Usando a solução do Tactium PBX

277 Visualizações
22, janeiro de 2025
Denis Zaranza

Objetivo

Neste tutorial iremos ensinar como preparar o softphone para logar um ramal PBX e como acompanhar os dados de ligações no Tactium PBX.

Usaremos para este exemplo o Microsip, mas a premissa para outros softphones é a mesma. Para baixar o Microsip, clique aqui: MicroSIP-3.19.7

Preparando o ramal

Para configurar será necessário realizar os passos ilustrados sequencialmente através da propriedades da conta.

Cadastrando um ramal no Softphone

1º Passo: Para adicionar uma conta, ir em Adicionar conta, como mostra na figura abaixo.

2º Passo: Em Conta, você irá cadastrar seu ramal, com os dados recebidos pela tactium..

  • Nome da Conta: Coloque um nome qualquer. Pode ser inclusive o seu. É apenas uma identificação
  • Servidor SIP: Coloque o dominio do PBX que recebeu da Tactium
  • Usuário: Coloque seu ramal recebido pela Tactium
  • Dominio: Coloque o dominio do PBX que recebeu da Tactium
  • Login: Coloque seu ramal recebido pela Tactium
  • Senha: Coloque a senha recebida pela Tactium

Salve as configurações.

Configure agora, o seu headset.

Configurando o fone no Softphone

3º Passo Configurando o Headset: Ir em Configurações.

Nas opções destacadas, selecione seu Headset.

Salve as configurações.

Para fazer ligações, basta usar o teclado numérico. Para realizar transferencias, usar o botão destacado abaixo:

Consultando as ligações recebidas e geradas no PBX

A Tactium irá lhe fornecer o link, usuário e senha do Tactium PBX. Nele conseguirá ver o fluxo de ligação.

Com os dados de acesso recebido pela Tactium, você irá logar no PBX.

A tela inicial será esta abaixo, onde de forma simplificada terá a visão das ultimas ligações geradas ou recebidas.

Para acessar todo o histórico, vá em “Aplicações” e selecione “Detalhe das gravações de voz”. Para ouvir as gravações será exibido um ícone que permite o download da mesma na coluna “Gravação”.

Por padrão, as gravações de chamadas realizadas ou recebidas pelo Tactium PBX serão armazenadas por um período de 30 dias. Após esse prazo, serão excluídas automaticamente, sem aviso prévio, conforme a política comercial vigente.



Este conteúdo foi útil para você?
Array
50% LikesVS
50% Dislikes