Realizando a migração de um número (Broker) para a Gupshup
Sumário
Visão Geral
A solução de Omnichannel da Tactium utiliza a plataforma da Gupshup como intermediária oficial do WhatsApp Business API, permitindo integrar toda a comunicação entre sua empresa e o cliente em uma plataforma única, fácil de operar, ágil e intuitiva. Dito isto, para utilização do canal de WhatsApp é necessária a ativação do número desejado nesta plataforma de mensageria.
O processo de migração é iniciado pelos Business Solution Providers e envolve um WABA de origem (a conta na qual o número de telefone está registrado) e um WABA de destino (a conta para onde o número de telefone será migrado). Além disso, apenas os Provedores de Soluções Empresariais e as empresas diretamente integradas à API do WhatsApp Business podem realizar a migração do número de telefone.
Requisitos
- Possuir o Gerenciador de Negócios verificado. Para mais informações sobre verificação acesse: Gerenciador de Negócios: Iniciar verificação do negócio
-
Possuir um número online já utilizado para solicitação do WhatsApp API.
-
Possuir a autenticação de dois fatores (2FA) no WhatsApp Business Account (WABA) desabilitado. A autenticação de dois fatores (2FA) é uma camada adicional de segurança em sua conta do WhatsApp Business API oficial, antes de migrar, você deve desativar o 2FA em sua conta existente. Para mais informações sobre verificação acesse: Desabilitando a confirmação de duas etapas para migração do WABA API.
-
Possuir o número (a ser migrado) disponível para receber verificação.
-
Possuir perfil de administrador no Gerenciador de Negócios.
Migrando o número ativo para gerenciamento na Gupshup
Após acessar a sua conta da GupShup, em painel de controle, clique em “Crie seu primeiro app”, em seguida clique em “Access API” para iniciar o processo de configuração do aplicativo na GupShup.
Adicione o nome do aplicativo que será criado dentro da GupShup e clique em “Enviar”.
Recomendamos colocar como nome de identificação do aplicativo o nome do seu negócio ou similar para facilitar a identificação do mesmo.
Para iniciar a configuração do aplicativo, acesse o botão .
E selecione que a criação da WABA será realizada para migração de um número de telefone.
A etapa seguinte é onde acontecerá a integração com o Facebook e o Business Manager, para a criação do WhatsApp Business API (WABA) e os passos finais da verificação. Na tela seguinte, você poderá escolher a região onde os dados serão armazenados e o país de destino, onde será registrado o número de WhatsApp.
A seguir é informado os preços (em USD) das taxas cobradas pelo próprio WhatsApp sobre as conversações entre seu negócio e o seu cliente e a taxa de mensagem cobrada pela GupShup.
Após estar ciente das taxas clique em “Proceder”, para continuar o processo de verificação.
Em sequência, você deverá adicionar as informações de contato, como e-mail, número de contado e o nome do contato. Além de ler e concordar com as políticas e termos de condições e privacidade.
É importante que o e-mail e o número informados sejam válidos e sejam de fácil acesso por você, pois haverá necessidade de verificação. Para continuar marque todas as caixas de checagem.
Você deverá confirmar as informações preenchidas por você na etapa anterior e validar o seu e-mail, pois só poderá seguir adiante após a validação do e-mail.
Para verificar o e-mail, basta ir na caixa de entrada do e-mail informado e recuperar o Código de Verificação no e-mail enviado pela GupShup.
Ao prosseguir, você selecionará o onboarding através do fluxo “Facebook Registration”, para gerenciamento da WhatsApp Business Account pelo Gerenciador de Negócios.
Para continuar clique em “Continue com o Facebook”.
Realizaremos o seguintes passos para gerar uma nova conta conta de Negócios no WhatsApp (WABA) para associação do número a ser migrado:
Conta de Negócios no WhatsApp (WABA)
Etapa 1.0: Vincular a conta empresarial do Business com o WhatsApp. Faz-se necessário que você realize o login com uma conta de usuário com perfil administrador para possuir permissão para vincular a WABA com o Business Manager e clique em “Continuar”.
Selecione a conta empresarial da Meta desejada, preencha os dados adicionais da empresa (opcional) e clique em “Avançar”.
Etapa 1.1: Selecione criar uma nova conta e um novo perfil de identificação para o WhatsApp Business API (WABA) e Preencha as informações que serão vinculadas no WhatsApp Business API (WABA). Nesta etapa é preciso adicionar:
Nome da Conta | Denominação para acompanhamento interno através do Business Manager. |
Nome de Exibição do WhatsApp | Denominação observada por todos os usuários que realizarão ou receberão contato através do número de WhatsApp.
Obrigatoriamente deve ser igual ao utilizado no Broker anterior da empresa. |
Categoria do seu negócio | Denominação sobre à área ou setor em que a sua empresa opera. |
Número de telefone
Etapa 2.o: Informar o número de WhatsApp que será migrado na sua conta do WhatsApp Business API.
Será apresentada alerta sobre o número vinculado a outro Broker, para continuar e informar que deseja prosseguir com a migração para a plataforma da Gupshup, clique em “Avançar” novamente.
Na etapa seguinte, informaremos o código de autenticação enviado por SMS/Ligação para verificação do número.
Por fim, seremos direcionados para a tela final do processo de ativação no portal da Gupshup.
Selecione o número cadastrado anteriormente, confirme e após a tela de carregamento o seu número estará ativo e pronto para uso.