Cadastrando rotas e grupo de rotas no Tactium IP nMonitor
Sumário
Objetivo
Este documento tem como objetivo ensinar como configurar rotas e grupos de rotas e atribui-las à campanhas e serviços.
Cadastrando rota
Para realizar o cadastro de uma rota é necessário passe o ponteiro do mouse sobre a engrenagem que fica do lado esquerdo da tela, Cadastros, e depois clique em rotas, conforme ilustrado abaixo:
Esse check quando marcado mostra todas as rotas, tanto as ativas quanto as Inativas. Esse check quando marcado mostra apenas as rotas que estejam ativas. Esse check quando marcado mostra apenas as rotas que estejam Inativas. Esse botão é utilizado para cadastrar uma nova rota. Esse botão é utilizado para testar se uma ligação irá sair por uma alguma rota especifica utilizando alguns critérios, como DDD, quantidade de números, campanha e serviços associados à rota. Para mais informações acesso o tópico Testando uma rota. Esse botão é utilizado para atualizar a lista de rotas na página. É possível também filtrar alguma rota especifica, basta escrever o nome e clicar em filtrar.
Na tela inicial do cadastro de rotas são exibidas as seguintes informações:
Nome | Nome de cadastro da rota. |
Tipo | Tipo da rota, pode ser Ativa ou Receptiva. |
Fixo | Exibe uma bolinha vermelha quando telefones fixos não entrarem nos critérios e verde quando entrar. |
Celular | Exibe uma bolinha vermelha quando telefones celulares não entrarem nos critérios e verde quando entrar. |
Interno | Exibe uma bolinha vermelha quando telefones internos não entrarem nos critérios e verde quando entrar. |
Local | Exibe uma bolinha vermelha quando telefones locais não entrarem nos critérios e verde quando entrar. |
Interurbana | Exibe uma bolinha vermelha quando telefones interurbanos não entrarem nos critérios e verde quando entrar. |
DDI | Exibe uma bolinha vermelha quando telefones DDI não entrarem nos critérios e verde quando entrar. |
Ativa/Inativa | Exibe uma bolinha vermelha quando inativa e verde quando ativa. |
Permite visualizar uma rota já cadastrada. | |
Edita uma rota já cadastrada. | |
Exclui uma rota já cadastrada. |
Ao clicar no botão Novo são exibidas as seguintes informações para cadastro da Rota:
Parâmetros gerais
Nome | Nome da Rota. |
Tipo/Ativa | Roteamento aplicado em ligações ativas. |
Tipo/Receptiva | Roteamento aplicado em ligações receptivas. |
Prioridade | Define a prioridade que essa rota terá. Caso tenha mais de uma rota cadastrada e o usuário queira definir uma prioridade entre elas. |
Ativo | Indica se a rota está Ativa ou não. |
Prefixo | Indica se a Rota está Ativa ou não. |
Código da Operadora (CSP) | O Código de Seleção de Prestadora (CSP) identifica uma empresa que pode executar ligações de longa distância nacionais ou internacionais. O código tem o formato padronizado de dois caracteres numéricos. |
Domínio | Campo destino ao uso do servidor de telefonia (Tactium Board Service), onde deve ser passado o domínio no momento da ligação. |
Operadora Voip | Define a operadora Voip que será utilizada, a mesma precisa está previamente cadastrada. Caso este rota utilize uma operadora E1 este campo pode ser desconsiderado. |
Troncos | Define quis o troncos (Canais) serão utilizados para trafego de ligação por esta rota. |
Troncos
Os troncos definirão qual canal a rota utilizará. As informações abaixo é de uma placa já cadastrada.
Para verificar essas informações basta ir no painel Khomp e em Canais, verifique que os primeiros canais estão configurados para logon de agentes (0, 1 e 2). Desse modo estão livres para ligações os demais canais (3 a 9) e código de área é o DDD.
Aplicação
As configurações sobre a rota pode ser acessada via aba “Aplicação”, diversos parâmetros podem ser habilitados ou desabilitados por exemplo: Se permite telefones fixos, celulares, internos e ligações locais, interurbanas ou internacionais, os códigos de área (DDD) bem como as operadoras disponíveis.
Rotas alternativas
As rota alternativas serão utilizadas como para tráfego quando a principal estiver indisponível, caso queira validar deixe habilitado o “Sim”, após isso basta passar para “selecionados” as rotas disponíveis que deseja utilizar.
Receptiva
Na aba receptiva configuramos um serviço, grupo de ramais ou agentes que podem utilizar essa rota, por este meio só é possível configurar uma das opções.
Testando uma rota
Para testar se uma rota está funcionando corretamente basta clicar em “Testar” na página cadastro de rotas. Após isso preencha o número de destino, a campanha aplicada e o serviço e clique em testar. No campo “resultado” aparecerá todo o percurso evidenciando algum possível erro na rota, neste exemplo houve sucesso.
Cadastrando grupo de rotas
Para realizar o cadastro de uma rota é necessário passe o ponteiro do mouse sobre a engrenagem que fica do lado esquerdo da tela, Cadastros, e depois clique em grupo de rotas, conforme ilustrado abaixo:
Atribuindo rotas e grupo de rotas em campanhas
A atribuição de rotas ou grupos de rotas em campanhas é realizada na página de criação ou edição da campanha, selecione o campo rotas ou grupo de rotas e selecione a escolhida após isso basta clicar em salvar, conforme ilustrado abaixo:
Atribuindo rotas e grupo de rotas em serviços
A atribuição de rotas ou grupos de rotas nos serviços é realizada na página de criação ou edição do mesmo, há dois campos rotas ou grupo de rotas, basta selecionar e escolher a opção desejada e clicar em salvar, note que ao selecionar uma, a outra é automaticamente desabilitada, conforme ilustrado abaixo: