Cadastrando políticas no Tactium IP
Sumário
Objetivo
Este documento orienta a configuração de políticas de segurança no Tactium IP, como controle de senhas (complexidade e expiração) e autenticação de dois fatores (2FA). A 2FA adiciona uma camada extra de proteção, exigindo duas verificações para acessar o sistema.
As políticas de segurança gerenciam o acesso de usuários, garantindo permissões adequadas.
Ao final, o usuário poderá cadastrar políticas, associar agentes e configurar a 2FA para aumentar a segurança.
Acessando a tela de cadastro/editação de políticas
Acesse o menu que fica do lado esquerdo da tela na seção de cadastros e localize a opção “políticas“, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Cadastrando/Editando políticas
Cadastrando uma nova política
Para cadastrar uma nova política clique no botão “Novo“, conforme ilustrado abaixo.
Para saber quais as configurações disponíveis acesse a seção “Telas de configuracoes das políticas” deste documento.
Após realizar o preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão para salvar as alterações feitas.
Editando uma política existente
Para editaruma política existente basta clicar no botão de “editar” na política desejada, conform ilustrado abaixo:
Na tela de editação de políticas é possível visualizar, editar e excluir as políticas.
Lengenda de ícones de ações disponíveis
Visualizar as configurações de uma política existente. | |
Edita as configurações de uma política existente. | |
Exclui as configurações de uma política existente. |
Para saber quais as configurações disponíveis acesse a seção “Telas de configuracoes das políticas” deste documento.
Após realizar o preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão para salvar as alterações feitas.
Telas de configurações das políticas
O processo de cadastro de políticas dispõe dos parâmetros de bloqueios, permissões, políticas de senha, vinculação de agentes e pausas.
Geral | Configurações gerais relacionadas às políticas. |
Políticas de Senha | Configurações específicas para as políticas de senha. |
Agentes | Agentes vinculados a esta política. |
Pausas | Pausas disponíveis para os agentes associados a esta política. |
Configurações Gerais
Na aba “Geral” é possível personalizar a experiência de cada agente, garantindo que eles tenham as ferramentas e permissões necessárias para atender aos clientes de forma eficiente.
Campos disponíveis na seção “Geral”.
Nome | Campo para inserir o nome da política ou configuração que está sendo criada ou editada. |
Consulta Bloqueio | Ativar ou desativa a consulta a bloqueios gerais para as ligações manuais (avulsas).
Sim: O Bloqueio é ativado por padrão, mas o operador pode desativar. Não: O Bloqueio é desativado por padrão, mas o operador pode ativar. Sempre: O Bloqueio é ativado por padrão e o operador não pode desativar. Nunca: O Bloqueio é desativado por padrão e o operador não pode ativar. Os tipos de bloqueio que serão aplicados devem ser escolhidos no campo “Consulta por tipo de bloqueio”. |
Consulta Bloqueio DDD | Configura a consulta de bloqueio de DDDs para as ligações manuais (avulsas). |
Consulta por tipo de bloqueio | Configura os tipos de bloqueio aplicados para as ligações manuais (avulsas).
Bloqueio: Consulta os números de celular que estejam bloqueados na campanha (mailing) corrente. A ligação não poderá mais ser feita para os números presentes nesta lista, retornando status bloqueado. Bloqueio Anatel: Consulta os números de celular que não possuem o certificado da Anatel ou/e que possuem o IMEI adulterado, clonado ou até mesmo fraudado. Bloqueio Bacen: Consulta as informações de clientes mantidas em instituições financeiras, como extratos, endereço e se estes possuem bloqueio de bens sobre dívidas judicialmente reconhecidas. Bloqueio Procon: Consulta caso possuam bloqueio de linhas telefônicas para chamadas de telemarketing. |
Alerta para Ligações em Fila | Habilita o alerta de ligações em fila da Toolbar. |
Ficar indisponível | Habilita a permissão para o operador dispor de autonomia para ficar indisponível (não recebendo ligações) na Toolbar. Caso afirmativo, o campo obrigatório “Tempo Máximo de Indisponibilidade (seg)” deverá ser parametrizado. |
Tempo Máximo de Indisponibilidade (seg) | Configura o tempo, em segundos, que o operador pode ficar indisponível na Toolbar. Esse período permite que o operador faça uma chamada para um cliente sem receber novas ligações do discador ou do receptivo. |
Tempo Máximo de Inatividade (min) | Configura o tempo máximo de inatividade do operador na Toolbar/NMonitor, em minutos.
Se o operador ou supervisor ultrapassar esse limite, ele será desconectado por inatividade, necessitando logar novamente na ferramenta. No nMonitor, devido à possibilidade de logins simultâneos do mesmo supervisor em navegadores diferentes e/ou abas anônimas, cada navegador possui seu próprio temporizador de inatividade. (Exemplo: Se o tempo de inatividade for de 10 minutos, e for realizado login no nMonitor às 10:00 no Chrome e às 10:05 no Edge, deixando ambos inativos, a conexão do Chrome será encerrada às 10:10 e a do Edge às 10:15, pois são sessões diferentes). |
Permissões | Configura as permissões de administração em que a política cadastrada irá operar.
Receber Ligação: Habilita o agente a receber ligações. Consultar: Habilita o agente a realizar consulta a uma outra PA. Conferência: Habilita o agente a realizar conferências (Duas linhas diferentes). Transferir: Habilita o agente a realizar transferências, selecionando uma/ou mais das opções disponíveis. Onde estas podem ser internas, de grupo e/ou externas. Discar: Habilita o agente a discar manualmente. Selecionando uma/ou mais das opções disponíveis abaixo:
|
Agendar Retorno | Habilita a função de retornar ligações recebidas de uma campanha do discador. |
Política de senhas
Na aba “Política de senhas” poderemos definir a exigência de complexidade, prazo de validade, entre outras funções.
