Usando a solução Tactium MIS

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12, julho de 2023
Ailton Júnior

Visão geral

A solução Tactium MIS (Management Information System) foi desenvolvida para oferecer aos gestores de operações de TACTIUM IP informações sumarizadas e que possam ser tratadas por soluções de BI (Businness Inteligence) com acesso direto às informações.

O TACTIUM MIS solução disponibilizará uma base sumarizada, apartada da solução de produção, com registros  relativos ao dia anterior de operação (D-1), permitindo ter uma camada isolada para a geração de visões, acesso por API e relatórios específicos com base nos dados do Tactium IP.

Recomendamos que a base de MIS fique em uma estrutura separada da base de Produção (preferencialmente um servidor de banco separado) para evitar concorrência de desempenho entre o uso do MIS e a operação em produção.

Veja a seguir um diagrama que representa a estrutura de funcionamento da solução. Na tabela são detalhados os 2 passos envolvidos nesse processo.

Momentos Contexto Descrição Detalhe
Primeiro momento Preparar base MIS Execução dos passos 1, 2 e 3 fará a execução do Job no SQL para consultar e gravar os dados na estrutura do BI. Executar tarefa (job) após o fechamento do dia para carregar os dados do dia trabalhado de forma a que fique disponível no dia seguinte (D-1).

Esse processo de carga consulta os dados em produção com formatação e sumarização conforme relatórios / consultas definidos e gera as informações em tabelas na base MIS.

Segundo momento Consultar base MIS Consulta dos dados na base MIS nas tabelas geradas, representando o passo 4 Consumir os dados até (D-1) na base MIS. É recomendado que esse consumo seja feito a partir da API disponibilizada que acessará a tabela do relatório correspondente.

Visões de dados disponíveis na API

Visões de dados do Tactium IP

A implementação do TACTIUM MIS se baseia na geração de tabelas que materializam resultados de relatórios do TACTIUM IP. Atualmente possuímos os seguintes relatórios disponíveis:

Detalhe das ligações

Os dados do relatório “Detalhe das Ligações” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetLig” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas, conforme o de/para criado correlacionando com o relatório.

Colunas tabela BI “X_DetLig” Colunas do Relatório “Detalhe das Ligações”
[InitiatedAt] Data/Hr
[ServiceName] Serviço
[Device] Ramal
[TP_HSC_EXTERNAL] Tipo
[AgentName] Agente
[EstabilishedAt] Hora Atend.
[Duration] Tempo Dur.
[AnswerTime] Tempo Atend.
[CallingDeviceFmt] Origem
[CalledDeviceFmt] Destino
[FinishSponsor] Finalização
[TrunkNumber] Trc.
[Situation] Situação
[ClearedAt] Conf. Deslig.
[HookedOff] Solic. Deslig.
[HangupTime] Duração Oper.
[HookedOffTime] Dur. Sist.
[ClearedTime] Duração Deslig.
[CallTypeString] Controle interno do relatório.
[Record] Gravaçoes Áudio (ID interno da gravação)
[Ivr] URA (ID interno da URA)
[callID] ID único interno da Ligação.
[NR_HSC] Índice do histórico da chamada. Usado para correlacionar vários atendimentos na mesma ligação.
[IS_DVC] ID interno do Ramal
[ServiceID] ID interno do Serviço
[CampaignID] ID interno da Campanha
[AgentID] ID interno do Agente
[Transbordo] Indica se a ligação foi transbordada
[Transferencia] Indica se a ligação foi transferida 
[ExternalData] Dados Ext.
[SwitchCallId] ID único da Ligação usado nas Integração – Deverá ser usado para cruzar as ligações com o CRM-OMNI, por exemplo
[Consulta] Indica se a ligação foi consultada 
[IS_RUN] Controle interno de BI 
[Fila_Duracao] Tempo Espera
[ACM] Negoc.
[GCM] Grupo de Negoc.
[IS_CBT] ID interno de bloqueio de Ligação 
[CalAnalyser] Blq. Anális. de Áudio
[CallIdentifier] ID interno da Ligação 

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium IP.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório do Detalhe das Ligações do Tactium IP, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe das Ligações.

Detalhe de Atividades (dos Agentes)

Os dados do relatório “Detalhe de Atividades” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetAtvAgente” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:

Colunas tabela BI “X_DetAtvAgente” Colunas do Relatório “Detalhe de Atividades”
[NM_AGT] Operador
[IS_AGT] ID interno do Agente
[DT_AGH_STARTEDAT] Data do histórico do Agente
[Data] Data
[Hora] Hora
[TP_AGH] Ação
[DS_RAZAO] Razão
[Duracao] Duração
[IS_RUN] Controle interno de BI

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium IP.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Detalhe das Atividades dos Operadores do Tactium IP, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe de Atividades.

Como acessar os dados usando a API do Tactium MIS

Para acessar os dados do TACTIUM MIS, é necessário utilizar a usar a API do Tactium MIS.

O uso da API se inicia com a autenticação, passando um usuário e senha, com isso será obtido um token com data de expiração.

Com o token válido, será possível consumir os métodos (que existem para cada uma das visões/relatórios disponíveis).

Para mais informações, acesse a URL da API, na aplicação do Tactium MIS implantada.

Caso ainda não possua a API do TACTIUM MIS implantada no seu ambiente, solicite ao Comercial mais informações sobre como contratar/avaliar esse módulo de nossa solução.



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