Instalando e configurando voz de TTS no Tactium IP

834 Visualizações
30, abril de 2021
Henrique Souza

Objetivo

Este documento tem como objetivo ensinar como instalar e configurar um pacote de voz TTS no Tactium IP. Esse serviço precisará ser instalado no mesmo local do serviço do “Tactium IP Board Services”.

Pré-requisitos

Para a instalação e configuração do pacote de voz TTS você precisará estar com os seguintes instaladores e instala-los na mesma máquina onde a board services está instalada.

Instalando

A instalação das plataformas de reconhecimento de voz da Microsoft é simples e rápida, todas possuem o padrão de instalação NNF (Next-Next-Finish). Para isso basta executar os instaladores seguindo a seguinte ordem:

01. SpeechPlatformRuntime;

02. MicrosoftSpeechPlatformSDK;

03. MSSpeech_SR_pt-BR_TELE;

Sintetizadores homologados

É necessário escolher um sintetizador para ser instalado e utilizado. Existem diversas versões de sintetizadores já homologadas para o Tactium IP, entre elas algumas gratuitas e outras pagas.

Fabricante Sintetizador Investimento
Microsoft Maria Gratuito
Microsoft Heloisa Gratuito
Ivona Ricardo Pago
Ivona Vitória Pago
Loquendo Gabriela Pago

Pacote de Voz Gratuito (Microsoft Heloísa)

Para utilizar o pacote de voz da Heloísa ou outro produzido pela Microsoft basta acessar o site oficial da microsoft, selecionar e baixar o pacote de voz desejado.

Após a finalização do download instale o pacote. A instalação do pacote é realizada de maneira automática, bastando clicar no pacote e informar que confia no fornecedor para as alterações, durante alguns segundos a tela abaixo aparecerá, após o término o pacote estará instalado.

Após a conclusão da instalação das plataformas de reconhecimento de voz, verifique se os serviços foram instalados na máquina corretamente, para isso vá em ‘Aplicativos e recursos’ da máquina onde foi executado os instaladores acima e procure pelos mesmos.

Pacote de Voz Pago (Ivona Ricardo)

Para utilizar o pacote de voz do Ricardo ou outro produzido pela Ivona ou Nuance basta acessar o site oficial do fabricante, selecionar e baixar o pacote de voz desejado. O pacote custa 39 euros, caso queira experimentar é possível utilizar um período de teste clicando no Download mencionado abaixo.

Após a finalização do download instale o pacote. Para instalar o pacote basta seguir o padrão NNF (Next-Next-Finish). Além do pacote de voz (Speech2Go Voice Package) o fornecedor disponibiliza na mesma instalação o MiniSpeech, um programa para testar as conversões de texto para áudio, é um software auxiliar, portanto opcional.

Após a conclusão da instalação das plataformas de reconhecimento de voz, verifique se os serviços foram instalados na máquina corretamente, para isso vá em ‘Aplicativos e recursos’ da máquina onde foi executado os instaladores acima e procure pelos mesmos.

Configurando no Tactium IP

Após instalado o sintetizador no servidor, conforme descrito nos passos anteriores, você deverá realizar a configuração da voz dentro do cadastro de vozes no nMonitor em Configurações>>Cadastro>>Vozes.

Dentro desse conceito você poderá ter vários TTS instalados dentro do servidor e poderá usar um TTS específico para cada cadastro de voz do Tactium IP.

No Cadastro de Vozes podemos adicionar uma nova ou editar uma existentes. Ao criar temos os seguintes campos:

Nome: Nome do Cadastro de Voz.
Descrição: Descrever a finalidade.
Diretório: Colocar o caminho no qual estão localizados as vozes.
Caminho padrão:C:\Program Files (x86)\Softium\Tactium Voip\TactiumIP BoardService\media\voices
Voz do TTS: Selecionar uma das vozes que estão homologadas no Tactium IP, tendo as seguintes já homologadas (Maria, Heloísa, Ricardo, Vitória e Gabriela). Caso selecione a voz padrão, deve-se fazer as seguintes configurações adicionais Configurando a voz TTS (padrão) no arquivo de configuração do Tactium IP BoardServices
Velocidade do TTS: Velocidade no qual a voz estará e quanto menor o valor a pronuncia será mais lenta.
Ativo: Se a configuração está ativo ou não.

Configurando a voz TTS (padrão)

Caso a voz “padrão” esteja selecionada no cadastro do nMonitor, o sistema irá usar as configurações existentes no arquivo de configurações do módulo TactiumIP BoardServices com a seguinte tag:

O parâmetro “voiceName” deve ser alterado conforme a voz escolhida. Baixe o exemplo do parâmetro para o pacote da Heloísa ou para o pacote do Ricardo.

O parâmetro “rate” é usado para definir a velocidade de reprodução do TTS. O padrão configurado é “-1”, porém ele poderá ser reduzido ou aumentado conforme a necessidade da configuração do mesmo.

Note que os serviços precisam ser reiniciados, inclusive da Khomp.



Este conteúdo foi útil para você?
100% LikesVS
0% Dislikes

Index