Instalando e Configurando o Tactium Manager do Tactium CRM

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16, junho de 2021
Márcio Rodrigues

Objetivo

Orientar no processo de instalação do Tactium Manager (desktop). Esse aplicativo tem como objetivo de apoiar no processo de modelagem das fichas, consultas e filtros.

Pré-requisito

  • Instalador do Tactium Manager – Disponível na área do cliente. Na dificuldades obter mais informações com o nosso SAC;
    • Nesse pacote deverá ter o arquivo de licença (LIC) que deverá ser adicionado junto com o instalador da ferramenta. Essa licença é especifica por cliente.

Para ter acesso aos arquivos de instalação é preciso logar na área do cliente desse portal em Download no caminho Versões Tactium >> Setups >> instaladores TACTIUM. Caso não tenha login e senha, abra um chamado com nosso suporte solicitando as credenciais de acesso ao portal Tactium.

Instalando o Tactium Manager Desktop

Para instalar o Tactium Manager, siga as orientações a seguir, observando as telas da aplicação.

Ao executar o SETUP, uma tela aparecerá para inserir as informações do cliente e instalação.

Nessa tela, deve ser informado o nome da empresa nas duas opções.

Escolher o local onde o Tactium Manager será instalada e clicar “Avançar”.

Existem três tipos de instalação, para essa instalação usaremos o tipo “normal”. segue tela abaixo

Por default, o nome da pasta a ser criada é “Softium”. Não recomendamos a alteração nesse campo.


Nesse campo de ver ser informado o nome do servidor onde se encontra banco de dados do Tactium Manager ou o IP do mesmo.


Por último, nesse campo informar o nome da base de dados do Tactium, para que haja a comunicação.

Ao final das configurações acima, basta clicar em “Terminar” e a instalação será concluída.

Configurando o atalho do Tactium Manager

Após finalizar a instalação é preciso configurar o atalho do Tactium para SQLServer, segue orientações no final colocar o SERVIDOR (IP ou Nome que se comunica com o banco de dados) e por último o nome do BANCO DE DADOS do Tactium CRM.

Por default o atalho gerado a partir do instalador com as configurações definidas automaticamente gerara essas informações. Porém, pode-se criar um atalho manualmente e atribuir essas informações.

Substituindo o executável (Tactium.exe) atualizado

Após concluir a instalação, torna-se necessário substituir o executável “tactium.exe” dentro da pasta de instalação de acordo com a versão do banco de dados.

Pode-se identificar o diretório de instalação do Tactium Manager a partir das “Propriedades” do atalho da ferramenta.

O executável estará disponível na área de downloads do portal.

A versão do executável deve ser compatível com a versão que está disponível na base de dados do CRM.

Por exemplo: A versão é composta por 4 grupos, sendo que as três primeiras informações representam a versão do banco de dados (5.50.5.0) e a última informação a versão do aplicativo podendo ser vários (5.50.5.0, 5.50.5.1, 5.50.5.2, 5.50.5.3, etc).

Ativando a licença (Tactium.LIC)

Por fim, deve-se colocar a licença de acordo com a LIC do disponibilizado por cliente.

Para visualizar a licença pode-se “abrir com” o arquivo “Tactium.LIC” no aplicativo “VLIC.exe”.

Configurando usuário para conexão do banco de dados (opcional)

Por padrão, se não tiver especificado um usuário e senha (criptografada) o sistema assumirá as conexões do usuário padrão da aplicação que é o “callback”.

Portanto, para configurar um usuário diferente, torna-se necessário configurar o INI das aplicações.

Configurando o INI no Tactium Manager

Em desenvolvimento

Configurando o INI no Tactium Integrador

Em desenvolvimento

Criando comunicação para o banco de dados (opcional)

Para algumas instalações do Manager, é necessário realizar uma configuração para que haja a comunicação da aplicação com o banco de dados.

Esse procedimento vai depender de como está configurado o SQL Server do cliente.

Ir em Iniciar >>> Executar, digitar “cliconfg e clicar “OK”.

A tela mostra as abas “Geral” e “Alias”, onde deve ser feito as alterações.

No campo “Geral” é necessário selecionar a opção TCP/IP no campo “Protocolos desabilitados” e clicar em “Habilitar”, para que o mesmo vá para o campo da direita.

Na aba “Alias”, você deve clicar em “Adicionar…”, selecionar a opção TCP/IP, e em “Alias do servidor” digitar o nome do servidor onde se encontra o banco de dados ou o IP do mesmo. Lembrando de marcar a opção “Determinar porta dinamicamente”.

Para o Windows versão x64, todas essas configurações dever ser realizadas no aplicativo do caminho abaixo C:\Windows\SysWOW64\cliconfg. Se abrir a partir do Iniciar >>> Executar, por padrão o Windows abrirá essa conexão sempre no x86, que não se aplicará para as máquinas x64.



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