Cadastrando políticas no Tactium IP

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1, novembro de 2022
Ailton Júnior

Objetivo

Este documento orienta a configuração de políticas de segurança no Tactium IP, como controle de senhas (complexidade e expiração) e autenticação de dois fatores (2FA). A 2FA adiciona uma camada extra de proteção, exigindo duas verificações para acessar o sistema.

As políticas de segurança gerenciam o acesso de usuários, garantindo permissões adequadas.

Ao final, o usuário poderá cadastrar políticas, associar agentes e configurar a 2FA para aumentar a segurança.

Acessando a tela de cadastro/editação de políticas

Acesse o menu que fica do lado esquerdo da tela na seção de cadastros e localize a opção “políticas“, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Cadastrando/Editando políticas

Cadastrando uma nova política

Para cadastrar uma nova política clique no botão  “Novo“, conforme ilustrado abaixo.

Para saber quais as configurações disponíveis acesse a seção “Telas de configuracoes das políticas” deste documento.

Após realizar o preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão    para salvar as alterações feitas.

Editando uma política existente

Para editaruma política existente basta clicar no botão de “editar”  na política desejada, conform ilustrado abaixo:

Na tela de editação de políticas é possível visualizar, editar e excluir as políticas.

Lengenda de ícones de ações disponíveis

Consultar Visualizar as configurações de uma política existente.
Editar Edita as configurações de uma política existente.
Excluir Exclui as configurações de uma política existente.

Para saber quais as configurações disponíveis acesse a seção “Telas de configuracoes das políticas” deste documento.

Após realizar o preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão    para salvar as alterações feitas.

Telas de configurações das políticas

O processo de cadastro de políticas dispõe dos parâmetros de bloqueios, permissões, políticas de senha, vinculação de agentes e pausas.

Geral  Configurações gerais relacionadas às políticas.
Políticas de Senha  Configurações específicas para as políticas de senha.
Agentes  Agentes vinculados a esta política.
Pausas  Pausas disponíveis para os agentes associados a esta política.

Configurações Gerais

Na aba “Geral” é possível personalizar a experiência de cada agente, garantindo que eles tenham as ferramentas e permissões necessárias para atender aos clientes de forma eficiente.

Campos disponíveis na seção “Geral”.

Nome Campo para inserir o nome da política ou configuração que está sendo criada ou editada.
 Consulta Bloqueio Ativar ou desativa a consulta a bloqueios gerais para as ligações manuais (avulsas).

Sim: O Bloqueio é ativado por padrão, mas o operador pode desativar.

Não: O Bloqueio é desativado por padrão, mas o operador pode ativar.

Sempre: O Bloqueio é ativado por padrão e o operador não pode desativar.

Nunca: O Bloqueio é desativado por padrão e o operador não pode ativar.

Os tipos de bloqueio que serão aplicados devem ser escolhidos no campo “Consulta por tipo de bloqueio”.

Consulta Bloqueio DDD Configura a consulta de bloqueio de DDDs para as ligações manuais (avulsas).
Consulta por tipo de bloqueio Configura os tipos de bloqueio aplicados para as ligações manuais (avulsas).

Bloqueio: Consulta os números de celular que estejam bloqueados na campanha (mailing) corrente. A ligação não poderá mais ser feita para os números presentes nesta lista, retornando status bloqueado.

Bloqueio Anatel:  Consulta os números de celular que não possuem o certificado da Anatel ou/e que possuem o IMEI adulterado, clonado ou até mesmo fraudado.

Bloqueio Bacen: Consulta as informações de clientes mantidas em instituições financeiras, como extratos, endereço e se estes possuem bloqueio de bens sobre dívidas judicialmente reconhecidas.

Bloqueio Procon: Consulta caso possuam bloqueio de linhas telefônicas para chamadas de telemarketing.

