O que é imprescindível saber sobre o uso do ativo no WhatsApp oficial?
O que verificar/configurar para o perfeito funcionamento dos atendimentos via WhatsApp (ativo e receptivo)?
Dependendo do cenário e/ou ambiente de onde está sendo configurado o serviço do WhatsApp precisamos verificar alguns pontos essenciais para o funcionamento perfeito do serviço de WhatsApp.
Para utilização do canal no formato RECEPTIVO:
Verificações na Gupshup:
- API com o número da conta do WhatsApp em Live;
- Url de callback correta e funcionando;
- Definir URL de callback (Parâmetros e configurações gerais):
- Externa – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
- > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
- Externa – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
- Verificar se há saldo na conta.
Verificações na Tactium:
- Verificar as configurações do serviço:
- Cifra (Número de WhatsApp)
- Nome da API da Gupshup
- Api Key
- Verificar os links do WEBHOOK nas configurações gerais no Manager ADM;
- Interno – http://[IP_DO_SERVIDOR]/[CAMINHO WEBHOOK]
- > A URL interna é recomendado utilizar o http e o IP do servidor das aplicações (onde o WEBHOOK está instalado)
- Externo – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
- > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
- Interno – http://[IP_DO_SERVIDOR]/[CAMINHO WEBHOOK]
- Verificar se os IP’s da GupShup está liberado no firewall do cliente.
Para utilização no formato ativo:
Verificações na Gupshup:
- API com o número da conta do WhatsApp em Live;
- Url de callback correta e funcionando;
- Definir URL de callback (Parâmetros e configurações gerais):
- Externa – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
- > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
- Externa – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
- Verificar se há saldo na conta;
- Cadastrar devidamente os templates e aguardar aprovação;
- Desabilitar o opt-in (deixando ativo apenas a solicitação do opt-in no Tactium);
Verificações na Tactium:
- Verificar as configurações do serviço;
- Cifra (Número de WhatsApp)
- Nome da API da Gupshup
- Api Key
- Habilitar solicitação do opt-in
- Verificar se os templates estão salvos no serviço;
- Verificar os links do WEBHOOK nas configurações gerais no Manager ADM:
- Interno – http://[IP_DO_SERVIDOR]/[CAMINHO WEBHOOK]
- > A URL interna é recomendado utilizar o http e o IP do servidor das aplicações (onde o WEBHOOK está instalado)
- Externo – https://[DOMINIO]/[CAMINHO_WEBHOOK]
- > A URL externa deve ser https (Utilizando o SSL no domínio)
- Interno – http://[IP_DO_SERVIDOR]/[CAMINHO WEBHOOK]
- Verificar se os IP’s da GupShup está liberado no firewall do cliente.