Configurando Template do GupShup para ativo do WhatsApp no Tactium OMNI

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27, abril de 2021
Gleyslla Morais

Pré-requisitos

  • Realizar a configuração do GupShup. Para mais informações acesse Configurando o Serviço do GupShup.
  • O sistema deve estar na versão 21.08.09a ou superior, pois a partir desta versão os templates serão encontrados dentro do próprio serviço (WhatsApp), assim como suas informações de vinculação e configuração.

Cadastrando Template no GupShup

Para iniciar o cadastro de um template, o primeiro passo será acessar a API do GupShup https://www.gupshup.io/.

Na tela principal (Dashboard) selecione a API desejada, na aba de “Templates” é possível cadastrar novos templates ou localizar os já cadastrado.

Para adicionar um novo template clique em .

Configuração e modelagem de templates

A página seguinte exibirá os campos necessários para criação de um template de mensagens.

Configurando template

Os 4 (quatros) primeiros campos são utilizados para a configuração dos templates.

No novo layout de criação de template, liberado desde 01/04/2023, é obrigatório fornecer amostras enquanto se criam Modelos de Mensagens. As amostras são uma forma de fornecer um exemplo de dados possíveis para o seu modelo. Isto ajudará o processo de revisão e aprovação, para que a equipe do WhatsApp e Gupshup compreender que tipo de mensagem pretendesse enviar.

  • Nome do modelo: É o identificador do template utilizado para identificação do WhatsApp.
    • Requisitos: apenas letras minúsculas, números e sublinhado (‘_’).
    • Ex.: app_template_teste
  • Categoria: As categorias são uma forma de definir o objetivo do template. Cada categoria possui um tipo de taxação especifica e objetivos referentes a cada categoria. Para saber mais sobre as categorias acesse Diretrizes para modelos de utilidade, autenticação e marketing.
    • Requisitos: selecionar a categoria que condiz com o objetivo do template.
  • Idioma: Informa qual o idioma utilizado na mensagem do template.
  • Etiquetas de templates: Serve para informar o caso de uso do template com uma forma de identificação generalizada do mesmo.
    • Requisitos: Mais claro e objetivo possível, utilizando 2 ou 3 palavras.
    • Ex.: Promoção Semanal

Modelando template

Os outros campos são utilizados para a modelagem do template, onde é possível dar forma e definir a mensagem do template.

  • Cabeçalho (Opcional): É utilizado para aplicar alguma informação textual ou mídia para incrementar a mensagem de template que está sendo modelada.
    • Tipos:
      • Texto: É possível adicionar um texto de até 60 caracteres, podendo incluir uma variável (única).
      • Mídia: Ao invés de texto, envia um arquivo de mídia (foto, vídeo ou documento), com os formatos de arquivo e seus respectivos tamanhos que são aceitos para upload, no template.
  • Corpo: Onde pode ser definido a mensagem template, que pode ou não conter variáveis de mesclagem, além de adicionar emojis e formatações especiais do WhatsApp.
    • Tipos de formatação: Negrito (*Texto*), Itálico (_Texto_), Riscado (~Texto~) e monoespaçado (“`Texto“`).
  • Rodapé (Opcional): Assim como o cabeçalho, é utilizado para aplicar alguma informação textual para incrementar a mensagem de template que está sendo modelada.
    • Observação: No rodapé, NÃO é possível adicionar mídia ou variável.
  • Botões (Opcional): Pode ser utilizado com o objetivo de deixar o template mais interativo, adicionando botões ou URL/Número de telefone. Para entender como configurar os botões interativos leia a sessão Adicionando botões de resposta interativa com o WhatsApp nos templates.

Deve-se ter uma atenção na quantidade de caracteres do cabeçalho (header) devido ter uma limitação de apenas 60 caracteres, enquanto que no corpo (body) permite um total de 1024 caracteres. Portanto, recomenda-se que utilize preferencialmente o corpo no cadastro do template, já que o cabeçalho é opcional e tem limitação da quantidade de caracteres.

Durante a modelagem do template é possível ter uma pré-visualização de como o template está ficando para ajudar na percepção da modelagem.

Após preenchimento dos campos desejados clique no botão   para submeter as informações para posteriormente aguardar a aprovação do GupShup.

O pop-up de confirmação é a etapa final do processo de criação de um novo template, clique em    se você confirma as informações.

Ou caso queira realizar a edição de algum campo novamente clique em Cancelar.

Adicionando botões de resposta interativa com o WhatsApp nos templates

Os botões de interativos no WhatsApp surgem como uma boa estratégia para tornar o atendimento mais dinâmico e menos falho. Proporcionando uma facilidade maior nas respostas dos usuários.

Os tipos de botões disponíveis são Chamada para ações e Resposta rápida.

