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O que é imprescindível saber sobre o uso do ativo no WhatsApp oficial?

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2, junho de 2023
Ailton Júnior

Antes de iniciar a utilizar o ativo do WhatsApp oficial, seja nas campanhas ou no próprio ativo manual do OmniPA, é preciso ter consciência de algumas regras impostas pelo próprio WhatsApp Business para uso do serviço com restrições no limite de conversas iniciadas pelo negócio/ empresa, são elas:

As conversas iniciadas pelo negócio/ empresa são as mensagens template que são enviadas para abrir uma janela de conversação que tem um período de validade de 24 horas, após a primeira mensagem enviada. Para mais informações sobre essas janelas e das cobranças envolvidas acesse a FAQ: Como funciona as cobranças das mensagens do WhatsApp e GupShup?.

Fases Conversas Liberadas Detalhe da Fase O que é necessário para mudar para outra Fase?
Início do processo 250 Inicialmente é liberado um total de 250 conversas (iniciadas pelo negócio/ empresa) com clientes únicos no período de 24 horas. Nome de exibição aprovado e Status conectado e estar dentro das regras do WhatsApp.
Número Conectado e Nome de exibição verificado 1.000 Após o número receber o status de conectado e o nome de exibição aprovado, é liberado automaticamente um total de 1.000 conversas (iniciadas pelo negócio/ empresa) com clientes únicos no período de 24 horas. Iniciar pelo menos 50% das conversas autorizadas com sucesso, estar dentro das regras do WhatsApp e aguardar um prazo de 24 horas.

Nessa fase a quantidade de conversas deverá ser de 500.

Ampliação 1 10.000 Após atingir 50% do limite das conversas autorizadas, durantes os últimos 7 dias, automaticamente o WhatsApp aumentará esse limite para a próxima quantidade previamente programada que será de 10.000 conversas. Iniciar pelo menos 50% das conversas autorizadas com sucesso, estar dentro das regras do WhatsApp e aguardar um prazo de 24 horas.

Nessa fase a quantidade de conversas deverá ser de 5.000.

Ampliação 2 100.000 Após atingir 50% do limite das conversas autorizadas, durantes os últimos 7 dias, automaticamente o WhatsApp aumentará esse limite para a próxima quantidade previamente programada que será de 100.000 conversas. Iniciar pelo menos 50% das conversas autorizadas com sucesso, estar dentro das regras do WhatsApp e aguardar um prazo de 24 horas.

Nessa fase a quantidade de conversas deverá ser de 50.000.

Ampliação 3 Ilimitado Estará autorizado ao envio ilimitado de mensagens. Não existe outra fase.

IMPORTANTE: 

  • Ao alcançar esse limite de mensagens definida pelo WhatsApp não é possível mais iniciar uma outra conversa, antes do período de 24 horas.
    • Para saber qual é o limite de mensagens do seu número de WhatsApp acesse Gerenciador do WhatsApp (facebook.com).
  • Se durante a operação, os clientes únicos, definirem as mensagens como spam ou denunciar as mesmas, o WhatsApp poderá restringir temporariamente o envio de template por parte da empresa. Para mais informações sobre o funcionamento dos bloqueios acesse clique aqui.
  • É importante, também, ter atenção na qualidade do template, seguindo as orientações de cada tipo (marketing, utilidade e autenticação) e mailing para garantir a aprovação no WhatsApp e a qualidade do template só passará a ser qualificada após o envio mínimo de 1 mil mensagens do mesmo template.

Cliente único nada mais é do que o cliente/número no qual foi iniciado uma conversa iniciadas pelo negócio/ empresa, onde é aberto uma janela de conversação de 24 horas, no qual conta a partir do momento do envio da mensagem template.

Estratégias para aumentar o limite de mensagens diárias

O aumento de limite de mensagens é automático e gradativo, toda vez que iniciar uma nova conversa com um cliente único, é verificado se o limite do seu número de telefone deve aumentar. Isso é feito com base nos seguintes critérios:

  • O status do seu número de telefone está Conectado e Aprovado.
  • A classificação do seu número de telefone é Média ou Alta.
  • Nos últimos sete dias, você iniciou X ou mais conversas com clientes únicos, sendo X o limite de mensagens atual dividido por dois.
    • Por exemplo: caso tenha o limite de mensagens igual a 1.000 o valor de X = 500 ou mais.

Uma estratégia, recomendada, é iniciar disparos dos template de forma gradativa onde em um período de 24 horas possa exceder o limite de mensagens definido pelo WhatsApp. Para exemplificar segue um exemplo abaixo:

  • O limite de mensagens aumentou de 1 mil para 10 mil em dois dias:
Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7
Conversas (novas) iniciadas pela empresa 500 500
Conversas iniciadas pela empresa nos últimos sete dias 500* 1.000
Limite de mensagens 1.000 10.000

* Se a 500ª conversa for iniciada às 15h (por exemplo), o limite de mensagens aumentará às 15h do dia seguinte (ou seja, 24 horas depois).

  • O limite de mensagens aumentou de 10 mil para 100 mil em seis dias:
Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7
Conversas (novas) iniciadas pela empresa 1.000 800 2.000 1.000 201 2.500
Conversas iniciadas pela empresa nos últimos 7 dias 1.000 1.800 3.800 4.800 5.001* 7.501
Limite de mensagens 10.000 10.000 10.000 10.000 10.000 100.000

* Se a 5.001ª conversa for iniciada às 19h (por exemplo), o limite de mensagens aumentará às 19h do dia seguinte (ou seja, 24 horas depois).

Se seu número de WhatsApp possui uma limitação de 1.000 conversas iniciadas pela empresa com clientes únicos, utilizando a estratégia acima, podemos fazer o seguinte processo para conseguir aumentar o limite de mensagens:

Logo, se alcançar o limite de mensagens definida pelo WhatsApp, automaticamente depois das 24 horas será aumentado o limite de mensagens da seguinte forma:

  • 1.000 conversas BIC;
  • 10.000 conversas BIC;
  • 100.000 conversas BIC;
  • Ilimitado conversas BIC;

É importante ressaltar que o limite de mensagens poderá ser reduzido automaticamente, caso a classificação do número  da empresa estiver Baixa há sete dias. Para entender mais sobre a classificação acesse Qualidade do seu número de telefone.

Seguem alguns links adicionais importantes que poderão ser úteis dentro desse contexto:


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