Verificando o Gerenciador de Negócios do Meta e a API da GupShup para integração do WhatsApp com o Tactium Omni

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2, agosto de 2022
Ailton Júnior

Visão geral

Este documento foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar no procedimento de criação dos aplicativos da GupShup e verificação dos mesmos, informando boas práticas a serem utilizadas em cada etapa, proporcionando assim uma verificação rápida e fácil.

Gerenciador de Negócios (Meta Business Manager)

Introdução

O gerenciador de negócios do Facebook, ou também conhecido como Meta Business Manager, é uma plataforma gratuita que possui como um de seus objetivos integrar e gerenciar seu negócio com parceiros externos, viabilizando um gerenciamento ativo e eficiente que pode alavancar seu negócio.

O Business Manager é de extrema importância para os procedimentos que você irá realizar.
Para saber mais sobre o Gerenciador de Negócios acesse Sobre o Gerenciador de Negócios do Facebook.

Criando um Gerenciador de Negócios

Para começar, você terá que acessar o Business Manager a partir do link https://business.facebook.com/settings/info, com o Facebook logado, será apresentado o(s) negócio(s) vinculado(s) ao perfil ou a página vazia com a opção de criar um negócio.

Caso não esteja, o Business manager irá solicitar que entre com uma conta do Facebook.

DICA IMPORTANTE: entre com uma conta do Facebook de uma pessoa física/real, caso você entre com uma conta de empresa ou semelhante, o Business Manager poderá entender como uma conta “falsa” e acabar dificultando a verificação dos negócios vinculadas a ela.

Se você já possui uma empresa cadastrada no Business Manager pode pular este passo e ir para o próximo.

Para criar vincular um negócio basta clicar em “Criar empresa” e preencher os campos que irão surgir na tela.

Depois de preenchido clique em “Enviar” e assim será criado um novo gerenciador de negócio para a sua empresa.

Preparando as informações da página para verificação

Dentro do Business Manager acesse o negócio ao qual você deseja realizar a verificação. Feito isso será aberta a página de “configurações do negócio”,  no menu lateral selecione opção “Informações da empresa”.

Será necessário preencher todos os dados referentes a sua empresa, para isso clique em “Editar” dentro de “Detalhes de empresa”.

Dica: Para ter uma verificação sem falhas, é importante que as informações estejam 100% fidedignas com as de sua empresa. Então ao preencher esses dados use o cartão de CNPJ da sua empresa, pois no momento da verificação o Business Manager irá conferir os mesmos dados.

 

Caso esteja com alguma informação desatualizada no CNPJ há duas opções:
1 – Atualizar o cartão e depois iniciar a verificação, o que vai consumir tempo, porém será efetivo, ou;
2 – Preencher com as informações desatualizadas e depois da verificação, se necessário atualizar as informações do CNPJ.

Iniciar verificação do negócio

Antes de iniciar a verificação devemos nos certificar que o seu usuário seja administrador para verificar acesse no menu lateral “Usuários” >>> “Pessoas”.

Após se certificar que o seu usuário é administrador, selecione no menu lateral a opção “Centro de segurança” e clique em “Iniciar verificação”.

Ao iniciar basta seguir os passos abaixo, conferindo todos os dados para evitar falhas na verificação.

Na parte de adicionar detalhes da organização terá um campo para identificação fiscal que é opcional, nele você terá que adicionar o número de Identificação do Empregador (EIN) da sua empresa, caso você possua o mesmo.

Após seguir os passos mencionados, você terá que selecionar seu negócio na lista que aparecerá na tela. Caso possua mais de um negócio vinculado ao gerenciador do Business Manager, procure o que possui as informações mais similares ao que você utilizou nos preenchimentos anteriores e apresenta o final do CNPJ vinculado ao negócio, após selecionado clique em avançar.

Caso o seu negócio não apareça na lista você pode selecionar a última opção “Minha organização não está na lista”, clicar em avançar e seguir os passos do tópico “Negócio não listado, o que fazer?“.

Após selecionar o negócio, confira se o domínio está correto e clique em “Avançar”. Se possuir mais de um domínio é possível que o Business Manager encontre e ofereça que você selecione o que será utilizado.

Dica sobre o uso do domínio e site do seu negócio: para ter uma verificação mais assertiva é recomendado que no rodapé do seu site possua a razão social e o CNPJ do seu negócio, isso faz com que, quem for verificar o seu site/domínio entenda que realmente aquele site está vinculado ao seu negócio.

