Infraestrutura

  • Licenciando um SQLServer com uso de um instalador licenciado

    Aplicando a licença SQLServer 2019

    Este procedimento visa ensinar como licenciar um SQLSever 2019, para sair da versão Enterprise Evaluation para a versão Standard Edition.

    Execute o Instalador que contem a licença aplicada.

    Nesta tela abaixo, clique em Manutenção(Maintenance) e clique em Atualização de Edição(Edition Upgrade).

    Na tela seguinte, ira mostrar a licença. Basta clicar em avançar e ir avançando até concluir. Não tem muita necessidade de mostrar cada tela, pois é basicamente clicar em avançar em todas elas.

    Ao final, basta clicar em atualizar e pronto. Interessante após este procedimento reiniciar o serviço do Sql.


  • DUMP de rede via TCPDUMP

    Introdução

    Tcpdump é uma linha de comando Sniff. A sua função é capturar códigos TCP e UDP tráfego na virtual Loopback Adaptador e tem por característica principal ser um arquivo executável em qualquer dispositivo móvel, umas das suas vantagens.

    Pré-Requisitos

    Para realizar o dump de rede via TCPDUMP você ira necessitar do executável do mesmo.
    Segue o link para download:
    tcpdump_trial_license

    Realizando o DUMP

    Como foi informado acima, o TCPDUMP é um CLI, logo mesmo possuindo um executável o mesmo não possui interface e utilizado por linha de comando no CMD.

    1. Extraia o arquivo “tcpdump” contido no zip em anexo para uma pasta no servidor da khomp do cliente.
    2. Abra o CMD como administrador.
    3. Entre no diretório onde o “tcpdump” se encontra através do pront com o comando CD. No exemplo abaixo o arquivo está em uma pasta na área de trabalho logo o comando foi:
      cd C:\Users\David\Desktop\Nova pasta
    4. Inicialmente você deverá verificar qual a interface de rede a khomp está utilizando, neste teste como não estamos num ambiente com Khomp apontei para interface 5 que é uma interface wireless.Comando: tcpdump -D
    5. Capturar o dump com o comando: tcpdump -i 5 -s 1500 -w log-khomp.pcap

    OBS.: O -i 5 significa que estou mandando realizar o dump da interface 5.
    O -s é uma quebra no pacote (Não é necessário ser usado, este foi necessário nesta captura em específico).
    O -2 é o nome do arquivo de saída, o mesmo será gravado na pasta onde o executável está rodando (A pasta do comando CD que foi dado mais acima).

    Para parar o dump aperta “ctrl + c”.Enquanto estiver gravando o pront ficará nesta tela:


  • Instalando .NET Framework 3.5 em Servidor Windows

    Caso precise acessar o banco nos ambientes Cloud, é preciso usar o Query Express e este, exige o dotnet 3.5. Para instalar, baixar microsoft-windows-netfx3-ondemand-package pacote e colocar no servidor.

    Deixe o zip dentro de uma pasta e inicie a adição de uma nova função. Não precisa extrair, só coloque o arquivo dentro de uma pasta qualquer. Marque a opção vista abaixo:

    Na tela seguinte, clique em Próximo.

    Na próxima, especifique o caminho alternativo.

    Coloque o caminho onde está o arquivo zipado e prossiga com a instalação.


  • Ferramentas deslogando inesperadamente (suspensão browser)

    Atualmente nos navegadores, ao passar algum tempo sem utilizar a aba que está logada à ferramenta, ou ao sair para pausa, ao retornar à pagina, é notado que a ferramenta executou logoff.

    Este processo ocorre devido um processo de limpeza de memória executado pelo navegador conhecido como Tab Discarding. Para evitar o mesmo existem algumas soluções para desativar este processo:

    Google Chrome:

    Temos duas formas de realizar essa configuração, sendo elas:

    Opção 1: Ativando economia de memória e adicionando exceções (recurso disponível a partir da versão 89 do Chrome. Para mais informações acesse https://developer.chrome.com/blog/tab-discarding/).

    Para configurar abra o navegador e acesse o link “chrome://settings/performance”, ao abrir a página em “Economia de memória” ative o botão de alternância, para manter sites ativos mesmo com a opção de economia ativada clique em “Adicionar”, e adicione os links das nossas aplicações conforme imagem abaixo:

     

    Opção 2: Adicionar a extensão “Auto Tab Discad” presente no link abaixo, caso no seu navegador não esteja na versão 89 do Chrome.

    Link: https://chrome.google.com/webstore/detail/auto-tab-discard/jhnleheckmknfcgijgkadoemagpecfol

    Obs.: É necessário clicar na opção Usar no Chrome e adicionar extensão, após isso é necessário fechar e abrir o navegador para aplicar a extensão.

    Após intalação da extensão, abra o Google Chorme e clique no icone de extensãos no navegador em seguida clique nos 3 potinhos da “Auto tab Discard” após clique em “Opções” irá abrir uma nova pagina, na sequencia navegue até “Exceções” e adicione o link da aplicação como especificado na imagim abaixo:

    Obs.: Caso não consiga acessar a mesma via link, basta pesquisar no google “Auto Tab Discard”.

    Edge:

    Vá nos três pontinhos que fica abaixo do botão de fechar o navegador “…” busque a opção configurações:

    Estando em configurações, vá na opção “System” ou “Sistema e desempenho”. Procure por “Esmanecer guias inativas”, desmarque a opção e adicione a raiz da Toolbar e do OmniPA, conforme modelo abaixo:


  • Como habilita a função bulkadmin no SQL Server?

    Para habilitar essa função torna-se necessário acessar as propriedades do usuário do SQL Server (no exemplo abaixo as configurações estão sendo feitas no usuário chamado “callback”). No menu lateral entrar em “Funções de Servidor” e marcar a opção de “bulkadmin”.


  • Problema de acesso negado na pasta de anexos no CRM?

    Torna-se necessário habilitar no aplicativo do NewManager em Authentication defina o atributo impersonate do elemento de configuração de identidade como enable, conforme ilustrado na imagem abaixo. No exemplo estamos usando dois tipos de atributos habilitados:

    • O “Anonymous Authentication” e;
    • “APS.NET Impresoation”.

     


  • Problema de não estabelecimento de conexão com computador VPN RRAS

    Entendendo o problema?

    Ao tentar acessar a VPN é apresentado o seguinte erro:

    Não foi possível estabelecer uma conexão com o computador remoto. Talvez seja necessário alterar as configurações da rede para essa conexão

    Motivo

    Esse problema é presente a partir do Windows 8 ainda não solucionado pela Microsoft em atualização de correção. Consiste em uma divergência das WAN Miniport ao acesso do RRAS.

    O que fazer?

    1. Acesse o MMC do Windows: Menu iniciar -> Digite mmc -> Aperte enter.
    2. Com o MMC do Windows aberto você deverá adicionar o SNAP-IN do gerenciador de dispositivos, conforme imagem abaixo:
    3. Abra o gerenciador de dispositivos e expanda a opção de adaptadores de rede:
    4. Desinstale todos os drivers referente a WAN Miniport conforme clicando nos mesmos com o botão direito e escolhendo a opção desinstalar:
    5. Após desinstalar todos os drivers em questão pode fechar o MMC. Abra o Gerenciador dor de dispositivos: Menu iniciar -> Digite “Gerenciador de dispositivos” -> Aperte enter.
    6. Com o Gerenciador de dispositivos aberto, clique em Ação -> verificar se há alterações de Hardware.
    7. Teste a VPN.