Configurando Template na Twilio para ativo do WhatsApp no Tactium OMNI

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6, novembro de 2024
Caio Nascimento

Pré-requisitos

  • Realizar as devidas configurações na conta da Twilio.
  • O sistema deve estar na versão 21.08.09a ou superior, pois a partir desta versão os templates serão encontrados dentro do próprio serviço (WhatsApp), assim como suas informações de vinculação e configuração.

Cadastrando Template na Twilio

Para iniciar o cadastro de um template, o primeiro passo será acessar a conta da Twilio: Console Twilio.

No menu lateral selecione a opção “Content Template Builder”, nesta tela será apresentado todos os templates cadastrados e vinculados no WABA atrelado a sua conta de aplicativo na Twilio. Para criar um novo template clique no botão “Create new”.

Ao carregar a tela preencha os campos com as seguintes informações:

  • Template Name: Informar o nome de identificação do template, lembrando que os nomes de template só podem conter caracteres alfanuméricos minúsculos e sublinhados. Nenhum outro caractere ou espaço é permitido.
  • Template Language: Informar o idioma do template.

Em seguida, você terá que selecionar o tipo do template podendo ser:

Tipos de template disponíveis na Twilio
Tipo Descrição
Texto Contém apenas mensagem de texto (Padrão do WhatsApp).
Mídia Mensagem de texto com imagem vinculada na mensagem.
Resposta rápida Mensagem de texto com botões de resposta (podendo incluir até 3 botões).
Chamada por ação Mensagem de texto com até dois botões de chamada / contato (podendo ser número de contato e URL de site) .
Lista Mensagem de texto com lista de opções vinculada (pode ter até 10 opções na lista).
Cartão Mensagem de texto que permite a inclusão de uma url de mídia, podendo ser utilizado como mensagem de cartão de visita.
Cartão do WhatsApp Mensagem de texto que permite incluir cabeçalho (com mídia ou texto) e rodapé (apenas texto).
Autenticação do WhatsApp Mensagem de texto que possui uma senha ou código especifico ou único.
Catalogo Mensagem de texto com a possibilidade de compartilhar até 30 itens de inventario.
Após clique no botão “Create”. Na próxima tela, dependendo do tipo de template selecionado, terá que ser informado a mensagem do template, botões e demais especificidades do template. Finalizando as configurações basta clicar em “Save and submit for WhatsApp” para enviar para liberação da META.
Se na(s) mensagem(ns) do template for adicionada alguma variável será solicitado um exemplo de substituição de cada variável na mensagem do template.
Por ultimo, é solicitado que seja informado a categoria do template sendo “Marketing” ou “Utilidade”.
Caso seja selecionado uma categoria, mas você não tem certeza pode marcar o caixa para permitir que a META possa alterar a categoria se necessário.
Após enviar a solicitação de criação do template é necessário aguardar o retorno da META, seja de aprovação ou rejeição. Sendo aprovado o item “WhatsApp business initiated” ficará verde, mas se for rejeitado o mesmo ficará vermelho.

Vinculando o template no serviço do Tactium

Após a aprovação do Template (na Twilio) será necessário acessar o ManagerADM (TTADMIN) para vincula-lo ao serviço de WhatsApp.

Para vincular um template ao serviço é necessário, a partir do ManagerADM, ir em Serviços e Processos >>> Cadastrar Serviço >>> Selecione o serviço de WhatsApp que deseja adicionar o template, acesse a integração (dentro do serviço) e clique em templates.

Após clicar em templates, você será direcionado para a tela “Definição de template WhatsApp Ativo”, nela serão listados, de forma automática, todos os templates aprovados pela META, contendo as seguintes informações:

  • Nome: O nome do template (definido na criação do mesmo na Twilio).
  • ID: ID do template cadastrado na Twilio.
  • Template: Apresenta a mensagem/formato do template, como especificado na Twilio.

Os templates em VERDE são os que já foram configurados e salvos no sistema, onde toda vez que um operador for realizar um ativo no OmniPA terá a opção de escolher entre esses templates. Já os em CINZA são os templates que ainda não foram devidamente configurados e salvos no sistema, logo não poderão ser utilizados.

Parametrizando um template dentro do cadastro de serviço

Ao selecionar um template, é apresentado as informações dele ao lado direito da tela. Além das informações como id, nome e a mensagem do template aparecem outras para ser definidas de acordo com o objetivo primário do template, são elas:

  • Idioma: Onde deverá informar o idioma configurado no Template da Twilio.
  • Tipo de Uso: Poderá ser “Ativo Manual” para quando for usado a partir do OmniPA ou “Campanha” para uso nas campanhas.

Caso seja habilitado a opção de “Ativo Manual”, será apresentado as opções de “Parâmetros/Variáveis” com objetivo de associar as variáveis. Exemplo de como definir os parâmetros: 

No uso de templates de “Campanha” essa configuração não é aplicada, visto que a associação dos valores é a partir da importação do mailing. Para mais informações acesse Utilizando variáveis via mailing nas campanhas de Whatsapp.

  • Arquivo de mídia: Caso o template seja modelado com algum tipo de mídia na Twilio, é necessário utilizar este campo para realizar a importação da mídia, sendo obrigatório fazer o upload da mesma mídia informada na Twilio.

Ainda, nesta tela, são apresentados as seguintes funcionalidades:

  • Em desuso: Um checkbox, onde ao ser selecionado o sistema entenderá que o template não será mais utilizado, mas mantendo as informações registradas para caso queira utiliza-lo novamente;
  • Salvar: Para gravar todas as informações de configuração do template e ativa-lo;
  • Remover: Tem como funcionalidade remover o template.

Usando o Ativo Manual com Templates

Após concluir os cadastros dos templates eles estarão disponíveis no OmniPA para para envio de mensagens. Para mais informações acesse Realizando envio de mensagens ativa manual (WhatsApp).



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