Campos disponíveis na seção “Política de senhas”
Habilitar | Habilita ou desabilita as configurações de políticas de senhas.
Sim: Habilita as políticas de senha. |
Autenticação de dois fatores | Exige uma segunda forma de autenticação, além da senha, para acessar o sistema como um código enviado por e-mail).
Sim: Habilita. Para mais informações acesse a seção Autentificação de dois fatores “2FA” deste documento. |
Tamanho mínimo da senha | Define o número mínimo de caracteres que uma senha deve ter para ser considerada válida. |
Exigir letra minúscula | Exige que a senha tenha pelo menos uma letra minúscula.
Sim: Habilita. |
Exigir letra maiúscula | Exige que a senha tenha pelo menos uma letra maiúscula.
Sim: Habilita. |
Exigir número | Exige que a senha tenha pelo menos um número.
Sim: Habilita. |
Exigir caractere especial | Exige que a senha tenha pelo menos um caractere especial. Por exemplo: +-.;?$#*%@.
Sim: Habilita. |
Validade da senha | Define a quantidade de dias em que a senha deverá expirar, necessitando ser alterada para habilitar novamente o acesso a aplicação.
Para mais informações acesse Habilitando política de expiração de senhas de usuário no nMonitor. |
Tentativas de Login | Define o número máximo de tentativas de login incorretas permitidas antes de bloquear a conta do usuário. |
Associando agentes
Na aba “Agentes”, é feito a associação dos agentes.
Abaixo serão apresentados os agentes disponíveis.
Para vinculá-lo, basta selecioná-lo e clicar no botão e este será definido para operar na política configurada.
Caso opte por selecionar todos os agentes pertencentes ao grupo, clique então em .
Com a finalização do preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão para salvar as alterações feitas.
Associando pausas
Na aba “Pausas”, é feito a associação das pausas.
Abaixo serão apresentadas as pausas disponíveis.
Para vinculá, basta selecioná a pausa desejada e clicar no botão e esta será definida para operar na política configurada.
Caso opte por selecionar todos as pausas, clique então em .
Com a finalização do preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão para salvar as alterações feitas.
Autentificação de dois fatores “2FA”
- Configurar um servidor SMTP para envio de e-mails dos códigos de autentificação.
- Preencher o campo e-mail no cadastro dos agentes que irão utilizar essa política.
Habilitando autentificação de dois fatores
Para habilitar a autentificação de dois fatores acesse a seção “Políticas de Senha” na tela de cadastro/edição de políticas. No inicio desta documentação explica como chegar nesta tela. Em caso de dúvidas acesse a seção “Acessando a tela de cadastro/editação de políticas” deste documento.
Na tela a seguir, habilite a autenticação de dois fatores. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
Configuando servidor SMTP para envio de e-mails
Para habilitar o envio de e-mails no Tactium IP acesse a seção “Configurações” no menu de “Cadastros” conforme ilustrado na imagem abaixo.
Esta configuração é obrigatória para para habilitar o recurso 2FA. Sem ela não será possível enviar os códigos de autentificação por e-mail.
Na tela a seguir, habilite a autenticação envio de e-mail. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
Campos disponíveis na seção “E-mail” do menu “Configurações”
Habilitar envio de email *Obrigatório | Habilita ou desabilita o recurso de envio de e-mails. |
Servidor SMTP *Obrigatório | Endereço do servidor SMTP utilizado para o envio de e-mails. |
Usuário *Obrigatório | Nome de usuário para autenticação no servidor SMTP. |
Senha *Obrigatório | Senha correspondente ao usuário para autenticação no servidor SMTP. |
Porta *Obrigatório | Porta TCP utilizada para a conexão com o servidor SMTP. Valores comuns são 25, 465 (SMTPS) e 587 (STARTTLS). |
Habilitar SSL | Habilita ou desabilita uso de criptografia SSL/TLS para a conexão com o servidor SMTP, garantindo a segurança da comunicação. |
Preechendo e-mail no cadastros do agente
Para preencher o e-mails no cadastro do agente acesse a seção “Agentes” no menu de “Cadastros” conforme ilustrado na imagem abaixo.
Esta configuração é obrigatória para para habilitar o recurso 2FA. Sem ela não será possível receber os códigos de autentificação por e-mail.
Na tela a seguir, escreva o nome do agente e clique em filtrar, depois edite o cadastro do agente desejado. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
Lengenda de ícones de ações disponíveis
Visualizar o cadastro do agente. | |
Edita o cadastro do agente. | |
Exclui o cadastro do agente. |
Na tela a seguir, verifique qual a política que está vinculada ao cadastro do agente, insira o e-mail no campo de “E-mail“, depois clique em “Salvar“. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
Realizando o logon utilizando a 2FA no nMonitor
Na tela de logon, Insira o usuário e senha e clique em entrar.
Logo após realizar o primeiro método de autenticação, será solicitado que insira o código de autenticação, conforme ilustrado abaixo.
Você receberá o e-mail abaixo para inserir o código de autenticação. Basta inserir o código e confirmar.
Realizando o logon utilizando a 2FA na toolbar
Na tela de logon, Insira o usuário, ramal e senha, depois clique em entrar.
Logo após realizar o primeiro método de autenticação, será solicitado que insira o código de autenticação, conforme ilustrado abaixo.
Você receberá o e-mail abaixo para inserir o código de autenticação. Basta inserir o código e confirmar.
Para mais informações de como fazer o logon na toolbar acesse: Logando um agente na toolbar.