Usando a solução Tactium MIS

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12, julho de 2023
Ailton Júnior

Visão geral

A solução Tactium MIS (Management Information System) foi desenvolvida para oferecer aos gestores de operações TACTIUM informações sumarizadas e que possam ser tratadas por soluções de BI (Businness Inteligence) com acesso direto às informações.

O TACTIUM MIS solução disponibilizará uma base sumarizada, apartada da solução de produção, com registros  relativos ao dia anterior de operação (D-1), permitindo ter uma camada isolada para a geração de visões, acesso por API e relatórios específicos com base nos dados do Tactium IP.

Recomendamos que a base de MIS fique em uma estrutura separada da base de Produção (preferencialmente um servidor de banco separado) para evitar concorrência de desempenho entre o uso do MIS e a operação em produção.

Veja a seguir um diagrama que representa a estrutura de funcionamento da solução. Na tabela são detalhados os 2 passos envolvidos nesse processo.

Momentos Contexto Descrição Detalhe
Primeiro momento Preparar base MIS Execução dos passos 1, 2 e 3 fará a execução do Job no SQL para consultar e gravar os dados na estrutura do BI. Executar tarefa (job) após o fechamento do dia para carregar os dados do dia trabalhado de forma a que fique disponível no dia seguinte (D-1).

Esse processo de carga consulta os dados em produção com formatação e sumarização conforme relatórios / consultas definidos e gera as informações em tabelas na base MIS.

Segundo momento Consultar base MIS Consulta dos dados na base MIS nas tabelas geradas, representando o passo 4 Consumir os dados até (D-1) na base MIS. É recomendado que esse consumo seja feito a partir da API disponibilizada que acessará a tabela do relatório correspondente.

Visões de dados disponíveis na API

Visões de dados do Tactium IP

A implementação do TACTIUM MIS se baseia na geração de tabelas que materializam resultados de relatórios do TACTIUM IP. Atualmente possuímos os seguintes relatórios disponíveis:

Detalhe das ligações

Os dados do relatório “Detalhe das Ligações” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetLig” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas, conforme o de/para criado correlacionando com o relatório.

Colunas tabela BI “X_DetLig” Colunas do Relatório “Detalhe das Ligações”
[InitiatedAt] Data/Hr
[ServiceName] Serviço
[Device] Ramal
[TP_HSC_EXTERNAL] Tipo
[AgentName] Agente
[EstabilishedAt] Hora Atend.
[Duration] Tempo Dur.
[AnswerTime] Tempo Atend.
[CallingDeviceFmt] Origem
[CalledDeviceFmt] Destino
[FinishSponsor] Finalização
[TrunkNumber] Trc.
[Situation] Situação
[ClearedAt] Conf. Deslig.
[HookedOff] Solic. Deslig.
[HangupTime] Duração Oper.
[HookedOffTime] Dur. Sist.
[ClearedTime] Duração Deslig.
[CallTypeString] Controle interno do relatório.
[Record] Gravaçoes Áudio (ID interno da gravação)
[Ivr] URA (ID interno da URA)
[callID] ID único interno da Ligação.
[NR_HSC] Índice do histórico da chamada. Usado para correlacionar vários atendimentos na mesma ligação.
[IS_DVC] ID interno do Ramal
[ServiceID] ID interno do Serviço
[CampaignID] ID interno da Campanha
[AgentID] ID interno do Agente
[Transbordo] Indica se a ligação foi transbordada
[Transferencia] Indica se a ligação foi transferida 
[ExternalData] Dados Ext.
[SwitchCallId] ID único da Ligação usado nas Integração – Deverá ser usado para cruzar as ligações com o CRM-OMNI, por exemplo
[Consulta] Indica se a ligação foi consultada 
[IS_RUN] Controle interno de BI 
[Fila_Duracao] Tempo Espera
[ACM] Negoc.
[GCM] Grupo de Negoc.
[IS_CBT] ID interno de bloqueio de Ligação 
[CalAnalyser] Blq. Anális. de Áudio
[CallIdentifier] ID interno da Ligação 

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium IP.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório do Detalhe das Ligações do Tactium IP, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe das Ligações.

Detalhe de Atividades (dos Agentes)

Os dados do relatório “Detalhe de Atividades” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetAtvAgente” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:

Colunas tabela BI “X_DetAtvAgente” Colunas do Relatório “Detalhe de Atividades”
[NM_AGT] Operador
[IS_AGT] ID interno do Agente
[DT_AGH_STARTEDAT] Data do histórico do Agente
[Data] Data
[Hora] Hora
[TP_AGH] Ação
[DS_RAZAO] Razão
[Duracao] Duração
[IS_RUN] Controle interno de BI

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium IP.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Detalhe das Atividades dos Operadores do Tactium IP, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe de Atividades.

