WhatsApp

  • Configurando o Webhook externo e interno no TACTIUM

    No Manager ADM (TTAdmin) configurar os dois parâmetros, sendo primeiro com o link externo e segundo com o link interno, ambos apontando para o WebHook Tactium.

    • Com o link externo é o parâmetro (PMT) “URL externa webhook OmniChannel” para o funcionamento da troca de anexos, sem declarar o método específico.

    Em vermelho sinalizamos os dados que serão variáveis de acordo com o site configurado no cliente.

    https://SiteDomínioDoCliente/OMNI/Webhook/

    • Com o link interno é o parâmetro (PMT) “URL para acesso interno ao webhook OmniChannel” para o funcionamento da troca de anexos, sem declarar o método específico.

    Em vermelho sinalizamos os dados que serão variáveis de acordo com o site configurado no cliente.

    https://IP do Servidor Cliente/OMNI/Webhook/


  • Como configurar um horário padrão para um atendimento do OMNI?

    Para configurar o horário padrão do serviço é preciso acessar o ManagerADM e selecionar o menu “Modelagem e Configurações”.

    Após isso, aparecerá algumas opções e será necessário escolher a opção “Horário Padrão”.

    Na página aberta, poderá ser adicionado um novo horário padrão, como:

    • Na opção “Adicionar Novo” marcada com “1” abaixo ou;
    • Configurado um horário padrão já existente na base de horários criados, como marcado como “2” na imagem abaixo

    Ao selecionar “Adicionar Novo” ou escolher configurar algum horário já existente, poderá ser configurado o nome do horário padrão, marcado com amarelo “1” e poderá ser configurado os horários para os dias marcados com azul “2“. Após configurado, clicar em Confirmar, na opção marcada “3“:

    O “intervalo” preenchido representará fora do horário do atendimento (como um horário de almoço, por exemplo) de acordo com o “horário” informado no quadro inicial.


  • Como cadastrar contatos com Opt-In manualmente no Omni PA?

    O cadastro de contatos realiza a importação de um contato com autorização de Opt-In, recurso obrigatório no processo de envio de mensagens ativas através do OmniPA.

    Veja o vídeo abaixo com o passo a passo:

    1. Para cadastrar um novo contato, acesse o serviço de WhatsApp e em seguida acesse a carteira de contatos no botão  .

    2. No menu lateral, clique no botão    para adicionar um novo.

    3. Na tela seguinte, preencha todos os campos abaixo:

    Nome Nome do cliente
    DDI Identificador do país onde será realizada a discagem
    Telefone DDD + Número de Telefone
    E-mail Endereço de e-mail

    4. Para salvar o novo contato com as informações definidas, clique em .

    O cadastro de contato automaticamente será gerado um cadastro de uma pessoa existente na base no Tactium CRM, caso utilizem a solução de CRM. Para poder inserir um novo contato de WhatsApp sem gerar uma nova pessoa na base do CRM, torna-se necessário adicionar o novo número a partir do contato já existente, conforme representado na tela abaixo.


  • Como habilitar o envio de gravações de áudio a partir do OmniPA?

    O envio de gravações de áudio em atendimentos no Omni PA (disponível a partir da versão 5.52.6.3), aumenta a versatilidade do canal de atendimento proporcionando maior esclarecimento quando a fala ao invés da escrita pode ser a melhor escolha de acordo com o tipo de perfil do cliente.

    O navegador padrão para utilização do Omni PA é o Google Chrome. Para funcionalidade e utilização total dos recursos recomendamos que a página seja utilizada neste.

    Para o envio de áudios através do cenário ser executado sem erros, é necessário habilitar o isolamento do site:

    1 . Com o navegador aberto, digite na barra de endereços na parte superior: chrome://flags/#enable-site-per-processe e pressione Enter.

    2. Em “Insecure origins treated as secure” insira o domínio utilizado para acessar as aplicações e configure a caixa de seleção para “Enable

    Com este recurso habilitado, o envio de áudios estará pronto para uso.


