditos para que possam custear as mensagens trafegadas. Lembrando que o serviço do GupShup é pré-pago e a recarga é feita em dólares: cartão de crédito internacional, transferências bancárias. É importante que a pessoa responsável verifique qual a melhor forma de fazer essa recarga, de acordo com o processo de pagamento da empresa.
Habilitação da aplicação do GupShup
Próximo passo será habilitar o número no GupShup devendo seguir as orientações contidas no nosso site https://www.tactium.com.br/ativacao-gupshup/.
IMPORTANTE:
- O número a ser habilitado no GupShup não pode estar sendo usado no WhatsApp. Caso esteja sendo, durante o processo, haverá a necessidade de excluir a conta de WhatsApp e aguardar que o Facebook a libere para uso.
- Ao habilitar o número no GupShup ele não poderá mais ser habilitado no WhatsApp Emulado.
- Um número de WhatsApp somente pode ser vinculado a um aplicativo no GupShup.
- Um número que já esteja habilitado no WhatsApp oficial com outro broker não poderá ser migrado para o GupShup. Poderá ser desativado no outro broker e após um período de aproximadamente seis meses é que é liberado novamente.
Integrando a aplicação do GupShup com o Tactium
Para iniciar as configurações no TACTIUM OMNI será necessário obter as 5 informações no portal da Gupshup e no portal Gupshup Partner para configurá-lo no Tactium obtendo as seguintes informações:
- API KEY
- APP NAME
- URL de INTEGRAÇÃO
- APP ID
- APP TOKEN
Dados do Portal GupShup
As informações referentes a API KEY, APP NAME e URL de INTEGRAÇÃO são encontradas na aba “SandBox” acessando o aplicativo no Dashboard.
Após copiar as informações, recomendamos transferi-las para um arquivo .txt para auxiliar a visualização das informações necessárias.
Dados do Portal Partner GupShup
As informações referentes ao APP ID e ao APP TOKEN são encontradas no detalhamento do aplicativo no Dashboard.
Configurar o WebHook no Portal do GupShup
O link do WebHook do TACTIUM OMNI deverá conter o protocolo de segurança https com o método do GupShup definido na URL. Em vermelho sinalizamos os dados que serão variáveis de acordo com o site configurado no cliente.
https://SiteDomínioDoCliente/Omni/Webhook/hook/messageGupShup
Para mais informações acesse Configurando o Webhook do Tactium Omni.
Exemplo da URL no ambiente da Tactium ficaria da seguinte forma, conforme o exemplo do app do GupShup do print abaixo: https://tactium.com.br/Omni/Webhook/
IMPORTANTE: Caso o Webhook esteja em um ambiente que possua um Nat configurado em seu firewall será necessário adicionar os IP’s da GupShup na whitelist do firewall para permitir a comunicação. Para mais informações sobre os IPs da GupShup acesse Quais os IPs públicos da GupShup para adicionar no firewall.
Em seguida, iremos definir as assinaturas dos eventos que iremos receber na URL de Callback cadastrada anteriormente:
A assinatura de eventos de webhook é uma prática essencial para receber notificações em tempo real sobre as atividade do nosso serviço. Orientamos que sejam habilitados todos os eventos abaixo para funcionamento correto.
Desabilitar o OPT-IN diretamente do GupShup
O OPT-IN poderá ser habilitado no TACTIUM que por sua vez está integrado com o GupShup. Portanto, será necessário desabilitar esse recursos diretamente no portal do GupShup.
Para desabilitar clique no botão para não ser enviada a mensagem do GupShup automática do OPT-IN no portal no aplicativo do Portal do GupShup.
Esse passo é necessário fazer sempre, visto que o OPT-IN não poderá ser obtido diretamente do GupShup sem passar pelo Tactium, já que a gestão do OPT-IN é gerenciada na plataforma do Tactium integrada com o GupShup.
Vinculando código Partner ISV Tactium no GupShup
Após concluir as configurações, torna-se necessário adicionar o código de parceiro Tactium no GupShup de nossos clientes.