Alerta para Ligações em Fila Habilita o alerta de ligações em fila da Toolbar.
Ficar indisponível Habilita a permissão para  o operador dispor de autonomia para ficar indisponível (não recebendo ligações) na Toolbar. Caso afirmativo, o campo obrigatório “Tempo Máximo de Indisponibilidade (seg)” deverá ser parametrizado.
Tempo Máximo de Indisponibilidade (seg) Configura o tempo, em segundos, que o operador pode ficar indisponível na Toolbar. Esse período permite que o operador faça uma chamada para um cliente sem receber novas ligações do discador ou do receptivo.
Tempo Máximo de Inatividade (min) Configura o tempo máximo de inatividade do operador na Toolbar/NMonitor, em minutos.

Se o operador ou supervisor ultrapassar esse limite, ele será desconectado por inatividade, necessitando logar novamente na ferramenta.

No nMonitor, devido à possibilidade de logins simultâneos do mesmo supervisor em navegadores diferentes e/ou abas anônimas, cada navegador possui seu próprio temporizador de inatividade. (Exemplo: Se o tempo de inatividade for de 10 minutos, e for realizado login no nMonitor às 10:00 no Chrome e às 10:05 no Edge, deixando ambos inativos, a conexão do Chrome será encerrada às 10:10 e a do Edge às 10:15, pois são sessões diferentes).

Permissões Configura as permissões de administração em que a política cadastrada irá operar.

Receber Ligação: Habilita o agente a receber ligações.

Consultar: Habilita o agente a realizar consulta a uma outra PA.

Conferência: Habilita o agente a realizar conferências (Duas linhas diferentes).

Transferir: Habilita o agente a realizar transferências, selecionando uma/ou mais das opções disponíveis. Onde estas podem ser internas, de grupo e/ou externas.

Discar: Habilita o agente a discar manualmente. Selecionando uma/ou mais das opções disponíveis abaixo:

  • Manual: Permite que o agente efetue ligações.
  • Celular: Permite que o agente efetue ligações para telefones celular.
  • Interurbano: Permite que o agente efetue ligações interurbanas.
Agendar Retorno Habilita a função de retornar ligações recebidas de uma campanha do discador.

Política de senhas

Na aba “Política de senhas” poderemos definir a exigência de complexidade, prazo de validade, entre outras funções.

Campos disponíveis na seção “Política de senhas”

Habilitar Habilita ou desabilita as configurações de políticas de senhas.

Sim:  Habilita as políticas de senha.
Não: Desabilita as políticas de senha.

Autenticação de dois fatores Exige uma segunda forma de autenticação, além da senha, para acessar o sistema como um código enviado por e-mail).

Sim:  Habilita.
Não:  Desabilita.

Para mais informações acesse a seção Autentificação de dois fatores “2FA” deste documento.

Tamanho mínimo da senha  Define o número mínimo de caracteres que uma senha deve ter para ser considerada válida.
Exigir letra minúscula  Exige que a senha tenha pelo menos uma letra minúscula.

Sim:  Habilita.
Não:  Desabilita.

Exigir letra maiúscula  Exige que a senha tenha pelo menos uma letra maiúscula.

Sim:  Habilita.
Não:  Desabilita.

Exigir número  Exige que a senha tenha pelo menos um número.

Sim:  Habilita.
Não:  Desabilita.

Exigir caractere especial  Exige que a senha tenha pelo menos um caractere especial. Por exemplo: +-.;?$#*%@.

Sim:  Habilita.
Não:  Desabilita.

Validade da senha Define a quantidade de dias em que a senha deverá expirar, necessitando ser alterada para habilitar novamente o acesso a aplicação.

Para mais informações acesse Habilitando política de expiração de senhas de usuário no nMonitor.

Tentativas de Login  Define o número máximo de tentativas de login incorretas permitidas antes de bloquear a conta do usuário.

Associando agentes

Na aba “Agentes”, é feito a associação dos agentes.

Abaixo serão apresentados os agentes disponíveis.
Para vinculá-lo, basta selecioná-lo e clicar no botão   e este será definido para operar na política configurada.

Caso opte por selecionar todos os agentes pertencentes ao grupo, clique então em .
Com a finalização do preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão para salvar as alterações feitas.

Associando pausas

Na aba “Pausas”, é feito a associação das pausas.

