Solicitando análise do aplicativo para aprovação do Facebook/Instagram no uso do Tactium OMNI

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14, janeiro de 2022
Felipe Lisboa

Visão geral

O objetivo desse documento é auxiliar no processo de solicitar análise do aplicativo para aprovação do Facebook no uso dos serviços de Facebook e Instagram no TACTIUM OMNI.

Disponibilizamos também um link adicional do Facebook que fala um pouco mais sobre esse assunto e, se preciso, consultem também Análise do aplicativo e siga todos os passos.

Pré-requisito

Para realizar esse procedimento:

    1. Acesso de administrador na Página do Facebook. Para mais informações acesse  Atribuindo contas de Facebook e Instagram ao Gerenciador de Negócios.
    2. Página de política de privacidade no site do cliente. Exemplo: https://www.tactium.com.br/politica-de-privacidade/.

Configurando um app no Meta for Developers

Acesse a página Developers Facebook, o acesso deve ser realizado com um usuário de Perfil Administrador no Gerenciador de Negócios.

Na página “Meus aplicativos” e selecione a opção  .

Caso não possua um conta no Developers será necessário criar a mesma logando com uma conta do Facebook.

No processo de criação do aplicativo será necessário realizar as etapas abaixo:

Após a conclusão do processo acima, o aplicativo será criado na página do Developers Facebook.

Para a utilização do aplicativo será necessário fazer dois procedimentos, são eles:

Configurar as informações básicas

Em “Configurações do App” no menu lateral, selecione “Básico” e preencha as seguintes informações:

  • Nome de exibição
  • E-mail de contato
  • URL da Política de Privacidade
  • URL dos Termos de Serviço
  • Categoria

Após a conclusão das configurações acima, clique em  .

Acesso avançado “email” e “public_profile”

Em “Permissões e Recursos”  localize o recurso “email” e clique em “Obter acesso avançado” e confirme a caixa de diálogo para habilitar o uso do recurso.

Esse processo precisará ser repetido também com o recurso “public_profile”.

A etapa anterior é obrigatório para garantir que seja permitido a verificação de dados do aplicação. Se esse processo não for realizado o sistema não permitirá fazer a verificação dos dados apresentado o alerta abaixo.

Após habitar os recursos acima, poderemos iniciar a verificação dos dados da aplicação.

Realizar a verificação do uso de dados

Basta selecionar o aplicativo e clicar em Iniciar verificação, feito isso basta ler e informar o que se é pedido. O processo de verificação pode levar de 30 minutos à 48 horas, varia de acordo com a analise do Meta.

Os prazos são únicos para cada aplicativo e serão exibidos na notificação do desenvolvedor, podendo ser consultados no Menu lateral “Alertas” e “Caixa de Entrada” ou, através das notificações na parte superior do Painel de aplicativos.

As APIs rejeitarão todas as consultas feitas pelo aplicativo criado até que esse processo de verificação seja concluído.

Verificação da empresa

Essa parte de verificação ficará logo abaixo dos dados básicos (ainda na tela Meta for Developers no seu aplicativo).

O processo de verificação criará o Gerenciador de Negócio do Facebook, visto que a verificação estará vinculada ao mesmo. Para saber se possui um ou não um gerenciado já criado, acesse Gerenciador de Negócio do Facebook.

De acordo com o cenário, siga os seguintes passos:

  • Empresa com Gerenciador de Negócios Criado e Verificado: Siga os passos disponíveis no Cenário 1.
  • Empresa com Gerenciador de Negócios Criado e Não Verificado: Siga os passos disponíveis no Cenário 2.
  • Empresa não tem Gerenciador de Negócios: Siga os passos disponíveis no Cenário 3.

Cenário 1: Empresa com Gerenciador de Negócios Criado e Verificado

Em “Configurações do App” no menu lateral, selecione “Básico“.

Para vincular o Gerenciador de Negócios (Verificado) ao aplicativo criado, clique em  .

Selecione a sua conta comercial e clique em  .

A página será recarregada e a conta comercial estará vinculada ao aplicativo criado.

Cenário 2: Empresa com Gerenciador de Negócios Criado Não Verificado

Para iniciar o processo será necessário clicar em    .

Esse passo será preciso realizar somente se a empresa não estiver sido verificada. Normalmente as empresa que já possuem um Gerenciador de Negócio criado, normalmente essa verificação já deve ter sido realizado anteriormente.

Caso o botão “Iniciar Verificação” esteja desabilitado, você precisará ser adicionado como administrador da sua conta empresarial do Facebook.

Etapa 01: Insira os detalhes da sua empresa

Preencha as informações na tela a seguir e clique em “Avançar”.

