Realizando a migração de um número (Broker) para a Gupshup

511 Visualizações
20, março de 2024
Júlia Santos

Visão Geral

A solução de Omnichannel da Tactium utiliza a plataforma da Gupshup como intermediária oficial do WhatsApp Business API, permitindo integrar toda a comunicação entre sua empresa e o cliente em uma plataforma única, fácil de operar, ágil e intuitiva. Dito isto, para utilização do canal de WhatsApp é necessária a ativação do número desejado nesta plataforma de mensageria.

O processo de migração é iniciado pelos Business Solution Providers e envolve um WABA de origem (a conta na qual o número de telefone está registrado) e um WABA de destino (a conta para onde o número de telefone será migrado). Além disso, apenas os Provedores de Soluções Empresariais e as empresas diretamente integradas à API do WhatsApp Business podem realizar a migração do número de telefone.

Requisitos

  • Possuir o Gerenciador de Negócios verificado. Para mais informações sobre verificação acesse: Gerenciador de Negócios: Iniciar verificação do negócio
  • Possuir um número online já utilizado para solicitação do WhatsApp API.
  • Possuir a autenticação de dois fatores (2FA) no WhatsApp Business Account (WABA) desabilitado. A autenticação de dois fatores (2FA) é uma camada adicional de segurança em sua conta do WhatsApp Business API oficial, antes de migrar, você deve desativar o 2FA em sua conta existente. Para mais informações sobre verificação acesse: Desabilitando a confirmação de duas etapas para migração do WABA API.
  • Possuir o número (a ser migrado) disponível para receber verificação.
  • Possuir perfil de administrador no Gerenciador de Negócios.

Migrando o número ativo para gerenciamento na Gupshup

Após acessar a sua conta da GupShup, em painel de controle, clique em “Crie seu primeiro app”, em seguida clique em “Access API” para iniciar o processo de configuração do aplicativo na GupShup.

Adicione o nome do aplicativo que será criado dentro da GupShup e clique em “Enviar”.

 

Recomendamos colocar como nome de identificação do aplicativo o nome do seu negócio ou similar para facilitar a identificação do mesmo.

Para iniciar a configuração do aplicativo, acesse o botão  .

E selecione que a criação da WABA será realizada para migração de um número de telefone.

A etapa seguinte é onde acontecerá a integração com o Facebook e o Business Manager, para a criação do WhatsApp Business API (WABA) e os passos finais da verificação. Na tela seguinte, você poderá escolher a região onde os dados serão armazenados e o país de destino, onde será registrado o número de WhatsApp.

A seguir é informado os preços (em USD) das taxas cobradas pelo próprio WhatsApp sobre as conversações entre seu negócio e o seu cliente e a taxa de mensagem cobrada pela GupShup.

Após estar ciente das taxas clique em “Proceder”, para continuar o processo de verificação.

Em sequência, você deverá adicionar as informações de contato, como e-mail, número de contado e o nome do contato. Além de ler e concordar com as políticas e termos de condições e privacidade.

É importante que o e-mail e o número informados sejam válidos e sejam de fácil acesso por você, pois haverá necessidade de verificação. Para continuar marque todas as caixas de checagem.

Você deverá confirmar as informações preenchidas por você na etapa anterior e validar o seu e-mail, pois só poderá seguir adiante após a validação do e-mail.

Para verificar o e-mail, basta ir na caixa de entrada do e-mail informado e recuperar o Código de Verificação no e-mail enviado pela GupShup.

Ao prosseguir, você selecionará o onboarding através do fluxo “Facebook Registration”, para gerenciamento da WhatsApp Business Account pelo Gerenciador de Negócios.

Para continuar clique em “Continue com o Facebook”.

Realizaremos o seguintes passos para gerar uma nova conta conta de Negócios no WhatsApp (WABA) para associação do número a ser migrado:

Conta de Negócios no WhatsApp (WABA)

Etapa 1.0: Vincular a conta empresarial do Business com o WhatsApp. Faz-se necessário que você realize o login com uma conta de usuário com perfil administrador para possuir permissão para vincular a WABA com o Business Manager e clique em “Continuar”.

Selecione a conta empresarial da Meta desejada, preencha os dados adicionais da empresa (opcional) e clique em “Avançar”.

Etapa 1.1: Selecione criar uma nova conta e um novo perfil de identificação para o WhatsApp Business API (WABA) e Preencha as informações que serão vinculadas no WhatsApp Business API (WABA). Nesta etapa é preciso adicionar:

Nome da Conta Denominação para acompanhamento interno através do Business Manager.
Nome de Exibição do WhatsApp Denominação observada por todos os usuários que realizarão ou receberão contato através do número de WhatsApp.

Obrigatoriamente deve ser igual ao utilizado no Broker anterior da empresa.

Categoria do seu negócio Denominação sobre à área ou setor em que a sua empresa opera.

 

Número de telefone

Etapa 2.o: Informar o número de WhatsApp que será migrado na sua conta do WhatsApp Business API.

Será apresentada alerta sobre o número vinculado a outro Broker, para continuar e informar que deseja prosseguir com a migração para a plataforma da Gupshup, clique em “Avançar” novamente.

 

Na etapa seguinte, informaremos o código de autenticação enviado por SMS/Ligação para verificação do número.

Por fim, seremos direcionados para a tela final do processo de ativação no portal da Gupshup.

Selecione o número cadastrado anteriormente, confirme e após a tela de carregamento o seu número estará ativo e pronto para uso.



Este conteúdo foi útil para você?
100% LikesVS
0% Dislikes

Index