Configurando Ligações via WhatsApp no Tactium com Gupshup
Sumário
Objetivo
Este tutorial tem como objetivo orientar passo a passo a preparação do ambiente para habilitar e configurar o recebimento de ligações via WhatsApp no Tactium, utilizando a integração com a plataforma Gupshup.
Preparando o PBX
O Whatsapp, para se comunicar com o Tactium, passa por um PBX antes. É necessário primeiro, preparar o PBX para receber esta chamada. Vamos tomar como exemplo um PBX FUSION, porem o conceito é semelhante para outros PBX. O PBX deve estar com o codec OPUS habilitado. Sem ele as ligações não irão funcionar!
No PBX Fusion, a configuração do codec fica em Avançado/Perfil SIP, clique no perfil utilizado e busque por inbound-codec-prefs e deixe conforme print.

Liberando o IP da Gupshup no PBX
Ir em Avançado/Controle de acesso

Adicionar o IP 54.207.112.105/32

Criando os Ramais
Criar dois ramais que serão utilizados pelo Tactium e Gupshup.
Ir em Contas/Ramais. Crie dois ramais e anote o usuário, senha e o dominio deles(dominio é o mesmo pra ambos).

Cadastrando a entrada no PBX
Ir em Dialplan e em Adicionar

Em Tipo, deixe entrada. Em Destino coloque o ramal que criou destinado a Gupshup e em Ações aponte para o ramal que será utilizado para conectar o PBX ao Tactium.

Cadastrando a comunicação Gupshup no nMonitor

Clique em novo. na tela abaixo, onde destaquei em verde, são os dados que utilizou para cadastrar o numero na Gupshup, onde informará o numero, AppId e AppToken(ambos estão na pagina do cliente, na Gupshup). Onde está destacado em vermelho, são os dados cadastrados no passo 2, onde Usuário é o ramal criado no passo 2, destinado a Gupshup, senha é a senha e Host é o Codigo da conta.

Cadastrando o ponto de entrada
Agora, para receber a ligação, basta cadastrar um serviço/ponto de entrada, e para o ponto de entrada, use a mesma cifra do ramal cadastrado no Passo 2.
Caso tenha duvida de como criar um ponto de entrada, seguir os passos desse link.
Ao cadastrar o ponto de entrada para receber ligações de Whatsapp, deve marcar SIM, onde está destacado.

Cadastrando o ramal para se comunicar com o PBX
Ir em Cadastro/Operadora Voip e cadastrar uma nova conta VoIP com os dados do ramal cadastrado no Passo 2, utilizando o ramal destinado para a comunicação com o tactium.
Em Usuário, é o numero do ramal criado no PBX. Senha e a senha do ramal e o Proxy é o dominio do PBX. Tempo de expiração deixe em 7200.

Pronto, o Tactium estará apto a receber as chamadas de Whatsapp.