  • Razão social da empresa
  • País
  • Endereço
  • Cidade
  • CEP/código postal
  • Telefone comercial
  • Site da empresa

Etapa 02: Selecione sua empresa

Nessa tela você deve localizar as informações da sua empresa que serão utilizados como base no registro selecionado e clicar em “Avançar”.

Atenção que a sua escolha vai influenciar na etapa de verificação que no caso o Facebook vai ligar ou enviar um SMS para o número da opção escolhida.

Etapa 03: Confirme os detalhes da sua empresa

Preencha as informações na tela a seguir e clique em “Avançar”.

  • Razão social da empresa
  • Endereço
  • Telefone

Etapa 04: Escolha um método de verificação

Escolha como você gostaria de confirmar sua conexão com a Empresa, por meio de ligação ou envio de SMS.

Etapa 05: Insira o código de verificação

Você recebera um código de 5 dígitos, na etapa anterior.

Após inserir o código a sua conta é submetido para análise.

Cenário 3: Empresa não tem Gerenciador de Negócios

Em “Configurações do App” no menu lateral, selecione “Básico“.

Para vincular o Gerenciador de Negócios (Verificado) ao aplicativo criado, clique em  .

Em seguida clique em “Create a New Business Portfolio“.

Preencha as informações na tela a seguir e clique em  .

  • Nome da empresa
  • Nome do Contato
  • E-mail comercial do Contato

 

Caso a conta comercial seja criada por este processo no Gerenciador de Negócio é feita automaticamente o vínculo ao aplicativo. Sendo necessário apenas verificar a nova conta comercial, para mais informações acesse Cenário 2: Empresa com Gerenciador de Negócios Criado e Não Verificado.

Verificação anual da empresa

Após o seu aplicativo concluir a sua primeira verificação de uso de dados, anualmente a verificação deverá ser realizada por você ou outro administrador do aplicativo.  Este processo reafirma que o acesso à API e o uso de dados estão em conformidade com os termos da plataforma.

Dada sua importância a plataforma enviará notificações na caixa de entrada de alertas indicando que a verificação é necessária 60, 30, 10 e 3 dias antes do fim do prazo.

Se você não concluir a verificação dentro do prazo, seu aplicativo será desativado.

É obrigatória para aplicativos que têm acesso a permissões ou a recursos avançados aprovados automaticamente ou por meio do processo de análise do aplicativo.

Para aplicativos com acesso padrão a permissões e recursos, a verificação não será necessária.

Para mais informações de como realizar acesse Realizando a Verificação do Uso de Dados Anual no portal Meta for Developers.

Adicionar Plataforma

No final da página, abaixo da Verificação da empresa (ainda na tela Meta for Developers no seu aplicativo), será necessário adicionar a plataforma. Deve-se adicionar clicando no botão “+ Adicionar plataforma”, selecionando a opção de “Website” e clique no botão de “Avançar” para concluir o cadastro.

Por fim, incluir a URL do OMNI PA da empresa e clique em     .

Solicitando a Análise do aplicativo 

A solicitação de permissões para o uso do aplicativo deverá ser solicitado de acordo com o tipo de necessidade, seja ela Facebook Messenger e/ou Instagram Direct.

  • No Facebook Messenger é utilizado as seguintes permissões:
    1. Business Asset User Profile Acess” para a identificação do contato nos canais do Facebook Messenger
    2. pages_messaging” para habilitação da troca de mensagens do Facebook Messenger
  • Enquanto no Instagram Direct é utilizada a seguinte permissão:
    1. instagram_manage_messages” para habilitação da troca de mensagens do Instagram Direct

Em ambos recursos faz-se necessário realizar a gravação de um vídeo para anexo na solicitação.

Habilitando as permissões do Facebook Messenger

Em “Análise do aplicativo” no menu lateral, selecione “Permissões e recursos“.

Selecione os recursos “pages_messaging” e “Business Asset User Profile Acess” e clique em  .

Caso seja apresentada a mensagem “Para solicitar acesso avançado para essa permissão você precisa fazer uma chamada à API de teste bem-sucedido”.

Será necessário executar a Graph API preenchendo o Nome do Aplicativo criado no Developers Facebook, a Permissão desejada e gerar o token de acesso.

Por fim, clique em enviar     . A permissão será liberada para “Solicitar Acesso Avançado” em até 24 horas.

Após “Solicitar Acesso Avançado” dos recursos necessários, clique em “Solicitações” para iniciar as configurações da requisição:

Clique em    para prosseguir.

Na tela seguinte, iremos preencher as informações de tratamento de dados, clique no requisito para prosseguir.

