Configurando integração de login com o AD no Tactium CRM e OMNI

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22, dezembro de 2025
Matheus Olsen

Objetivo

Este documento tem como objetivo descrever o processo de login nas ferramentas Tactium CRM e OmniPA, incluindo a integração da autenticação via Active Directory (AD).
A habilitação dessa funcionalidade é realizada por meio de um parâmetro global único, já utilizado no ambiente do CRM, garantindo uma configuração centralizada e consistente entre as ferramentas.

Pré-requisitos

Antes de iniciar a configuração, é necessário: 

  1. Possuir acesso ao Manager Admin com perfil de administrador. 
  2. Ter o Active Directory (AD DS) da empresa ativo e acessível. 
  3. Verificar se o arquivo Bibliotecas.config do OmniPA contém o endereço do AD configurado, por exemplo: <add key=”ParametroAD” value=”LDAP://seudominio.com.br/DC=seudominio,DC=com,DC=br” />. 
  4. Garantir que o usuário que fará login exista no AD DS e possua senha válida e não expirada. 

Configurando

  1. Acesse o Manager Admin>Configurações>Configurações Gerais. 
  2. Em configurações gerais, localize o parâmetro “Indica que a autenticação do NewManager será via Active Directory.” 
  3. Habilite este parâmetro. 
  4. Salve as alterações realizadas. 
  5. Após a habilitação, a autenticação de usuários passará a ser feita diretamente pelo AD. 

Como utilizar

  1. Acesse o OmniPA, OMNI ou CRM. 
  2. Na tela de login, insira seu usuário e senha de rede (AD). 
  3. Caso o usuário e senha sejam válidos e a senha não esteja expirada, o sistema permitirá o login normalmente. 
  4. Caso a senha esteja expirada ou inválida no AD, o sistema negará o acesso. 

Observação:
Os sistemas são integrados. Ao realizar tanto login quanto logoff em um deles, os demais sistemas irão realizar o mesmo processo de forma automática. 

Considerações importantes

  • Quando a autenticação via AD estiver habilitada, o controle de senha e data de expiração é feito exclusivamente pelo Active Directory. 
  • Caso o parâmetro de autenticação via AD seja desabilitado, o sistema voltará a utilizar a autenticação interna de usuários. 
  • Em ambientes com múltiplos domínios, o endereço configurado no arquivo Bibliotecas.config deve apontar para o domínio correto do AD que será utilizado para autenticação. 
  • A autenticação via Active Directory permite que o usuário acesse as aplicações utilizando as mesmas credenciais de rede corporativa, garantindo integração centralizada, segurança e controle unificado de acesso entre o OmniPA, OMNI e CRM. 

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