Configurando modelo de arquivo para importação automática em campanhas do Tactium IP
Sumário
Visão Geral
Sabemos que dentro Tactium IP existem algumas formas de fazer a importação dos arquivos de mailing que são utilizadas nas campanhas, esta documentação tem como objetivo apresentar uma forma alternativa recém desenvolvida para a importação do mesmo, bem como o modelo que ele deve atender para a execução eficaz da funcionalidade.
Processo de importação do arquivo.
Nesta funcionalidade é possível fazer a importação do arquivo de mailing apenas copiando o arquivo para uma pasta compartilhada que o servidor de SQL tenha acesso. Desse modo o arquivo é apenas importado para o Tactium, podendo assim ser usado na aplicação.
Requisitos para que a carga funcione.
Para que que a carga funcione é necessário realizar alguns procedimentos.
Criando a pasta compartilhada
Primeiramente como descrito anteriormente é necessário criar pasta compartilhada onde servidor de SQL tenha permissão de leitura e Gravação. Por exemplo: “C:\Mailing”, dentro dela deve se ter duas outras pastas:
- Layouts: Dentro dessa pasta estarão os arquivos com o tipo de layouts aceitos para carga de contatos no Tactium, sendo eles por exemplo: V12;
- Pasta Importação: Na pasta que conterá os arquivos para importação é necessário se atentar que todos os arquivos dentro da pasta sejam do mesmo layout que será selecionado na formação do Job. Dentro da Pasta de Importação deve-se criar duas subpastas com os nomes: “Erro” e “Importado”.
- Erro: Caso o arquivo seja de um layout diferente, ao ser executado o job o arquivo será movido para pasta “Erro”;
- Importado: Ao job ser executado com êxito os arquivos serão movidos para a pasta “Importado” .
Criando um Job para execução do procedure.
Após isso, deve ser criado um Job na base do IP que deverá executar a cada 15 segundos a procedure “SP_MonitoraImportaArquivo” devendo atender os seguintes parâmetros.
- Primeiro parâmetro – Caminho da pasta compartilhada que serão colocados os arquivos para leitura;
- Segundo parâmetro – Caminho da pasta compartilhada onde estão os arquivos de layout;
- Terceiro parâmetro – Usuário do nMonitor com o perfil de administrador;
- Quarto parâmetro – A palavra referente ao layout: “V12”
EXEC SP_MonitoraImportaArquivo '\\10.1.2.225\Mailing\IVP', '\\10.1.2.225\Mailing\Layout', 'Admin', 'V12'
Criando o arquivo de mailing
Este é o último passo para a utilização da função, para que funcione adequadamente precisa-se criar um um arquivo de mailing com o Layout V12 e formato CSV, após isso deve-se copiar o mesmo para a pasta compartilhada que foi configurada no Job.
O nome do arquivo deverá ser composto pelo nome “nome do contratante”_”nome do arquivo”. Exemplo: contratante1_arquivo1.csv.
Resultado do Processo
Após realizar todos os passos descritos anteriormente, se o arquivo copiado para a pasta mailing estiver correto, o mesmo será movido para a pasta “Importado” e o arquivo será exibido em Mailing>Arquivos do nMonitor, a partir dele será possível gerar um mailing, escolhendo estratégia, amostras e todos os demais parâmetros de campanha.
Já se o arquivo copiado tiver algum erro, ele será movido para a pasta “Erro” e também é gerado um log com o id da importação e o motivo do erro.