Prevenindo indisponibilidade/ quedas nas ferramentas das soluções Tactium

403 Visualizações
13, dezembro de 2022
Júlia Santos

Visão Geral

Aplicações web podem estar sujeitas a oscilações e quedas caso não sejam configuradas de forma correta para então exercer todas as suas funcionalidades com um grau mínimo de erros.

É fundamental compreender de que forma a ferramenta opera pois sua eficácia depende de um manuseio correto. Logo esta documentação tem como objetivo prover pontos importantes que ajudam a evitar que o seu sistema fique fora do ar.

Precavendo adversidades nas aplicações

Mapeamos os principais problemas que possam impactar as aplicações e o que fazer para evitá-los.

Nas ferramentas Web (geral)

Reciclagem do Pool de Aplicativos: Por padrão no IIS, a reciclagem do pool de aplicativos acontece a cada 1740 minutos após a primeira solicitação, este processo derruba todos os usuários logados na aplicação.

Para mais informações sobre como configurar, acesse Configurando a reciclagem do pool no IIS.

Tab Discarding no Navegador: Por padrão é esperado que as aplicações de guias em segundo plano funcionem de forma completa. Contudo se o recurso “Tab Discarding” suspender uma guia, sua aplicação poderá sofrer logoff.

Para mais informações sobre como impedir que navegadores coloquem suas guias no modo de suspensão, acesse Ativando a econômica de memória (tab discarding).

Hibernação do computador: A hibernação usa o nível mais baixo de consumo de energia, sem desligar o computador. Nesse estado, o computador salva o conteúdo da memória volátil em um arquivo de hibernação para manter o estado do sistema quando ele entra em hibernação, parando o funcionamento do navegador e por consequência da aplicação.

Recomendamos que durante o atendimento, operadores não hibernem a máquina ao ficarem indisponíveis ou ao entrarem de pausa. Pois ao sair do estado de hibernação, a aplicação poderá sofrer logoff.

Caso opte por desabilitar a opção de hibernação no Windows siga os seguintes passos:

1. Acesse o  prompt de comando como administrador e digite “powercfg.exe/hibernate off” , pressione Enter.

2. Digite exit e pressione Enter para fechar a janela do prompt de comando.

Após isso o modo “hibernar” não estará mais disponível para utilização na PA.

Antivírus: Programas de proteção podem causar restrições e até impedimento da execução de algumas aplicações. Para evitar que isto aconteça, as configurações abaixo devem ser realizadas:

  1. Liberação de acesso às portas TCP/UDP indispensáveis para funcionamento adequado da aplicação. Para mais informações sobre quais seriam as portas correspondentes do Tactium IP, acesse Portas.
  2. Inserir na lista de exceções da varredura o diretório das pastas onde estão localizadas as aplicações. 

Nas ferramentas Web (Específicas)

Tactium IP

Garbage Collector na Toolbar: Por padrão na Toolbar (do Tactium IP), este recurso de gerenciamento de memória realiza alocação e liberação de memória a cada 60 segundos, este identifica o estado da memória verificando o que está em uso e o que não está mais evitando a perda da comunicação com o servidor. Por conta disso é vista como uma “proteção” da conexão.

Para mais informações sobre como configurar corretamente este recurso para evitar perdas de conexão na Toolbar, acesse Configurando o Garbage Collector da aplicação Toolbar para evitar desconexões (quedas) em oscilações da rede do cliente.

Tactium OMNI

Lentidão nos Atendimentos dos Bots: Fatores como o antivírus, a conexão com a internet e instabilidade da própria plataforma da GupShup podem interferir no processamento das requisições e métodos da GupShup pelo Webhook.

Para mais informações sobre como contornar este tipo de problema, acesse O que pode causar lentidão nos atendimentos dos bots via WhatsApp?.



Este conteúdo foi útil para você?
50% LikesVS
50% Dislikes

Index