Visões de dados do Tactium OMNI

Detalhe de Atendimento de Mensagens

Os dados do relatório “Detalhe de Atendimentos de Mensagens” do Tactium OMNI são gerados numa tabela chamada “X_DetAtdWpp” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:

Colunas tabela BI “X_DetAtdWpp”  Colunas do Relatório “Detalhe de Atendimentos de Mensagens”
[idConversa] Número de identificação do atendimento nas aplicações Tactium.
[inicioBot] Data do início do atendimento BOT.
[finalBot] Data do fim do atendimento BOT.
[entradaFila] Data em que a mensagem do cliente entrou na fila de espera.
[inicioHmn] Data do início do atendimento humano.
[finalHmn] Data do fim do atendimento humano.
[canalAtend] Canal de atendimento da mensagem.
[idLigacao] Número de identificação da ligação nas aplicações Tactium.
[servico] Nome do serviço cadastrado no Tactium que recebeu o atendimento.
[tipo] Tipo do atendimento: Atv (ativo) ou Rec (receptivo).
[ocorrencia] Número da ocorrência/protocolo de atendimento.
[statusOcorr] Status da ocorrência/protocolo no CRM associado à mensagem.
[nomeCliente] Nome do cliente vinculado ao atendimento.
[foneCliente] Número de contato do cliente, seguindo o modelo DDD+Número.
[situacao] Situação do atendimento, como “Aguardando Fila” ou “Concluída”.
[tmpAtendBot] Duração do atendimento no BOT.
[tmpFilaHmn] Tempo em que o cliente ficou na fila de espera.
[tmpAtendHmn] Duração do atendimento humano.
[finalizacao] Origem do desligamento do atendimento: Agente, Bot ou Sistema.
[tempoTotal] Duração total do atendimento (Fila + Atendimento).
[operador] Operador que realizou o atendimento.
[grupoResp] Grupo responsável pelo serviço após transbordo do pré-atendimento (BOT).
[idRun] Número de identificação da execução da API

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium CRM/OMNI.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Detalhe de Atendimentos de Mensagens, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe de Atendimentos de Mensagens.

Produtividade de Campanha

Os dados do relatório “Produtividade Campanhas Omni” do Tactium OMNI são gerados numa tabela chamada “X_DetProdCampOmni” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:

Colunas tabela BI “X_DetProdCampOmni” Colunas do Relatório “Produtividade Campanhas Omni”
[campanha] Nome das campanhas que foram disparadas no período da consulta.
[tipo] Tipo de campanha disparada, por default “ZAP” caracterizando WhatsApp.
[codItem] Código atribuído ao disparo da campanha.
[dataDisparo] Data em que ocorreu o disparo da campanha.
[cliente] Nome do cliente presente no banco de dados associado ao número do WhatsApp.
[foneContato] Número de telefone no qual foi realizado o disparo da campanha.
[situacaoItem] Status do item (template) disparado: Cancelado, Concluído, Não trabalhado, Tentando Contato.
[sitOperacao] Situação da operação relacionada ao recebimento do template através da plataforma do cliente (WhatsApp).
[nrOcorr] Número da ocorrência gerada no momento do disparo.
[dataAtend] Número do atendimento gerado no momento do disparo.
[idAtend] Número do atendimento associado.
[sitConversa] Situação da conversa no atendimento.
[tipoInteracao] Categorização da interação pelo cliente: CAMP, BOT, B+H, HUM.
[observacao] Observações acerca do disparo realizado.
[mensagemEnviada] Mensagem enviada para o cliente nesse disparo.
[idRun] Número de identificação da execução da API

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium CRM/OMNI.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Produtividade Campanhas Omni, no link Compreendendo o detalhe do relatório Produtividade de Campanhas Omni.

Como acessar os dados usando a API do Tactium MIS

Para acessar os dados do TACTIUM MIS, é necessário utilizar a usar a API do Tactium MIS.

O uso da API se inicia com a autenticação, passando um usuário e senha, com isso será obtido um token com data de expiração.

Com o token válido, será possível consumir os métodos (que existem para cada uma das visões/relatórios disponíveis).

Para mais informações, acesse a URL da API, na aplicação do Tactium MIS implantada.

Caso ainda não possua a API do TACTIUM MIS implantada no seu ambiente, solicite ao Comercial mais informações sobre como contratar/avaliar esse módulo de nossa solução.



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