Abaixo serão apresentadas as pausas disponíveis.
Para vinculá, basta selecioná a pausa desejada e clicar no botão   e esta será definida para operar na política configurada.

Caso opte por selecionar todos as pausas, clique então em .
Com a finalização do preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão para salvar as alterações feitas.

Autentificação de dois fatores “2FA”

A Autenticação de dois fatores (2FA) aumenta a segurança ao exigir, além de usuário e senha, um código enviado por e-mail, dificultando acessos indevidos.
Requisitos mínimos utilizar esse recurso 2FA:
  1. Configurar um servidor SMTP para envio de e-mails dos códigos de autentificação.
  2. Preencher o campo e-mail no cadastro dos agentes que irão utilizar essa política.

Habilitando autentificação de dois fatores

Para habilitar a autentificação de dois fatores acesse a seção “Políticas de Senha” na tela de cadastro/edição de políticas. No inicio desta documentação explica como chegar nesta tela. Em caso de dúvidas acesse a seção “Acessando a tela de cadastro/editação de políticas” deste documento.

Na tela a seguir, habilite a autenticação de dois fatores. Conforme ilustrado na imagem abaixo.

Configuando servidor SMTP para envio de e-mails

Para habilitar o envio de e-mails no Tactium IP acesse a seção “Configurações”  no menu de “Cadastros” conforme ilustrado na imagem abaixo.

Esta configuração é obrigatória para para habilitar o recurso 2FA. Sem ela não será possível enviar os códigos de autentificação por e-mail.

Na tela a seguir, habilite a autenticação envio de e-mail. Conforme ilustrado na imagem abaixo.

Campos disponíveis na seção “E-mail” do menu “Configurações”

Habilitar envio de email *Obrigatório  Habilita ou desabilita o recurso de envio de e-mails.
Servidor SMTP *Obrigatório  Endereço do servidor SMTP utilizado para o envio de e-mails.
Usuário *Obrigatório  Nome de usuário para autenticação no servidor SMTP.
Senha *Obrigatório  Senha correspondente ao usuário para autenticação no servidor SMTP.
Porta *Obrigatório  Porta TCP utilizada para a conexão com o servidor SMTP. Valores comuns são 25, 465 (SMTPS) e 587 (STARTTLS).
Habilitar SSL  Habilita ou desabilita uso de criptografia SSL/TLS para a conexão com o servidor SMTP, garantindo a segurança da comunicação.

Preechendo e-mail no cadastros do agente

Para preencher o e-mails no cadastro do agente acesse a seção “Agentes”  no menu de “Cadastros” conforme ilustrado na imagem abaixo.

Esta configuração é obrigatória para para habilitar o recurso 2FA. Sem ela não será possível receber os códigos de autentificação por e-mail.

Na tela a seguir, escreva o nome do agente e clique em filtrar, depois edite o cadastro do agente desejado. Conforme ilustrado na imagem abaixo.

Lengenda de ícones de ações disponíveis

Consultar Visualizar o cadastro do agente.
Editar Edita o cadastro do agente.
Excluir Exclui o cadastro do agente.

Na tela a seguir, verifique qual a política que está vinculada ao cadastro do agente, insira o e-mail no campo de “E-mail“, depois clique em “Salvar“. Conforme ilustrado na imagem abaixo.

Realizando o logon utilizando a 2FA no nMonitor

Na tela de logon, Insira o usuário e senha e clique em entrar.

Logo após realizar o primeiro método de autenticação, será solicitado que insira o código de autenticação, conforme ilustrado abaixo.

Você receberá o e-mail abaixo para inserir o código de autenticação. Basta inserir o código e confirmar.

 

Realizando o logon utilizando a 2FA na toolbar

Na tela de logon, Insira o usuário, ramal e senha, depois clique em entrar.

Logo após realizar o primeiro método de autenticação, será solicitado que insira o código de autenticação, conforme ilustrado abaixo.

Você receberá o e-mail abaixo para inserir o código de autenticação. Basta inserir o código e confirmar.

Para mais informações de como fazer o logon na toolbar acesse: Logando um agente na toolbar.



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