Botões: Chamada para ações

Selecionando a opção “Chamada para ações” em “Botões” é possível habilitar  a utilização de botões com ações ao fluxo, aumentando o envolvimento dos usuários com as notificações.

  • Selecionar tipo: Definir o tipo de ação, redirecionamento para uma ligação (Número de telefone) ou site (URL).
  • Titulo do botão: Nome do Botão.
  • Selecione o tipo de URL (Opção disponível apenas quando tipo for “URL”): Definir o tipo de URL, optando por um endereço estático ou dinâmico.
    • Estático: É passado a URL completa sem variáveis de mesclagem.
      • Ex.: www.tactium.com.br
    • Dinâmico: É passado a URL parcial e adiciona uma variável para mesclagem de demais informações.
      • Ex.: Podemos adicionar como valor do botão a URL de chamada web para um contato de WhatsApp (https://wa.me/) e utilizar a variável ({{1}}) para retornar o número do WhatsApp, como na imagem acima.
  • Valor do botão: Informando o valor para redirecionamento, neste preenchendo com o  Endereço de URL ou DDI+DDD+ Número de Telefone.

Botões: Resposta Rápida

Selecionando a opção “Resposta rápida” em “Botões” é possível habilitar a utilização de até 3 botões de resposta rápida ao fluxo, automatizando o tipo de resposta nas interações e reduzindo erros de ortografia.

  • Titulo da resposta rápida: Nome da resposta rápida (Valor que será apresentado no botão)

Processo de Aprovação do Template por parte do WhatsApp

Com a finalização do processo de configuração e envio para aprovação é possível visualizar o Template na listagem inicial com o status de aprovação pendente pelo WhatsApp.

Essa aprovação dependerá 100% do WhatsApp.

Ativando o envio manual (ativo) de templates

Após a aprovação do template pela Meta (WhatsApp) é necessário habilitar a autorização de envio de templates na plataforma da Gupshup.

Vinculando o template no serviço do Tactium

Após a aprovação do Template (no GupShup) será necessário acessar o ManagerADM (TTADMIN) para vincula-lo ao serviço de WhatsApp.

Para vincular um template ao serviço é necessário, a partir do ManagerADM, ir em Serviços e Processos >>> Cadastrar Serviço >>> Selecione o serviço de WhatsApp que deseja adicionar o template, acesse a integração (dentro do serviço) e clique em templates.

Após clicar em templates, você será direcionado para a tela “Definição de template WhatsApp Ativo”, nela serão listados, de forma automática, todos os templates aprovados pela GupShup, contendo as seguintes informações:

  • Nome: O nome do template (definido na criação do mesmo na GupShup).
  • ID: ID do template cadastrado no GupShup.
  • Template: Apresenta a mensagem/formato do template, como especificado na GupShup.

Os templates em VERDE são os que já foram configurados e salvos no sistema, onde toda vez que um operador for realizar um ativo no OmniPA terá a opção de escolher entre esses templates. Já os em CINZA são os templates que ainda não foram devidamente configurados e salvos no sistema, logo não poderão ser utilizados.

Parametrizando um template dentro do cadastro de serviço

Ao selecionar um template, é apresentado as informações dele ao lado direito da tela. Além das informações como id, nome e a mensagem do template aparecem outras para ser definidas de acordo com o objetivo primário do template, são elas:

  • Idioma: Onde deverá informar o idioma configurado no Template do GupShup.
  • Tipo de Uso: Poderá ser “Ativo Manual” para quando for usado a partir do OmniPA ou “Campanha” para uso nas campanhas.

Caso seja habilitado a opção de “Ativo Manual”, será apresentado as opções de “Parâmetros/Variáveis” com objetivo de associar as variáveis. Exemplo de como definir os parâmetros:

No uso de templates de “Campanha” essa configuração não é aplicada, visto que a associação dos valores é a partir da importação do mailing. Para mais informações acesse Utilizando variáveis via mailing nas campanhas de Whatsapp.

  • Arquivo de mídia: Caso o template seja modelado com algum tipo de mídia na Gupshup, é necessário utilizar este campo para realizar a importação da mídia, sendo obrigatório fazer o upload da mesma mídia informada na Gupshup.

Ainda, nesta tela, são apresentados as seguintes funcionalidades:

  • Em desuso: Um checkbox, onde ao ser selecionado o sistema entenderá que o template não será mais utilizado, mas mantendo as informações registradas para caso queira utiliza-lo novamente;
  • Salvar: Para gravar todas as informações de configuração do template e ativa-lo;
  • Remover: Tem como funcionalidade remover o template.

Usando o Ativo Manual com Templates

Após concluir os cadastros dos templates eles estarão disponíveis no OmniPA para para envio de mensagens. Para mais informações acesse Realizando envio de mensagens ativa manual (WhatsApp).



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