Realizando a migração de um número (Broker) para a Gupshup

30 Visualizações
20, março de 2024
Júlia Santos

Visão Geral

A solução de Omnichannel da Tactium utiliza a plataforma da Gupshup como intermediária oficial do WhatsApp Business API, permitindo integrar toda a comunicação entre sua empresa e o cliente em uma plataforma única, fácil de operar, ágil e intuitiva. Dito isto, para utilização do canal de WhatsApp é necessária a ativação do número desejado nesta plataforma de mensageria.

O processo de migração é iniciado pelos Business Solution Providers e envolve um WABA de origem (a conta na qual o número de telefone está registrado) e um WABA de destino (a conta para onde o número de telefone será migrado). Além disso, apenas os Provedores de Soluções Empresariais e as empresas diretamente integradas à API do WhatsApp Business podem realizar a migração do número de telefone.

Requisitos

  • Possuir o Gerenciador de Negócios verificado. Para mais informações sobre verificação acesse: Gerenciador de Negócios: Iniciar verificação do negócio
  • Possuir um número online já utilizado para solicitação do WhatsApp API.
  • Possuir a autenticação de dois fatores (2FA) no WhatsApp Business Account (WABA) desabilitado. A autenticação de dois fatores (2FA) é uma camada adicional de segurança em sua conta do WhatsApp Business API oficial, antes de migrar, você deve desativar o 2FA em sua conta existente. Para mais informações sobre verificação acesse: Como desabilitar a autenticação de dois fatores (2FA) no WhatsApp Business Account?.
  • Possuir o número (a ser migrado) disponível para receber verificação.
  • Possuir perfil de administrador no Gerenciador de Negócios.

Migrando o número ativo para gerenciamento na Gupshup

Após acessar a sua conta da GupShup, em painel de controle, clique em “Crie seu primeiro app”, em seguida clique em “Access API” para iniciar o processo de configuração do aplicativo na GupShup.

Adicione o nome do aplicativo que será criado dentro da GupShup e clique em “Enviar”.

 

Recomendamos colocar como nome de identificação do aplicativo o nome do seu negócio ou similar para facilitar a identificação do mesmo.

Para iniciar a configuração do aplicativo, acesse o botão  .

E selecione que a criação da WABA será realizada para migração de um número de telefone.

Ao prosseguir, você selecionará o onboarding através do fluxo embedded, para gerenciamento da WhatsApp Business Account pelo gerenciador de negócios.

Na tela seguinte, você poderá escolher a região onde os dados serão armazenados e o país de destino, onde será registrado o número de WhatsApp, no caso Brasil.

A seguir é informado os preços (em USD) das taxas cobradas pelo próprio WhatsApp sobre as conversações entre seu negócio e o seu cliente e a taxa de mensagem cobrada pela GupShup.

Após estar ciente das taxas clique em “Proceder”, para continuar o processo de verificação.

Em sequência, você deverá adicionar as informações de contato, como e-mail, número de contado e o nome do contato. Além de ler e concordar com as políticas e termos de condições e privacidade.

É importante que o e-mail e o número informados sejam válidos e sejam de fácil acesso por você, pois haverá necessidade de verificação. Para continuar marque todas as caixas de checagem.

Você deverá confirmar as informações preenchidas por você na etapa anterior e validar o seu e-mail, pois só poderá seguir adiante após a validação do e-mail.

Para verificar o e-mail, basta ir na caixa de entrada do e-mail informado e clicar em “Verificar agora” no e-mail enviado pela GupShup.

A etapa seguinte é onde acontecerá a integração com o Facebook e o Business Manager, para a criação do WhatsApp Business API (WABA) e os passos finais da verificação.

Para continuar clique em “Continue com o Facebook”.

Realizaremos o seguintes passos para gerar uma nova conta conta de Negócios no WhatsApp (WABA) para associação do número a ser migrado:

  1. Criação da Conta de Negócios no WhatsApp (WABA) Etapa 1.1: Vincular a conta empresarial do Business com o WhatsApp.Faz-se necessário que você realize o login com uma conta de usuário com perfil administrador para possuir permissão para vincular a WABA com o Business Manager e clique em “Continuar”.Selecione a conta empresarial da Meta desejada, preencha os dados adicionais da empresa (opcional) e clique em “Avançar”.

    Etapa 1.2: Selecione criar uma nova conta e um novo perfil de identificação para o WhatsApp Business API (WABA) e clique em “Avançar”.

    Etapa 1.3: Preencher as informações que serão vinculadas no WhatsApp Business API (WABA). Nesta etapa é preciso adicionar:

    Nome da Conta: Denominação para acompanhamento interno através do Business Manager.

    Nome de Exibição do WhatsApp: Denominação observada por todos os usuários que realizarão ou receberão contato através do número de WhatsApp. Obrigatoriamente deve remeter a empresa, conforme cartão CNPJ. Por exemplo: Caso a razão social da empresa seja Tactium Informática, o nome inserido deve ser utilizar-se de partes principais (Tactium) ou do nome por completo.

    Categoria do seu negócio: Denominação sobre à área ou setor em que a sua empresa opera.

    Descrição (Opcional): Descrição referente a natureza do negócio.

    Site (Opcional): Endereço onde as informações sobre a empresa são apresentadas na internet.

  2. Número de telefone
    Etapa 2.1: Informar o número de WhatsApp que será migrado na sua conta do WhatsApp Business API.Ignore a mensagem de erro apresentada e feche a janela sem verificação do OTP.
  3. Recuperar WABA ID no Business Manager.Através do gerenciador de negócios localize no menu lateral o painel “Contas do WhatsApp”.Copie a “Identificação da conta de WhatsApp” e salve-o em um bloco de notas à parte para utilização em sequência.

A etapa seguinte é onde concluiremos a migração para gerenciamento do número a partir da Plataforma da GupShup.

Ao fechar a janela de associação do número, já finalizamos a etapa de criação da WABA. Logo, agora associaremos o número migrado a WABA criada, para isto clique em “I have completed WABA creation”.

Na página seguinte, informe o número de identificação da WABA copiado a partir do Business Manager e clique em “Continue”.

Para finalizarmos a migração, informe o número a ser migrado para ativação.

Após clicar no botão “Request OTP” será enviado um código por SMS/ligação para conclusão do processo de migração. Basta inseri-lo no campo indicado e confirmar o envio.

Aguarde a conclusão do processo de migração, o mesmo é concluído em até 5 minutos. Após retorno de sucesso, o número será disponibilizado no painel de acompanhamento da Gupshup.



Este conteúdo foi útil para você?
50% LikesVS
50% Dislikes