  • O que é imprescindível saber sobre o uso do ativo no WhatsApp oficial?

    Antes de iniciar a utilizar o ativo do WhatsApp oficial, seja nas campanhas ou no próprio ativo manual do OmniPA, é preciso ter consciência de algumas regras impostas pelo próprio WhatsApp Business para uso do serviço com restrições no limite de conversas iniciadas pelo negócio/ empresa, são elas:

    As conversas iniciadas pelo negócio/ empresa são as mensagens template que são enviadas para abrir uma janela de conversação que tem um período de validade de 24 horas, após a primeira mensagem enviada. Para mais informações sobre essas janelas e das cobranças envolvidas acesse a FAQ: Como funciona as cobranças das mensagens do WhatsApp e GupShup?.

    Fases Conversas Liberadas Detalhe da Fase O que é necessário para mudar para outra Fase?
    Início do processo 250 Inicialmente é liberado um total de 250 conversas (iniciadas pelo negócio/ empresa) com clientes únicos no período de 24 horas. Nome de exibição aprovado e Status conectado e estar dentro das regras do WhatsApp.
    Número Conectado e Nome de exibição verificado 1.000 Após o número receber o status de conectado e o nome de exibição aprovado, é liberado automaticamente um total de 1.000 conversas (iniciadas pelo negócio/ empresa) com clientes únicos no período de 24 horas. Iniciar pelo menos 50% das conversas autorizadas com sucesso, estar dentro das regras do WhatsApp e aguardar um prazo de 24 horas.

    Nessa fase a quantidade de conversas deverá ser de 500.

    Ampliação 1 10.000 Após atingir 50% do limite das conversas autorizadas, durantes os últimos 7 dias, automaticamente o WhatsApp aumentará esse limite para a próxima quantidade previamente programada que será de 10.000 conversas. Iniciar pelo menos 50% das conversas autorizadas com sucesso, estar dentro das regras do WhatsApp e aguardar um prazo de 24 horas.

    Nessa fase a quantidade de conversas deverá ser de 5.000.

    Ampliação 2 100.000 Após atingir 50% do limite das conversas autorizadas, durantes os últimos 7 dias, automaticamente o WhatsApp aumentará esse limite para a próxima quantidade previamente programada que será de 100.000 conversas. Iniciar pelo menos 50% das conversas autorizadas com sucesso, estar dentro das regras do WhatsApp e aguardar um prazo de 24 horas.

    Nessa fase a quantidade de conversas deverá ser de 50.000.

    Ampliação 3 Ilimitado Estará autorizado ao envio ilimitado de mensagens. Não existe outra fase.

    IMPORTANTE: 

    • Ao alcançar esse limite de mensagens definida pelo WhatsApp não é possível mais iniciar uma outra conversa, antes do período de 24 horas.
      • Para saber qual é o limite de mensagens do seu número de WhatsApp acesse Gerenciador do WhatsApp (facebook.com).
    • Se durante a operação, os clientes únicos, definirem as mensagens como spam ou denunciar as mesmas, o WhatsApp poderá restringir temporariamente o envio de template por parte da empresa. Para mais informações sobre o funcionamento dos bloqueios acesse clique aqui.
    • É importante, também, ter atenção na qualidade do template, seguindo as orientações de cada tipo (marketing, utilidade e autenticação) e mailing para garantir a aprovação no WhatsApp e a qualidade do template só passará a ser qualificada após o envio mínimo de 1 mil mensagens do mesmo template.

    Cliente único nada mais é do que o cliente/número no qual foi iniciado uma conversa iniciadas pelo negócio/ empresa, onde é aberto uma janela de conversação de 24 horas, no qual conta a partir do momento do envio da mensagem template.