Após estas verificações, será solicitado que você escolha uma forma de contato podendo ser por e-mail, ou por verificação de domínio.

  • Por e-mail: Será enviado um e-mail para verificação e validação do contato;
  • Pelo domínio: Será realizada uma análise no site informado para verificação e validação a partir do Business Manager.

Após realizada a verificação do contato, será passado todas as informações para a análise do Business Manager que pode ser realizada por uma IA (Inteligência Artificial), ou por um dos analistas do Business Manager. Ao ser finalizada a verificação será retornada um contato com a conclusão ou com as ressalvas/pontos que estão faltando para a conclusão e finalização da verificação.

Tente seguir todos os passos à risca, pois toda vez que a verificação voltar com algum ponto a ser ajustado menos prioridade será dada a sua análise pela equipe do Business Manager.

Negócio não listado, o que fazer?

Caso você não consiga identificar o seu negócio na listagem apresentada, você poderá enviar os documentos para comprovação do seu negócio. Para isso, após clicar em “Minha organização não está na lista”, você precisará de dois documentos: um para confirmar o nome/razão social do seu negócio e outro para comprovar o endereço do seu negócio.

Esse procedimento pode acarretar em uma maior demora na verificação do negócio. Mas aqui vai uma dica para ajudar a amenizar a demora: você pode utilizar o cartão do CNPJ do seu negócio para validar as duas informações, isso acarretará em uma verificação rápida e simples no mesmo documento. E lembre-se, menos é mais nesses casos.

Após anexar os documentos de comprovação, clique em “Avançar” e continue os passos do tópico anterior. Em caso de dúvidas, para maiores informações, acesse Por que sua empresa não pode ser verificada.

Meta for Developers (opcional)

Introdução

O Meta for Developers é um sistema do META desenvolvido para criadores de aplicativos na plataforma do meta, incluindo as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp. Na conjuntura dos procedimentos que precisamos realizar para a configuração e verificação das páginas e API de integração do serviço de WhatsApp, o developers chega ser extremamente importante para a validação dos procedimentos internos do Meta em relação ao uso de dados de todas as API’s vinculadas ao mesmo.

Configurando um app no Meta for Developers

Antes de mais nada precisamos ressaltar que o usuário que deverá se autenticar no Meta for Developers não necessariamente precisa ser o dono da página do Facebook, porém esse usuário precisará ter permissão de administrador na página. Para mais informações de como dar essa permissão acesse Configurando um Administrador de Página no Facebook direto do Facebook.

Para criar um app acesse o Meta for Developers e clique em Meus aplicativos e selecione a opção Criar aplicativo.

Caso não possua um conta no developers será necessário criar a mesma logando com uma conta do Facebook.

No processo de criação do aplicativo será necessário selecionar o tipo do aplicativo, selecione a opção de “Empresa” e clique em “Avançar”.

Após informe o Nome de exibição, digite o E-mail de contato do aplicativo (O e-mail configurado será usado para a administração do aplicativo) e clique em Criar aplicativo.

Caso já possua um Gerenciador de negócios, também conhecido como Meta Business Manager, poderá adicionar nessa etapa, caso não o próximo tópico aborda melhor sobre o mesmo.

O aplicativo criado surgirá na página de Meus aplicativos do Developers.

Para a utilização do aplicativo será necessário fazer dois procedimentos, são eles:

Configurar as informações básicas

Para este processo, acesse o aplicativo criado e a partir do menu lateral acesse Configurações >> Básico. Nesta configuração será necessário preencher os campos apontados na imagem abaixo, com foco na URL da politica de privacidade, ícone e categoria. Após informado esses campos basta clicar em Salvar alterações.

Realizar a verificação do uso de dados

Antes de iniciar a verificação do aplicativo será necessário acessar o aplicativo e selecionar no menu lateral direito a opção “Permissões e Recursos”.

Dentro do recurso “email” iremos em “Obter acesso avançado” e confirmar a caixa de diálogo que habilitará a automação do processo de verificação. Esse processo precisará ser repetido também com o recurso “public_profile”.

A etapa anterior é obrigatório para garantir que seja permitido a verificação de dados do aplicação. Se esse processo não for realizado o sistema não permitirá fazer a verificação dos dados apresentado o alerta abaixo.

