Configurando modelo de arquivo para importação automática em campanhas do Tactium IP

154 Visualizações
5, junho de 2023
Ednardo Rocha

Visão Geral

Sabemos que dentro Tactium IP existem algumas formas de fazer a importação dos arquivos de mailing que são utilizadas nas campanhas, esta documentação tem como objetivo apresentar uma forma alternativa recém desenvolvida para a importação do mesmo, bem como o modelo que ele deve atender para a execução eficaz  da funcionalidade.

Processo de importação do arquivo.

Nesta funcionalidade é possível fazer a importação do arquivo de mailing apenas copiando o arquivo para uma pasta compartilhada que o servidor de SQL tenha acesso. Desse modo o arquivo é apenas importado para o Tactium, podendo assim ser usado na aplicação.

Requisitos para que a carga funcione.

Para que que a carga funcione é necessário realizar alguns procedimentos.

Criando a pasta compartilhada

Primeiramente como descrito anteriormente é necessário criar pasta compartilhada onde servidor de SQL tenha permissão de leitura e Gravação. Por exemplo: “C:\Mailing”, dentro dela deve se ter duas outras pastas:

  • Layouts: Dentro dessa pasta estarão os arquivos com o tipo de layouts aceitos para carga de contatos no Tactium, sendo eles por exemplo: V12;
  • Pasta Importação: Na pasta que conterá os arquivos para importação é necessário se atentar que todos os arquivos dentro da pasta sejam do mesmo layout que será selecionado na formação do Job. Dentro da Pasta de Importação deve-se criar duas subpastas com os nomes: “Erro” e “Importado”.
    • Erro: Caso o arquivo seja de um layout diferente, ao ser executado o job o arquivo será movido para pasta “Erro”;
    • Importado: Ao job ser executado com êxito os arquivos serão movidos para a pasta “Importado” .

Criando um Job para execução do procedure.

Após isso, deve ser criado um Job na base do IP  que deverá executar a cada 15 segundos a procedure “SP_MonitoraImportaArquivo” devendo atender os seguintes parâmetros.

  1. Primeiro parâmetro – Caminho da pasta compartilhada que serão colocados os arquivos para leitura;
  2. Segundo parâmetro – Caminho da pasta compartilhada onde estão os arquivos de layout;
  3. Terceiro parâmetro – Usuário do nMonitor com o perfil de administrador;
  4. Quarto parâmetro – A palavra referente ao layout: “V12”
EXEC SP_MonitoraImportaArquivo '\\10.1.2.225\Mailing\IVP', '\\10.1.2.225\Mailing\Layout', 'Admin', 'V12'

Criando o arquivo de mailing

Este é o último passo para a utilização da função, para que funcione adequadamente precisa-se criar um um arquivo de mailing com o Layout V12 e formato CSV, após isso deve-se copiar o mesmo para a pasta compartilhada que foi configurada no Job.

O nome do arquivo deverá ser composto pelo nome “nome do contratante”_”nome do arquivo”. Exemplo: contratante1_arquivo1.csv.

Resultado do Processo

Após realizar todos os passos descritos anteriormente, se o arquivo copiado para a pasta mailing estiver correto, o mesmo será movido para a pasta “Importado” e o arquivo será exibido em Mailing>Arquivos do nMonitor, a partir dele será possível gerar um mailing, escolhendo estratégia, amostras e todos os demais parâmetros de campanha.

Já se o arquivo copiado tiver algum erro, ele será movido para a pasta “Erro” e também é gerado um log com o id da importação e o motivo do erro.



Este conteúdo foi útil para você?
50% LikesVS
50% Dislikes

Index