O nosso código é o 78 e precisa ser configurado na parte superior das configurações avançadas no aplicativo do GupShup.
Configurando o serviço de WhatsApp no Tactium
Para realizar o cadastro de serviço acesse o ManagerADM e seguir o caminho Serviços e processos>> Cadastrar Serviço.
Na página seguinte, clique no botão “Novo” para adicionar um novo serviço.
Na aba “Cadastro” nomeie o serviço, e selecione o “Tipo de Serviço” para Messaging e coloque na “Cifra” o número de contato que foi cadastrado na aplicação do GupShup.
Na integração selecione o tipo “GupShup” e preencha os seguintes campos de acordo com as informações coletadas na Gupshup:
- Nome Aplicação: Insira o nome de identificação da API cadastrada no GupShup (App name).
- API Key: Insira a Api Key disponibilizada pela GupShup.
- App Id: Insira o App Id disponibilizado pelo Portal Partner da GupShup.
- App Token: Insira o App Token disponibilizado pelo Portal Partner da GupShup.
- URL de integração: Deverá ser preenchido com a url “http://api.gupshup.io/wa/api/v1/” que é o link padrão de acesso do sistema na aplicação do GupShup.
As informações da “App Id” e “App Token” deverão ser solicitadas a equipe da TACTIUM, essas informações são necessárias para envio e recebimento de mensagens de WhatsApp e também é utilizado para apresentação de informações especificas da conta Waba utilizada, como qualidade do número e limite de mensagens no Omni Monitor.
Na aba “Grupo Serviço” é possível definir um ou mais grupos para esse serviço e também o horário padrão de cada grupo. Depois de selecionar o grupo e o horário, basta clicar em para que seja salvo as informações, como na imagem abaixo.
Quando o grupo e o horário forem salvos, eles são apresentados na tabela abaixo. Caso deseje alterar o grupo ou o horário basta clicar em editar () ou caso deseje excluir aquele grupo basta clicar em excluir ().
Pronto, após concluir estas etapas, o serviço pode ser salvo, para isso é só clicar no botão salvar ().
Por fim, para aplicar as configurações do serviço é necessário reiniciar o serviço Tactium.ChatServer, este processo realizará a vinculação do Bot criado com o cenário operacional de atendimento.
Para clientes Tactium Cloud, será necessário consultar o SAC da Tactium.
Configurando o path e as permissões das pastas para troca de anexo do Tactium
Torna-se necessário realizar as configurações das pastas de anexos que são feitas dentro do ManagerADM. Além das configurações das pastas, torna-se necessário dar as permissões das pastas para o funcionamento da aplicação. Para saber mais sobre as permissões acesse Configurando as permissões e o compartilhamento da pasta de anexo.
Configurando o link do WebHook
Se torna necessário a configuração dos links do Webhook para o funcionamento das integrações com as API’s dos canais de messaging (WhatsApp, Telegram, Teams, Facebook, etc) e das pesquisas de satisfação que são associadas juntamente à essa camada de integração. Portanto, deve-se configurar os parâmetros interno e externo em Configurações Gerais no ManagerADM. Para mais informações acesse Configurando o link externo e interno Webhook no TACTIUM.
Configurando um template para envio de mensagem
Para iniciar uma mensagem ativa no WhatsApp, torna-se necessário a criação das mensagens templates que são usadas para abrir uma sessão por iniciativa da empresa.
Colocamos esse item como obrigatório, pois é recomendado ter pelo menos um template (de retomada de conversa) para ser usado caso abrir a sessão com o cliente.
Para mais informações acesse Configurando Template do GupShup para Ativo.
Vinculando um Script de Automação ao Serviço (opcional)
Para vincular um Script de Automação (mais conhecido por ChatBot) basta acessar o cadastro de serviço no ManagerADM (TTAdmin) e associá-lo na pasta inferior no cadastro.
Em seguida, torna-se necessário a reinicialização do serviço do Tactium.ChatServer para aplicar a configuração realizada.