Após habitar os recursos acima, poderemos iniciar a verificação dos dados da aplicação.

Basta selecionar o aplicativo e clicar em Iniciar verificação, feito isso basta ler e informar o que se é pedido. O processo de verificação pode levar de 30 minutos à 48 horas, varia de acordo com a analise do Meta.

Os prazos são únicos para cada aplicativo e serão exibidos na notificação do desenvolvedor, podendo ser consultados no Menu lateral “Alertas” e “Caixa de Entrada” ou, através das notificações na parte superior do Painel de aplicativos.

As APIs rejeitarão todas as consultas feitas pelo aplicativo criado até que esse processo de verificação seja concluído.

GupShup

Introdução

A GupShup é uma das maiores plataformas de conversação integrada que conhecemos, onde consegue alinhar uma experiência simples, segura e familiar para todos os clientes.

Para saber mais sobre a GupShup e suas principais soluções, acesse https://www.gupshup.io.

Criando uma API na GupShup

Após acessar a sua conta da GupShup, em painel de controle, clique em “Crie seu primeiro app”, em seguida clique em “Access API” para iniciar o processo de configuração do aplicativo na GupShup e realize os passos descritos a seguir.

Passo 1: Adicione o nome do aplicativo que será criado dentro da GupShup e clique em “Enviar”.

Recomendamos colocar como nome de identificação do aplicativo o nome do seu negócio ou similar para facilitar a identificação do mesmo.

Passo 2: Leia e compreenda as políticas de envio de mensagens e dos mecanismos de integração, dentro deste selecione o idioma padrão do aplicativo que você está criando. Após a compreensão clique em “Próximo”.

Passo 3: Realize a habilitação das mensagens Template, que são modelos de mensagem ativas para dar início a conversas via WhatsApp Oficial, são também conhecidas como MTM ou Notification Messages. Em seguida clique em “Ir ao painel”, para assim finalizar a criação do aplicativo.

Esta ativação se torna opcional, pois é utilizada apenas se você/seu negócio for utilizar o serviço de WhatsApp para se comunicar com seus clientes, assim iniciando conversas através de um procedimento ativo.

Processos de verificação

A GupShup demanda requisitos para proporcionar que um aplicativo “Go-Live”. Para iniciar o processo de verificação antes é necessário consolidar se os itens abaixo estão de acordo com as diretrizes da empresa:

  1. Gerenciador de Negócios do Facebook Verificado (Como verificar meu Gerenciador de Negócios?)
  2. Número de telefone (Diretrizes para o número de telefone)
  3. Nome de exibição (Nome deve ser relacionado com as informações da página dentro do Businnes Manager, razão social da empresa ou em conformidade com a URL fornecida (Site))

Com os pontos acima em mãos, dispomos de dois fluxos de verificação para a integração da conta do WhatsApp Business API, sendo eles:

  1. Onboarding Facebook Embed;
  2. O fluxo Tradicional do GupShup;

O processo Embed é o mais recomendado pois permite o gerenciamento da sua conta do Whatsapp Business diretamente no Facebook, além de oferecer uma experiência de avaliação não verificada por 30 dias, permitindo que o processo de verificação do Business Manager ocorra sem comprometer as APIs criadas.

Caso esteja migrando o seu número de um outro BSP (broker) torna-se necessário trabalhar a partir do processo Tradicional do GupShup.

Os pontos para análise dos dois fluxos:

Fluxo Onboarding Facebook Embed Fluxo Gupshup Tradicional
Registre seu número de telefone para a API do WhatsApp Business em alguns minutos O número de telefone não estará ativo a menos que todo o processo seja concluído.
Obtenha acesso direto ao gerenciador Whatsapp Business no Facebook Você não poderá acessar seu gerenciador WABA no Facebook, pois o Gupshup o gerencia para você.
Obtenha novos recursos e atualizações diretamente do Facebook. Com sua conta Meta Business Manager verificada não há limitações de envio de mensagens ou início de conversas

Verificação Incorporada (Embedded)

Com o aplicativo já criado, inicialmente ele estará “Ñot Live” (Fora do Ar), pois não realizamos a verificação ainda, para continuar clique em “Go Live” (Ativar).

