Como funciona as cobranças das mensagens do WhatsApp e GupShup?
Lembrando também que existe uma Taxa do GupShup que será explicado melhor a seguir.
Cobranças por conversas
No novo modelo, a Taxa do WhatsApp é realizada com base em uma combinação de JANELA ATIVA e JANELA DE CONVERSA. Nesse novo modelo de cobrança é tratado por conversas, baseada na sessão de 24 horas aberta a cobrança será realizada pela conversa e NÃO por mensagens, gerando apenas uma única cobrança. Dentro de uma conversa poderão haver uma única mensagem ou, um conjunto de mensagens trafegas dentro dessa sessão de 24 horas aberta, mas a cobrança será realizada de forma única, por conversa aberta.
Janela Ativa
A “Janela Ativa” (conhecida também como sessão aberta) com o cliente ficará disponível 24 horas e poderá ser renovada, considerando sempre a data e hora da última mensagem enviada pelo cliente. Por exemplo:
- O cliente enviou uma última mensagem no dia 15/02 às 16h;
- No dia 16/02 às 13h (antes de encerrar a sessão anterior) o cliente enviou uma nova mensagem;
- Automaticamente a JANELA ATIVA com o cliente será atualizada e o prazo de encerramento dessa janela será até o dia 17/02 às 13h (24 horas após a última mensagem do cliente).
Janela da Conversa
Enquanto, a “Janela da Conversa”, começa a contar a partir da primeira mensagem do negócio (empresa) e ela é estática de 24 horas, no qual o WHATSAPP decide QUANDO A COBRANÇA INICIA E TERMINA. Por exemplo:
- A empresa enviou uma mensagem no dia 15/02 às 16h;
- O prazo de encerramento da janela, será até o dia 16/02 às 16h;
- NÃO haverá mudança dessa janela.
Reforçando a JANELA DA CONVERSA será iniciada SEMPRE por mensagens enviadas da empresa para o cliente e nunca o contrário e após a abertura da JANELA DA CONVERSA a empresa poderá enviar inúmeras mensagens e não haverá cobranças adicionais da Taxa do WhatsApp.
Tipos de conversas
As CONVERSAS são classificadas por dois tipos, sendo:
- As conversas iniciadas pelo usuário (cliente) são chamadas de User-Initiated, ou pela sigla UIC – A sessão de 24 horas é aberta considerando a data e hora da última mensagem enviada pelo cliente.
Inicia uma sessão de 24 horas; Não necessita de Opt-in; Pode-se iniciar a sessão a partir de textos livre ou mensagens modelos sendo elas: Template Message ou HSM; Não gera nenhuma interferência na pontuação do canal para definir qualidade e limites de cada envio. Esse tipo de sessão só pode ser iniciado quando há uma mensagem anterior do cliente dentro de um período de até 24 horas, isto é, uma Janela Ativa disponível
- Conversas iniciadas pelo negócio (empresa), respondidas fora da sessão de 24 horas considerando-a fechada (chamadas de Business-Initiated, ou pela sigla BIC) sejam em atendimentos pontuais ou através de campanhas.
Inicia sessão de 24 horas Tem como pré-requisito uso de opt-in prévio; Só é permitido mensagens modelos pré-aprovadas pelo WhatsApp, sendo elas: Template Message ou HSM. Diferente de como vimos acima ela causa interferência do canal para definir a qualidade e os limites de envio. Mensagens como essas podem ser iniciadas a qualquer momento, pois ela não depende de uma mensagem anterior por parte do consumidor.
Valores – Taxa do WhatsApp
Os valores das conversas são diferentes por cada um dos tipos UIC ou BIC, de acordo também com o país do número do cliente.
No Brasil são praticados os seguintes valores por conversa UIC – Valor USD 0,03 ou BIC – Valor USD 0,05. Para obter mais informações atualizadas acesse https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing#how-it-works.
Valores (por mensagens fixa) – Taxa do GupShup
Os valores das mensagens do GupShup continuam sendo aplicada a cada mensagem numa sessão de conversa — Valor USD 0,001 por mensagem, seja de Template ou de sessão (com Janela Ativa disponível).