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O que verificar/configurar para o perfeito funcionamento dos atendimentos via WhatsApp (ativo e receptivo)?

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24, novembro de 2022
Caio Nascimento

Dependendo do cenário e/ou ambiente de onde está sendo configurado o serviço do WhatsApp precisamos verificar alguns pontos essenciais para o funcionamento perfeito do serviço de WhatsApp.

Para utilização do canal no formato RECEPTIVO:

Verificações na Gupshup:

  • API com o número da conta do WhatsApp em Live;
  • Url de callback correta e funcionando;
  • Definir URL de callback (Parâmetros e configurações gerais):
    • Externa – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
      • > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
  • Verificar se há saldo na conta.

Verificações na Tactium:

  • Verificar as configurações do serviço:
    • Cifra (Número de WhatsApp)
    • Nome da API da Gupshup
    • Api Key
  • Verificar os links do WEBHOOK nas configurações gerais no Manager ADM;
    • Interno – http://[IP_DO_SERVIDOR]/[CAMINHO WEBHOOK]
      • > A URL interna é recomendado utilizar o http e o IP do servidor das aplicações (onde o WEBHOOK está instalado)
    • Externo – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
      • > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
  • Verificar se os IP’s da GupShup está liberado no firewall do cliente.

Para utilização no formato ativo:

Verificações na Gupshup:

  • API com o número da conta do WhatsApp em Live;
  • Url de callback correta e funcionando;
  • Definir URL de callback (Parâmetros e configurações gerais):
    • Externa – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
      • > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
  • Verificar se há saldo na conta;
  • Cadastrar devidamente os templates e aguardar aprovação;
  • Desabilitar o opt-in (deixando ativo apenas a solicitação do opt-in no Tactium);

Verificações na Tactium:

  • Verificar as configurações do serviço;
    • Cifra (Número de WhatsApp)
    • Nome da API da Gupshup
    • Api Key
    • Habilitar solicitação do opt-in
  • Verificar se os templates estão salvos no serviço;
  • Verificar os links do WEBHOOK nas configurações gerais no Manager ADM:
    • Interno – http://[IP_DO_SERVIDOR]/[CAMINHO WEBHOOK]
      • > A URL interna é recomendado utilizar o http e o IP do servidor das aplicações (onde o WEBHOOK está instalado)
    • Externo – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
      • > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
  • Verificar se os IP’s da GupShup está liberado no firewall do cliente.

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