Configurando modelo de arquivo para importação automática em campanhas do Tactium IP

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5, junho de 2023
Ednardo Rocha

Visão Geral

Sabemos que dentro Tactium IP existem algumas formas de fazer a importação dos arquivos de mailing que são utilizadas nas campanhas, esta documentação tem como objetivo apresentar uma forma alternativa recém desenvolvida para a importação do mesmo, bem como o modelo que ele deve atender para a execução eficaz  da funcionalidade.

Processo de importação do arquivo.

Nesta funcionalidade é possível fazer a importação do arquivo de mailing apenas copiando o arquivo para uma pasta compartilhada que o servidor de SQL tenha acesso. Desse modo o arquivo é apenas importado para o Tactium, podendo assim ser usado na aplicação.

Requisitos para que a carga funcione.

Para que que a carga funcione é necessário realizar alguns procedimentos.

Criando a pasta compartilhada

Primeiramente como descrito anteriormente é necessário criar pasta compartilhada onde servidor de SQL tenha permissão de leitura e Gravação. Por exemplo: “C:\Mailing”, dentro dela deve se ter duas outras pastas:

  • Layouts: Dentro dessa pasta estarão os arquivos com o tipo de layouts aceitos para carga de contatos no Tactium, sendo eles por exemplo: V12;
  • Pasta Importação: Na pasta que conterá os arquivos para importação é necessário se atentar que todos os arquivos dentro da pasta sejam do mesmo layout que será selecionado na formação do Job. Dentro da Pasta de Importação deve-se criar duas subpastas com os nomes: “Erro” e “Importado”.
    • Erro: Caso o arquivo seja de um layout diferente, ao ser executado o job o arquivo será movido para pasta “Erro”;
    • Importado: Ao job ser executado com êxito os arquivos serão movidos para a pasta “Importado” .

Criando um Job para execução do procedure.

Após isso, deve ser criado um Job na base do IP  que deverá executar a cada 15 segundos a procedure “SP_MonitoraImportaArquivo” devendo atender os seguintes parâmetros.

  1. Primeiro parâmetro – Caminho da pasta compartilhada que serão colocados os arquivos para leitura;
  2. Segundo parâmetro – Caminho da pasta compartilhada onde estão os arquivos de layout;
  3. Terceiro parâmetro – Usuário do nMonitor com o perfil de administrador;
  4. Quarto parâmetro – A palavra referente ao layout: “V12”
EXEC SP_MonitoraImportaArquivo '\\10.1.2.225\Mailing\IVP', '\\10.1.2.225\Mailing\Layout', 'Admin', 'V12'

Criando o arquivo de mailing

Este é o último passo para a utilização da função, para que funcione adequadamente precisa-se criar um um arquivo de mailing com o Layout V12 e formato CSV, após isso deve-se copiar o mesmo para a pasta compartilhada que foi configurada no Job.

O nome do arquivo deverá ser composto pelo nome “nome do contratante”_”nome do arquivo”. Exemplo: contratante1_arquivo1.csv.

Resultado do Processo

Após realizar todos os passos descritos anteriormente, se o arquivo copiado para a pasta mailing estiver correto, o mesmo será movido para a pasta “Importado” e o arquivo será exibido em Mailing>Arquivos do nMonitor, a partir dele será possível gerar um mailing, escolhendo estratégia, amostras e todos os demais parâmetros de campanha.

Já se o arquivo copiado tiver algum erro, ele será movido para a pasta “Erro” e também é gerado um log com o id da importação e o motivo do erro.



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