Etapa 1: Você poderá escolher a região onde os dados serão armazenados e o país de destino, onde será registrado o número de WhatsApp, no caso Brasil. A seguir é informado os preços (em USD) das taxas cobradas pelo próprio WhatsApp sobre as conversações entre seu negócio e o seu cliente e a taxa de mensagem cobrada pela GupShup.

Após estar ciente das taxas clique em “Proceder”, para continuar o processo de verificação.

Etapa 2: Nesta etapa você deverá adicionar as informações de contato, como e-mail, número de contado e o nome do contato. Além de ler e concordar com as políticas e termos de condições e privacidade.

É importante que o e-mail e o número informados sejam válidos e sejam de fácil acesso por você, pois haverá necessidade de verificação. Para continuar marque todas as caixas de checagem.

Etapa 3: Nesta etapa você deverá confirmar as informações preenchidas por você na etapa anterior e validar o seu e-mail, pois só poderá seguir adiante após a validação do e-mail.

Para verificar o e-mail, basta ir na caixa de entrada do e-mail informado e clicar em “Verificar agora” no e-mail enviado pela GupShup.

Etapa 4: Nesta etapa é onde acontecerá a integração com o Facebook e o Business Manager, para a criação do WhatsApp Business API (WABA) e os passos finais da verificação. Para continuar clique em “Continue com o Facebook”.

Os passos seguintes serão divididos em 4 etapas, os mesmos são bem descritivos e de fácil compreensão.

Etapa 4.1: Você irá nesta etapa criar ou vincular as contas empresarias do Business e do WhatsApp.

Faz-se necessário que você realize o login com a mesma conta de facebook que utilizou para criar o aplicativo de negócio no Business Manager.

Após os passos anteriores você terá que selecionar a conta criada no Business Manager, que está vinculada a conta do Facebook utilizada.

Etapa 4.2: Selecione criar uma nova conta e um novo perfil de identificação para o WhatsApp Business API (WABA) ou selecione uma conta ou perfil já existente (onde este último será representado pelo nome de exibição e número de telefone vinculados). Clique em “Avançar”.

Etapa 4.3: Depois será necessário preencher as informações que serão vinculadas no WhatsApp Business API (WABA). Nessa etapa é preciso adicionar o Nome da Conta e o Nome de Exibição do WhatsApp, Categoria do seu negócio, Descrição (Opcional) e Site (Opcional).

Etapa 4.4: Nesta última etapa você deverá informar o número de WhatsApp que será utilizado na sua conta do WhatsApp Business API. Você tem a opção de utilizar o que está vinculado no cadastro do seu negócio ou um outro.

Após definido o número você poderá escolher entre receber o código de verificação por SMS (no caso de números de telefone celular) ou por ligação de voz (no caso de telefone fixo ou celular), feito isso basta solicitar o envio do código e aguardar o recebimento.

O número que será utilizado não pode estar registrado em nenhuma outra conta do WhatsApp. Caso esteja registrado em alguma conta, para usá-lo, desconecte-o da conta, volte a esta página e insira o número novamente. Nota: O número pode levar até 3 minutos para ficar disponível.

Após informar o código e clicar em “Verificar”, a página seguinte apresentará as informações sobre o início de utilização confirme o entendimento ao clicar em “OK”.

Em decorrência disto, seremos direcionados para a tela final do processo de ativação no portal da Gupshup. Selecione o número cadastrado anteriormente, confirme e após a tela de carregamento o seu número estará ativo e pronto para uso.

Parabéns! O processo de criação foi completado. Vamos agora configurar a URL de nossa aplicação e vinculação ao seu número.

Veja que seu número está Live, ou seja, significa que está no ar e pronto para uso.

Falta apenas a configuração da URL do Webhook e posteriormente dos Templates de Mensagens, caso seja necessário. Para realizar estas configurações acesse Configurando o Serviço do GupShup (WhatsApp).

Verificação Tradicional

Com o aplicativo já criado, inicialmente ele estará “Not Live” (Fora do Ar), pois não realizamos a verificação ainda, para realizar a verificação clique em “Go Live(Ativar).

Após isso, será aberta uma janela com a opção de criar uma WABA,  nela será apresentada as seguintes opções:

  • Novo número (Recomendado): Selecionar caso queira criar com um número novo e/ou necessariamente sem uso no momento.
  • Número de migração: Selecionar caso queira migrar um número que esteja sendo utilizado em outra API para a Gupshup.

Como estamos simulando a verificação do zero, selecione “Novo número” e depois clique no botão Proceder.

