Criando mensagens e frases no nMonitor

377 Visualizações
23, junho de 2022
Arthur Moreira

Objetivo

O objetivo deste documento é entender a criação e funcionamento de mensagens e frases a partir do nMonitor, permitindo assim a utilização nas URA de atendimentos ou serviços cadastrados no nMonitor.

As variáveis só podem ser cadastradas e editadas pelo IVR Manager, para mais detalhes acesse o tópico de variáveis do  IVR.

Cadastros base

Este tópico tem como objetivo demonstrar como realizar os cadastros base da aplicação. Estes cadastros serão usados posteriormente para construção de uma URA ou associação no cadastro de um serviço.

Mensagens

O cadastro de mensagens está disponível na parte lateral do nMonitor, existem dois tipos de cadastros de mensagens sendo:

  1. Com áudios pré-gravados “Arquivo” e;
  2. Vocalização de textos através do TTS “Texto”.

TTS é Text to Speech, nada mais é do que uma técnica de sintetização da fala humana, que converte texto em linguagem áudio sintetizando uma voz humana.

Mensagem de áudios gravados (Arquivo)

As mensagens de áudio gravados por definição são realizada por meios de arquivos audíveis gravados anteriormente e salvos dentro de um diretório, para realizar o cadastro da mensagem clicamos em ‘Novo” após isso abrirá um pop-up com os campos nos quais deverão ser todos preenchidos

Titulo (obrigatório) Titulo do Cadastro de mensagem dentro do nMonitor.
Tipo (obrigatório) Tipo da mensagem, se será em modo de Arquivo (arquivo de texto pré-gravado) ou Texto (texto cadastrado no nMonitor e vocalizado pelo TTS).
URL (obrigatório) Caminho dentro do servidor da aplicação onde se encontra o arquivo de voz. Pode-se também colocar apenas o nome do arquivo de áudio, porém se torna obrigatório o preenchimento do campo “VOZ”.
Voz Selecionar a Voz cadastrada que representa a pasta no qual se encontra os arquivos de voz gravados, caso seja informado apenas o nome do arquivo. Para compreender como realizar esse cadastro acesse: Instalando e configurando voz de  TTS no Tactium IP.

Para o sucesso da reprodução da mensagem é necessário que o arquivo de áudio tenha algumas configurações específicas conforme tabela abaixo.

Formato WAV
Codec A-Law
Amostragem 8KHz

Para converter um arquivo de áudio, você pode usar o programa de sua preferência, atualmente, gratuito. Para mais informações acesse  Convertendo áudios para uso no Tactium IP usando o Audacity.

Mensagem de texto TTS (Texto)

As mensagens de texto são realizadas por meio de vocalização textual, ou seja, o texto é lido por um determinado sintetizador de voz. Neste caso para a criação da mensagem basta preencher o titulo, selecionar o tipo texto e no conteúdo digitar o que deve ser vocalizado.

Titulo (obrigatório ) Titulo do Cadastro de mensagem dentro do nMonitor.
Tipo (obrigatório ) Tipo da mensagem, se será em modo de Arquivo (arquivo de texto pré-gravado) ou Texto(texto cadastrado no nMonitor e vocalizado pelo TTS).
Conteúdo (obrigatório ) Representa o Texto que será sintetizado e vocalizado pelo TTS padrão cadastrado no Tactium IP.

Para mais informações sobre as vozes homologadas e como é feito a instalação acesse o link Instalando e configurando sintetizador de voz TTS.

Frases

As frases pelo nMonitor podem ser criadas por uma ou mais mensagens a fim de proporcionar uma experiência mais fácil e simples de configurar.

Para cadastrar uma nova frase basta acessar a barra do menu lateral, clicar em Frases, e em Novo:

Na tela de configuração de frase é necessário inserir o titulo, na parte de mensagens disponíveis aparecerá todas as mensagens registradas sendo necessário selecionar e clicar no botão indicado para passar para os selecionados. No quadro de selecionados estão todos as mensagens que compõem a frase que será vocalizada conforme a ordem, os botões laterais permitem alterar a posição vertical da mensagem.

Nas frases aparece todas as mensagens, independente do tipo de cadastro (arquivo ou texto).

Note que para utilização de variáveis dentro das frases é necessário realizar o processo através do IVR Manager. Para saber mais acesse: Utilização de variáveis no cadastro de frases IVR.



Este conteúdo foi útil para você?
50% LikesVS
50% Dislikes

Index