Configurando as notificações do Tactium BPM
Sumário
Visão Geral
O objetivo do Novo Notificador é encaminhar via e-mail aos setores responsáveis, as informações sobre registros e andamento de demandas de acordo com o fluxo de trabalho e de suas respectivas etapas.
Pré-requisito
- Instalado o serviço do TTSendMailServer e habilitando as configurações.
- Para saber mais informações sobrea a instalação acesse Instalando o serviço de envio de e-mail TTSendMailServer.
- A habilitação do envio das notificações, será explicado no tópico à seguinte Habilitando o envio das notificações no TTSendMailServer.
- Ter a procedure SOFT_PR_GERA_NOTIF_FLUXO no banco de dados no Tactium CRM com um Job para executar a procedure a procudure a cada minuto. Para configurar o JOB acesse Configurando os JOB’s para o envio de notificações do Processo no BPM.
Habilitando o envio das notificações no TTSendMailServer
Após instalar o TTSendMailServer, torna-se necessário habilitar as notificações do BPM que serão realizadas a partir do arquivo de configuração TTSendMailserver.exe.config do serviço TTSendMailServer.
No arquivo de configuração existem definidos os assuntos das notificações, podendo ser adaptadas de acordo com a necessidade do cliente.
Para habilitar as notificações torna-se necessário colocar value=”1″ na TAG “Notificacao”.
Após configurações aplicadas, torna-se necessário o reinicio do serviço do TTSendMailServer.
Configurando as notificações
No Tactium Manager é realizado o cadastro das notificações do fluxo, que poderão ser fluxo e/ou por etapa (atividade) específica.
Para configurar as notificações referentes ao fluxo é necessário clicar em “Configurar Notificações” na tela do cadastro do fluxo.
Para configurar as notificações referentes às etapas é necessário clicar em Etapas na tela etapas do fluxo e em seguida clicar em “Configurar Notificações Workflow”.
Em desenvolvimento (falta explicar as demais notificações)
Início do fluxo ou de etapa.
Esta notificação será enviada para o grupo ou agentes definidos indicando que a ocorrência foi registrada ou que uma nova etapa foi iniciada, sendo assim a sua duração e percentagem serão zerados e ficarão desabilitados.
O Tempo não é configurável, pois acontece no mesmo instante que a ocorrência é aberta.
Templates Default
No novo notificador, teremos disponibilizados os Templates default para cada notificação, que funcionarão somente se não estiver nenhum Templates personalizado cadastrado para aquela notificação.
Início do fluxo
Lembrete do fluxo
Limite de Duração do fluxo
Estouro da Duração do fluxo
Início da Etapa
Lembrete da Etapa
Limite da Duração da etapa
Estouro da duração da etapa
Templates Personalizados
É possível usar Templates personalizados que devem ser criados em Carta/texto auxiliar.
Para anexa-los a cada notificação é necessário setar o Fluxo e clicar em Templates na parte superior da janela dos cadastros de fluxos, logo em seguida será aberta uma nova janela, na qual você poderá escolher para cada tipo de notificação um template personalizado.
Os Templates poderão ser usados para notificações de etapas e de fluxos. Ao escolher um template personalizado o “template default” não será mais usado para a notificação setada. Caso as notificações não tenham Templates personalizados configurados, será usado os defaults.
O sistema permite configurar os templates individualmente para cada tipo de notificação de etapa e fluxo, exceto o tipo de notificação “Inicio Fluxo/Etapa”, pois o mesmo template será visualizado quando for registrado um atendimento para o fluxo e para cada nova etapa for iniciada.
Tipos de Notificações:
- Estouro da Duração da Etapa
- Estouro da Duração do Fluxo
- Inicio Fluxo/Etapa
- Lembrete % da Etapa
- Limite da Duração da Etapa
- Limite da Duração do Fluxo
Para associar o tipo de notificação, basta escolher a notificação e no campo template de notificações, escolher a template que foi definida em carta/texto auxiliar e gravar as configurações.
Testando as configurações realizadas
Após a conclusão do processo de configuração, poderemos testar o envio e recebimento de e-mails através do novo notificador, seguindo o caminho Opções >> Notificações Workflow.
No campo que está setado na figura abaixo, devemos inserir o e-mail que será utilizada para o teste e em seguida basta apenas clicar no botão Enviar.
Se tudo tiver ocorrido conforme o esperado, será recebido um e-mail confirmado a configuração realizada.
Em desenvolvimento (essa tela ainda está sendo utilizada ou foi descontinuada)