 

Em seguida, você precisa se certificar que todos os itens da lista estão conferidos e validados, caso todas estiverem corretos clique em “Estou pronto” para prosseguir.

Agora selecione o país “Brazil” e visualize os valores, que serão cobrados em dólar, na forma de pagamento que você vincular na plataforma.

Clique em “Proceder” ao final da janela para aceitar os preços e seguir em frente.

Agora, preencha com os dados da sua empresa e com o contato. Complete todos os dados e marque os checkbox com o aceite dos termos e confirmando que você é um dos representantes da empresa, conforme o exemplo, e então clique em “Próximo“.

Vale lembrar que é com esses dados que será realizado todas as comunicações por parte da GupShup, tais como informativos, faturas e demais informações.

 

Após o preenchimento dos dados, será enviado um e-mail de verificação para o e-mail informado.

 

Caso não encontre na caixa de entrada verifique, também, na caixa de SPAM. O remetente correto para essa verificação é o [email protected].

Agora que seu e-mail foi Verificado. Confira o restante das informações e estando tudo revisados, clique em Confirmar.

Informe o ID do seu Business Manager que deve ser de uma conta Verificada e clique em “Salvar“.

Caso não possua uma conta verificada siga os passos na página “Sobre a verificação da empresa“, e aguarde a verificação do Facebook.

Após informe o número de telefone que irá vincular ao WhatsApp e clique em “Salvar“.

Lembrando que esse número não pode estar habilitado e em uso de WhatsApp nesse momento. Para mais saber sobre as politicas de uso de um número de telefone no WhatsApp Business API (WABA) acesse Números de telefone.

Por fim, informe o nome de apresentação que aparecerá em sua conta de WhatsApp e clique em “Salvar“.

Para saber sobre as diretrizes de permissão e seleção do nome de exibição do WhatsApp Business acesse Nomes de exibição.

Depois disso, irá aparecer a informação de o GupShup irá precisar da aprovação do Business Manager para continuar os procedimentos.

 

Para realizar o procedimento de aprovação solicitado pela GupShup, acesse sua conta do Business Manager. No menu lateral, selecione “Solicitações” e ao, identificar a  solicitação da GupShup, clique em “Aprovar“.

Após a aprovação no Business Manager volte para a tela da GupShup e clique no botão “I have approved” para seguir em frente. Com isso a GupShup receberá os dados da solicitação e realizará a analise da mesma.

O processo de analise pode durar de algumas horas a 2 dias para finalizar o processo de aprovação de sua conta WABA, com o Business Manager já devidamente aprovado. E durar de 2 a 7 dias para finalizar o processo de aprovação no Facebook e criação de sua conta WABA (WhatsApp Business Account), no caso do Business Manager não estar aprovado.

Você pode acompanhar no seu e-mail a aprovação, ou entrar na conta do GupShup, onde vai aparecer o botão “Aguardando aprovação“.

Quando a conta é aprovada, no Dashboard do GupShup e ao lado do seu App, Clique no botão “Complete Verification” para ir à etapa final de validação do número vinculado a sua conta.

Parabéns, as informações de sua conta WABA (WhatsApp Business Account) foram aprovadas. Agora só falta a verificação do número, que será feita por meio do envio de um SMS ou de ligação de voz, com um código que você irá receber e anotar, para utilizar no próximo passo.

  • Se o número informado é de um FIXO, escolha a opção Request Code via Voice.
  • Se for um celular, pode solicitar um SMS, na opção Request Code via SMS.

Quando receber, informe o código e clique em Submit. Caso tenha alguma dificuldade em receber, use as opções Resend via SMS (para solicitar um SMS para linhas móveis) ou Resend via Voice (para linhas fixas).

Parabéns! A verificação foi completada. Vamos agora configurar a URL de nossa aplicação e vinculação ao seu número.

Veja que seu número está Live, ou seja, significa que está no ar e pronto para uso.

Falta apenas a configuração da URL do Webhook e posteriormente dos Templates de Mensagens, caso seja necessário. Para realizar estas configurações acesse Configurando o Serviço do GupShup (WhatsApp).

Configurando o aplicativo e serviço da GupShup

Para configurar o aplicativo, Webhook e o serviço de WhatsApp no Tactium acesse CONFIGURANDO O SERVIÇO DO GUPSHUP.



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