Cadastrando rotas e grupo de rotas no Tactium IP nMonitor

500 Visualizações
9, junho de 2021
Henrique Souza

Objetivo

Este documento tem como objetivo ensinar como configurar rotas e grupos de rotas e atribui-las à campanhas e serviços.

Cadastrando rota

Para realizar o cadastro de uma rota é necessário passe o ponteiro do mouse sobre a engrenagem que fica do lado esquerdo da tela, Cadastros, e depois clique em rotas, conforme ilustrado abaixo:

Esse check quando marcado mostra todas as rotas, tanto as ativas quanto as Inativas.
Esse check quando marcado mostra apenas as rotas que estejam ativas.
Esse check quando marcado mostra apenas as rotas que estejam Inativas.
Esse botão é utilizado para cadastrar uma nova rota.
Esse botão é utilizado para testar se uma ligação irá sair por uma alguma rota especifica utilizando alguns critérios, como DDD, quantidade de números, campanha e serviços associados à rota. Para mais informações acesso o tópico Testando uma rota.
Esse botão é utilizado para atualizar a lista de rotas na página.

É possível também filtrar alguma rota especifica, basta escrever o nome e clicar em filtrar.

Na tela inicial do cadastro de rotas são exibidas as seguintes informações:

Nome  Nome de cadastro da rota.
Tipo  Tipo da rota, pode ser Ativa ou Receptiva.
Fixo  Exibe uma bolinha vermelha quando telefones fixos não entrarem nos critérios e verde quando entrar.
Celular  Exibe uma bolinha vermelha quando telefones celulares não entrarem nos critérios e verde quando entrar.
Interno Exibe uma bolinha vermelha quando telefones internos não entrarem nos critérios e verde quando entrar.
Local  Exibe uma bolinha vermelha quando telefones locais não entrarem nos critérios e verde quando entrar.
Interurbana  Exibe uma bolinha vermelha quando telefones interurbanos não entrarem nos critérios e verde quando entrar.
DDI  Exibe uma bolinha vermelha quando telefones DDI não entrarem nos critérios e verde quando entrar.
Ativa/Inativa  Exibe uma bolinha vermelha quando inativa e verde quando ativa.
Permite visualizar uma rota já cadastrada.
 Edita uma rota já cadastrada.
Exclui uma rota já cadastrada.

Ao clicar no botão Novo são exibidas as seguintes informações para cadastro da Rota:

Parâmetros gerais

Nome Nome da Rota.
Tipo/Ativa Roteamento aplicado em ligações ativas.
Tipo/Receptiva Roteamento aplicado em ligações receptivas.
Prioridade Define a prioridade que essa rota terá.
Caso tenha mais de uma rota cadastrada e o usuário queira definir uma prioridade entre elas.
Ativo Indica se a rota está Ativa ou não.
Prefixo Indica se a Rota está Ativa ou não.
Código da Operadora (CSP) O Código de Seleção de Prestadora (CSP) identifica uma empresa que pode executar ligações de longa distância nacionais ou internacionais. O código tem o formato padronizado de dois caracteres numéricos.
Domínio Campo destino ao uso do servidor de telefonia (Tactium Board Service), onde deve ser passado o domínio no momento da ligação.
Operadora Voip Define a operadora Voip  que será utilizada, a mesma precisa está previamente cadastrada. Caso este rota utilize uma operadora E1 este campo pode ser desconsiderado.
Troncos Define quis o troncos (Canais) serão utilizados para trafego de ligação por esta rota.

Troncos

Os troncos definirão qual canal a rota utilizará. As informações abaixo é de uma placa já cadastrada.

Para verificar essas informações basta ir no painel Khomp e em Canais, verifique que os primeiros canais estão configurados para logon de agentes (0, 1 e 2). Desse modo estão livres para ligações os demais canais (3 a 9)  e código de área é o DDD.

Aplicação

As configurações sobre a rota pode ser acessada via aba “Aplicação”, diversos parâmetros podem ser habilitados ou desabilitados por exemplo: Se permite telefones fixos, celulares, internos e ligações locais, interurbanas ou internacionais, os códigos de área (DDD) bem como as operadoras disponíveis.

Rotas alternativas

As rota alternativas serão utilizadas como para tráfego quando a principal estiver indisponível, caso queira validar deixe habilitado o “Sim”, após isso basta passar para “selecionados” as rotas disponíveis que deseja utilizar.

Receptiva

Na aba receptiva configuramos um serviço, grupo de ramais ou agentes que podem utilizar essa rota, por este meio só é possível configurar uma das opções.

Testando uma rota

Para testar se uma rota está funcionando corretamente basta clicar em “Testar” na página cadastro de rotas. Após isso preencha o número de destino, a campanha aplicada e o serviço e clique em testar. No campo “resultado” aparecerá todo o percurso evidenciando algum possível erro na rota, neste exemplo houve sucesso.

Cadastrando grupo de rotas

Para realizar o cadastro de uma rota é necessário passe o ponteiro do mouse sobre a engrenagem que fica do lado esquerdo da tela, Cadastros, e depois clique em grupo de rotas, conforme ilustrado abaixo:

Atribuindo rotas e grupo de rotas em campanhas

A atribuição de rotas ou grupos de rotas em campanhas é realizada na página de criação ou edição da campanha, selecione o campo rotas ou grupo de rotas e selecione a escolhida após isso basta clicar em salvar, conforme ilustrado abaixo:

Atribuindo rotas e grupo de rotas em serviços

A atribuição de rotas ou grupos de rotas nos serviços é realizada na página de criação ou edição do mesmo, há dois campos rotas ou grupo de rotas, basta selecionar e escolher a opção desejada e clicar em salvar, note que ao selecionar uma, a outra é automaticamente desabilitada, conforme ilustrado abaixo:



Este conteúdo foi útil para você?
100% LikesVS
0% Dislikes

Index