    Estratégias para aumentar o limite de mensagens diárias

    O aumento de limite de mensagens é automático e gradativo, toda vez que iniciar uma nova conversa com um cliente único, é verificado se o limite do seu número de telefone deve aumentar. Isso é feito com base nos seguintes critérios:

    • O status do seu número de telefone está Conectado e Aprovado.
    • A classificação do seu número de telefone é Média ou Alta.
    • Nos últimos sete dias, você iniciou X ou mais conversas com clientes únicos, sendo X o limite de mensagens atual dividido por dois.
      • Por exemplo: caso tenha o limite de mensagens igual a 1.000 o valor de X = 500 ou mais.

    Uma estratégia, recomendada, é iniciar disparos dos template de forma gradativa onde em um período de 24 horas possa exceder o limite de mensagens definido pelo WhatsApp. Para exemplificar segue um exemplo abaixo:

    • O limite de mensagens aumentou de 1 mil para 10 mil em dois dias:
    Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7
    Conversas (novas) iniciadas pela empresa 500 500
    Conversas iniciadas pela empresa nos últimos sete dias 500* 1.000
    Limite de mensagens 1.000 10.000

    * Se a 500ª conversa for iniciada às 15h (por exemplo), o limite de mensagens aumentará às 15h do dia seguinte (ou seja, 24 horas depois).

    • O limite de mensagens aumentou de 10 mil para 100 mil em seis dias:
    Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Dia 5 Dia 6 Dia 7
    Conversas (novas) iniciadas pela empresa 1.000 800 2.000 1.000 201 2.500
    Conversas iniciadas pela empresa nos últimos 7 dias 1.000 1.800 3.800 4.800 5.001* 7.501
    Limite de mensagens 10.000 10.000 10.000 10.000 10.000 100.000

    * Se a 5.001ª conversa for iniciada às 19h (por exemplo), o limite de mensagens aumentará às 19h do dia seguinte (ou seja, 24 horas depois).

    Se seu número de WhatsApp possui uma limitação de 1.000 conversas iniciadas pela empresa com clientes únicos, utilizando a estratégia acima, podemos fazer o seguinte processo para conseguir aumentar o limite de mensagens:

    Logo, se alcançar o limite de mensagens definida pelo WhatsApp, automaticamente depois das 24 horas será aumentado o limite de mensagens da seguinte forma:

    • 1.000 conversas BIC;
    • 10.000 conversas BIC;
    • 100.000 conversas BIC;
    • Ilimitado conversas BIC;

    É importante ressaltar que o limite de mensagens poderá ser reduzido automaticamente, caso a classificação do número  da empresa estiver Baixa há sete dias. Para entender mais sobre a classificação acesse Qualidade do seu número de telefone.

    Seguem alguns links adicionais importantes que poderão ser úteis dentro desse contexto:


  • O que verificar/configurar para o perfeito funcionamento dos atendimentos via WhatsApp (ativo e receptivo)?

    Dependendo do cenário e/ou ambiente de onde está sendo configurado o serviço do WhatsApp precisamos verificar alguns pontos essenciais para o funcionamento perfeito do serviço de WhatsApp.

    Para utilização do canal no formato RECEPTIVO:

    Verificações na Gupshup:

    • API com o número da conta do WhatsApp em Live;
    • Url de callback correta e funcionando;
    • Definir URL de callback (Parâmetros e configurações gerais):
      • Externa – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
        • > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
    • Verificar se há saldo na conta.

    Verificações na Tactium:

    • Verificar as configurações do serviço:
      • Cifra (Número de WhatsApp)
      • Nome da API da Gupshup
      • Api Key
    • Verificar os links do WEBHOOK nas configurações gerais no Manager ADM;
      • Interno – http://[IP_DO_SERVIDOR]/[CAMINHO WEBHOOK]
        • > A URL interna é recomendado utilizar o http e o IP do servidor das aplicações (onde o WEBHOOK está instalado)
      • Externo – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
        • > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
    • Verificar se os IP’s da GupShup está liberado no firewall do cliente.