Para clientes Tactium Cloud, será necessário consultar o SAC da Tactium.
Caso queira saber mais informações sobre o Script de Automação, acesse a página Configurando um Script de Automação no Tactium Omni.
Configurando os tempos personalizados (opcional)
No cadastro do serviço existe um conjunto de tempos que poderão ser personalizados de acordo com cada serviço. Para mais informações acesse Configurando os tempos do cadastro de serviço.
Configurando a Pesquisa de Satisfação (opcional)
Para habilitar a pesquisa do basta selecionar o tipo de pesquisa no cadastro do serviço no ManagerADM, podendo ser a padrão ou a customizada. Na customizada será habilitado uma nova aba para definir as perguntas necessárias. Para mais informações de como configurar acesse Configurando a pesquisa de satisfação.
Configurando o horário de atendimento do serviço (opcional)
Para configurar o horário de serviço na tela de Cadastro devemos ir até a opção “Horário Padrão” e depois selecione um horário que já foi salvo e configurado anteriormente no Manager ADM.
Os clientes que entraram fora do horário configurado automaticamente receberão uma mensagem de fora de horário padrão do sistema e serão classificado com o status de “Fora de horário”.
Para mais informações acesse Configurando Horário Padrão para Atendimento no OMNI
Os atendimentos classificados como “Fora de horário” poderão ser listados no menu “Conversas” (Pastinhas) permitindo que o operador possa retomar os atendimentos a partir do OmniPA através de um contato ativo. Para mais informações acesse Conhecendo o recurso de retomada de conversas através do OmniPA.
Configurando a mensagem de encerramento (opcional)
Ao concluir uma conversa no OmniPA a aplicação tem uma mensagem padrão de encerramento da conversa: “Conversa concluída pelo atendente em 7/13/2023 às 3:33:56 PM”. Caso não tenha parametrizada a aplicação assumirá automaticamente a mensagem padrão da aplicação.
Essa função está disponível apenas nos serviços do tipo “Messaging”.
Configurando a solicitação de OPT-IN no receptivo (opcional)
Para configurar a solicitação do OPT-IN automático do Tactium no receptivo com um link será necessário realizar os passos à seguir, sendo:
Essa mensagem será enviada para todo cliente que for atendida pelo operador.
Trata-se de uma mensagem automática e só enviada para os clientes que não possuem OPT-IN registrados na base de dados do Tactium.
É importante garantir que não esteja habilitado no GupShup. Para mais informações de como desabilitar volte ao tópico Desabilitando o OPT-IN diretamente no GupShup.
Para habilitar acesse o aplicativo ManagerADM, em cadastro de serviços >>> WhatsApp GupShup >>> Integração e marque o botão e adicione a mensagem que antecederá o link que será enviado automático pela aplicação Tactium.
Essa mensagem será enviada logo após a mensagem de saudação que o operador envia automaticamente ao iniciar o atendimento no OmniPA.
Após concluir os passos acima e habilitar o parâmetro, o cliente ao enviar uma mensagem receptiva receberá a mensagem padrão:
Esse link é criado automaticamente através da solução Tactium.
Ao clicar no link é apresentado a seguinte mensagem sinalizando que o número encontra-se com o OPT-IN registrado.
Configurando a identidade visual da solicitação OPT-IN (opcional)
Na tela do registro OPT-IN temos as seguintes informações que podem ser configuradas:
Logo da empresa: | A logo da empresa é retirada diretamente da imagem que foi configurada nos Parâmetros do ManagerADM em Configurações>>Parâmetros>>Logotipo |
Nome da empresa: | Em desenvolvimento – Colocar o parâmetro no ManagerADM e não colocar a informação pelo banco de dados.
O nome da empresa presente na frase de requisição OPT_IN é retirado da coluna NM_PAR_EMPRESA presente na tabela T_PAR.
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Ao finalizar a configuração da identidade visual, ao ser direcionado para o link do Registro OPT-IN aparecerá: