Configurando o Serviço do Telegram no Tactium OMNI

268 Visualizações
17, outubro de 2022
Arthur Moreira

Visão Geral

Esta documentação visa orientar e auxiliar no cadastro do serviço do Telegram no Tactium OMNI para a realização de atendimentos centralizados no OmniPA.

Pré-requisito

  1. Possuir uma url de callback (webhook) única único para cada BOT que será disponibilizado;
  2. Possuir uma conta ativa no Telegram para criar e gerenciar o BOT que será responsável pela interação com o cliente. A partir dos dados do BOT será criado o vinculo no aplicativo que terá a integração com o Tactium Omni;

Esse canal está disponível a partir da versão 22.10.10

Criando um BOT no Telegram

Após ter efetuado login no Telegram devemos procurar pelo criador oficial de BOT, para isto basta procurar por BotFather do Telegram. Inicie uma conversa clicando em Start.

Inicialmente o BOT enviará uma mensagem com os comandos disponíveis para utilização, no caso criaremos um novo BOT, o comando para este procedimento é /newbot conforme imagem abaixo:

Após o envio do comando a próxima mensagem pede um nome para o bot., neste caso você precisa preencher o nome que será dado ao BOT.

A tela seguinte pedirá um nome de usuário para o BOT, é necessário que termine com “bot”.

Após nomear e configurar o BOT, será emitido um token a ser utilizado no Tactium, este token é sinalizado em vermelho na conversa conforme imagem abaixo:

Cadastrando serviço no Tactium

Para realizar o cadastro de serviço acesse o ManagerADM e seguir o caminho Serviços e processos>> Cadastrar Serviço.

Na página seguinte, clique no botão “Novo” para adicionar um novo serviço.

Na aba “Cadastro” nomeie o serviço, e selecione o “Tipo de Serviço” para Messaging e coloque na “Cifra” os primeiros 10 números do token, este conteúdo fica antes dos dois pontos.

Na integração selecione o tipo “Telegram“, no campo API Key preencha com todo o conteúdo disponibilizado anteriormente incluindo os números da cifra e na URL de integração deverá ser preenchido com https://api.telegram.org/bot este é o link de integração do Telegram.

Na aba “Grupo Serviço”  é possível definir um ou mais grupos para esse serviço e também o horário padrão de cada grupo. Depois de selecionar o grupo e o horário, basta clicar em  para que seja salvo as informações, como na imagem abaixo.

Quando o grupo e o horário forem salvos, eles são apresentados na tabela abaixo. Caso deseje alterar o grupo ou o horário basta clicar em editar () ou caso deseje excluir aquele grupo basta clicar em excluir ().

Pronto, após concluir estas etapas, o serviço pode ser salvo, para isso é só clicar no botão salvar ().

Por fim, para aplicar as configurações do serviço é necessário reiniciar o serviço Tactium.ChatServer, este processo realizará a vinculação do Bot criado com o cenário operacional de atendimento.

Para clientes Tactium Cloud, será necessário consultar o SAC da Tactium.

Configurando o path e as permissões das pastas para troca de anexo do Tactium

Torna-se necessário realizar as configurações das pastas de anexos que são feitas dentro do ManagerADM. Além das configurações das pastas, torna-se necessário dar as permissões das pastas para o funcionamento da aplicação. Para saber mais sobre as permissões acesse Configurando as permissões e o compartilhamento da pasta de anexo.

Configurando o link do WebHook

Se torna necessário a configuração dos links do Webhook para o funcionamento das integrações com as API’s dos canais de messaging (WhatsApp, Telegram, Teams, Facebook, etc) e das pesquisas de satisfação que são associadas juntamente à essa camada de integração. Portanto, deve-se configurar os parâmetros interno e externo em Configurações Gerais no ManagerADM. Para mais informações acesse Configurando o link externo e interno Webhook no TACTIUM.

Vinculando um Script de Automação ao Serviço (opcional)

Para vincular um Script de Automação (mais conhecido por ChatBot) basta acessar o cadastro de serviço no ManagerADM (TTAdmin) e associá-lo na pasta inferior no cadastro.

Em seguida, torna-se necessário a reinicialização do serviço do Tactium.ChatServer para aplicar a configuração realizada.

Para clientes Tactium Cloud, será necessário consultar o SAC da Tactium.

Caso queira saber mais informações sobre o Script de Automação, acesse a página Configurando um Script de Automação no Tactium Omni.

Configurando a Pesquisa de Satisfação (opcional)

Para habilitar a pesquisa do basta selecionar o tipo de pesquisa no cadastro do serviço no ManagerADM, podendo ser a padrão ou a customizada. Na customizada será habilitado uma nova aba para definir as perguntas necessárias. Para mais informações de como configurar acesse Configurando a pesquisa de satisfação.

Configurando o horário de atendimento do serviço (opcional)

Para configurar o horário de serviço na tela de Cadastro devemos ir até a opção “Horário Padrão” e depois selecione um horário que já foi salvo e configurado anteriormente no Manager ADM.

Os clientes que entraram fora do horário configurado automaticamente receberão uma mensagem de fora de horário padrão do sistema e serão classificado com o status de “Fora de horário”.

Para mais informações acesse Configurando Horário Padrão para Atendimento no OMNI.

Os atendimentos classificados como “Fora de horário” poderão ser listados no menu “Conversas” (Pastinhas) permitindo que o operador possa retomar os atendimentos a partir do OmniPA através de um contato ativo. Para mais informações acesse Conhecendo o recurso de retomada de conversas através do OmniPA.

Interagindo com o BOT

Para iniciar uma conversa basta enviar qualquer mensagem para o BOT.

Inicialmente os atendimentos serão automaticamente enviados para a fila de atendimento do OmniPA, caso deseje crie e habilite um script de automação, assim é possível interagir com os clientes e realizar tratativas do atendimento automaticamente.



Este conteúdo foi útil para você?
50% LikesVS
50% Dislikes

Index