    Para utilização no formato ativo:

    Verificações na Gupshup:

    • API com o número da conta do WhatsApp em Live;
    • Url de callback correta e funcionando;
    • Definir URL de callback (Parâmetros e configurações gerais):
      • Externa – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
        • > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
    • Verificar se há saldo na conta;
    • Cadastrar devidamente os templates e aguardar aprovação;
    • Desabilitar o opt-in (deixando ativo apenas a solicitação do opt-in no Tactium);

    Verificações na Tactium:

    • Verificar as configurações do serviço;
      • Cifra (Número de WhatsApp)
      • Nome da API da Gupshup
      • Api Key
      • Habilitar solicitação do opt-in
    • Verificar se os templates estão salvos no serviço;
    • Verificar os links do WEBHOOK nas configurações gerais no Manager ADM:
      • Interno – http://[IP_DO_SERVIDOR]/[CAMINHO WEBHOOK]
        • > A URL interna é recomendado utilizar o http e o IP do servidor das aplicações (onde o WEBHOOK está instalado)
      • Externo – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
        • > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
    • Verificar se os IP’s da GupShup está liberado no firewall do cliente.

    Documentações de apoio:


  • Na ausência do botão de verificação da conta no Facebook Business Manager, o que deverá ser feito?

    Recomendo submeter a essa verificação a partir da solicitação do APP direto no cadastro do GupShup, selecionando a opção “Embedded” a partir do botão GO Live do APP. Trata-se de uma opção nova e para saber mais informações acesse Qual a diferença entre as aprovações Tradicional x Embedded.

    Nesta parte é importante NÃO cadastrar o número, pois isso pode ser explicado pelo fato de que caso a aprovação de verificação do Facebook Business Manager não ocorra em até 30 dias, ela irá bloquear o número, caso ele esteja cadastrado no WABA. Portanto, NÃO devemos incluir o número do telefone durante essa solicitação. Para mais informações acesse todas as dicas em Dicas de como criar uma conta no Facebook Business Manager.


  • Qual a diferença entre as aprovações para GO Live no GupShup – Tradicional x Embedded ?

    Na nova versão do GupShup existem agora duas opções na criação de um novo aplicativo, sendo:

    1. A “Tradicional” que é utilizada para os clientes que já fazem uso e possuem uma verificação do Facebook Business Manager. Essa era a opção default e única que existia anteriormente no GupShup.
    2. Enquanto a “Embedded” é uma opção nova que incorpora a verificação do Facebook Business Manager, usada para os clientes novos que NÃO possuem essa verificação na página do Facebook. Nessa opção permitira também a criação do APP (simular ao que temos no modelo “Tradicional”. Para mais informações acesse Dicas de como criar uma conta no Facebook Business Manager.

  • É permitido compartilhar números da minha plataforma do WhatsApp para fornecer aos meus clientes?

    A resposta é NÃO.

    Não é permitido compartilhar os números na plataforma para fornecer aos meus clientes, de acordo com as regras de segurança de dados do próprio Facebook.

     


  • No GupShup é possível visualizar o motivo de não recusa? O que fazer se a sua solicitação é recusada?

    No GupShup NÃO é possível visualizar o motivo de recusa.

    Essa validação é própria do Facebook, no qual o GupShup faz apenas o repasse ao mesmo e por esse motivo não é possível visualizar nada a partir do GupShup.

    Porém, pode ser solicitado um apelo no GupShup justificando como será o uso da conta, explicando o caso de uso detalhado e o GupShup intermediará junto com o Facebook. Para saber como registrar um chamado pode-se acessar Como abrir chamados no GupShup.

    Característica de uso para BOT e envio de mensagens manuais (sob demanda) pode ser usado como argumento para fazer um apelo ao Facebook por intermédio do GupShup, caso não haja há  aprovação. Em alguns casos o WhatsApp tem sido menos rigoroso nessas aprovações. Permitindo aprovação de empresas no segmento de cobrança, por exemplo.