Realizando a Importação de Contatos e OPT-IN do Tactium Omni

832 Visualizações
24, fevereiro de 2021
Ailton Júnior

Objetivo

Explicar como funciona o processo de importação dos contatos que serão utilizados para envio de mensagens a partir do canal do WhatsApp do Tactium OMNI. Além da importação dos contatos será apresentado o processo de OPT-IN e OPT-OUT dos mesmos que é obrigatório no processo de envio de mensagens ativas através do OmniPA.

Pré-requisito

  • Configurar o diretório padrão que é usada na importação dos contatos no ManagerADM em Configurações Gerais.

O usuário de autenticação do aplicativo ManagerADM, definido no IIS, precisa ter permissão na pasta padrão configuradas. Normalmente as empresas utilizam a opção de “Autenticação Anônima” e caso utilize essa opção, para configurar é necessário que o usuário vinculado nesse tenha permissão de escrita e gravação.

Carga de contatos e Opt-In/Opt-Out unificados

O processo de importação das cargas de contatos e das cargas de opt-in/opt-out estão unificadas e para realizar estas importações deverá seguir o seguinte passo a passo:

Acesse o ManagerADM vá em Integrações >> e clique em Importação de Contatos.

Com isso, será apresentada a tela Carga de Contatos/Opt-In, nela você terá que preencher os seguintes campos:

Tipo Canal Informar se a importação será para o canal de E-mail ou WhatsApp.
Fazer Opt-In no Serviço Informar qual serviço será realizado o Opt-In dos contatos a serem listados.
Nome do arquivo origem Anexar o arquivo de importação, no qual esteja de acordo com as instruções de importação e contendo a extensão .txt ou .csv.
Campo de Identificação do Cliente Definição de qual será o dado (E-mail, CPF/CNPJ, Cod Externo ou Identificador) utilizado para validar o registro no CRM.

Esse processo é validado com as informações contidas no campo “Cod Cliente” no layout de importação, podendo ser um e-mail, CPF/CNPJ, Cod Externo ou o Identificador.

Caso a informação não pertença ao registro de um contato em nossa base de dados, haverá a criação de um novo. Caso pertença, ocorrerá a atualização do contato já existente.

Feito isso clique no botão ‘Listar’ para apresentar os itens a serem carregados e habilitar os botões para Gravar a listagem ou Refazer a listagem, caso tudo esteja correto basta clicar em ‘Gravar’ para a importação ser concluída.

Veja no exemplo, que além de realizar a importação e carga de Opt-In de pessoas físicas, podemos também realizar este procedimento com pessoas jurídicas.

As colunas em verde são campos que serão atualizados/incluídos de acordo com o campo de identificação do cliente.

As colunas em vermelho fazem parte do Cadastro de Pessoa logo não serão atualizados através da importação de contatos.

Caso seja realizada a importação de contatos de uma pessoa não cadastrada em nossa base de dados será criada uma nova pessoa para receber os contatos importados.

As instruções de layout do arquivo de importação são apresentadas ao clicar no link ‘Exemplo de Arquivo de Importação‘ da própria ferramenta.

Recomendado desabilitar o processo de obtenção de OPT-IN diretamente do GupShup, visto que essa gestão passará a ser dada na aplicação TACTIUM e os OPT-IN serão integrados a partir dessa carga de importação.



Este conteúdo foi útil para você?
100% LikesVS
0% Dislikes