Utilizaremos a tabela abaixo para preenchimento das respostas:

Pergunta Resposta
Você tem um controlador dos dados localizado no Espaço Econômico Europeu ou no Reino Unido(…)? Opção “Não/ não tenho certeza”.
Liste todos os operadores de dados, incluindo suas próprias empresas, que terão acesso aos dados pessoais dos usuários que você obtiver da Meta. Clique em “Adicionar operador de dados” e cadastre a sua organização, utilize a razão social desta como nome.
Você forneceu dados pessoais de usuários e autoridades públicas em resposta a solicitações(…)? Opção “Não”.
Qual destas políticas ou processos você estabeleceu em relação a solicitações de autoridades públicas(…)? Opção “Análise obrigatória da legalidade dessas solicitações”.

Ao retornar para a tela de “Solicitações” finalizaremos a ultima configuração do aplicativo. Clique no requisito para prosseguir.

Selecione a opção “Gerencie integrações para sua empresa” e clique em .

Em seguida, serão apresentadas as permissões selecionadas anteriormente clique na seta   para preencher o formulário de solicitação.

Haverão alguns itens já concluídos e a medida que forem preenchidos, serão apresentadas as etapas concluídas sinalizadas em azul .

Preencha o formulário da permissão “pages_messaging” as informações inerentes e clique em    .

Para mais informações sobre como preparar o cenário e preencher o formulário da permissão acesse Preparando a solicitação de aprovação de um aplicativo no Meta for Developers.

Preencha o formulário da permissão “Acesso ao Perfil do Usuário de Ativo de Negócios” as informações inerentes e clique em    .

Para mais informações sobre como preparar o cenário e preencher o formulário da permissão acesse Preparando a solicitação de aprovação de um aplicativo no Meta for Developers.

Por mim, submeta a aprovação clicando no botão “Enviar para análise”. Lembrando que esse botão só será apresentado após todos os itens de preenchimento estiverem sido concluídos.

Antes de enviar o aplicativo para análise, verifique alguns dos erros mais comuns que levam à solicitação de informações adicionais ou à rejeição.

Para entender como funciona o acompanhamento da aprovação acesse Acompanhando a verificação das permissões do aplicativo.

Habilitando as permissões do Instagram Direct

Selecione o recurso “instagram_manage_messages” e clique em  .

Após “Solicitar Acesso Avançado” dos recursos necessários, clique em “Solicitações” para iniciar as configurações da requisição:

Clique em    para prosseguir.

Após “Solicitar Acesso Avançado” dos recursos necessários, clique em “Solicitações” para iniciar as configurações da requisição:

Clique em    para prosseguir.

Na tela seguinte, iremos preencher as informações de tratamento de dados, clique no requisito para prosseguir.

Utilizaremos a tabela abaixo para preenchimento das respostas:

Pergunta Resposta
Você tem um controlador dos dados localizado no Espaço Econômico Europeu ou no Reino Unido(…)? Opção “Não/ não tenho certeza”.
Liste todos os operadores de dados, incluindo suas próprias empresas, que terão acesso aos dados pessoais dos usuários que você obtiver da Meta. Clique em “Adicionar operador de dados” e cadastre a sua organização, utilize a razão social desta como nome.
Você forneceu dados pessoais de usuários e autoridades públicas em resposta a solicitações(…)? Opção “Não”.
Qual destas políticas ou processos você estabeleceu em relação a solicitações de autoridades públicas(…)? Opção “Análise obrigatória da legalidade dessas solicitações”.

Ao retornar para a tela de “Solicitações” finalizaremos a ultima configuração do aplicativo. Clique no requisito para prosseguir.

Selecione a opção “Gerencie integrações para sua empresa” e clique em .

Em seguida, serão apresentadas as permissões selecionadas anteriormente clique na seta   para preencher o formulário de solicitação.

Haverão alguns itens já concluídos e a medida que forem preenchidos, serão apresentadas as etapas concluídas sinalizadas em azul .

Preencha o formulário da permissão “Instagram_Manage_Messages” as informações inerentes e clique em    .

Para mais informações sobre como preparar o cenário e preencher o formulário da permissão acesse Preparando a solicitação de aprovação de um aplicativo no Meta for Developers.

Submeta a aprovação clicando no botão .

O botão apenas será apresentado após a conclusão de todas as etapas anteriores.

Antes de enviar o aplicativo para análise, verifique alguns dos erros mais comuns que levam à solicitação de informações adicionais ou à rejeição.

Para entender como funciona o acompanhamento da aprovação acesse Acompanhando a verificação das permissões do aplicativo.

Acompanhando a verificação das permissões do aplicativo

O acompanhamento da aprovação pode ser realizada através das notificações em “Alertas” no menu lateral ou, através do sino  que fica na parte superior esquerda da página.

Outra forma de visualizar e acompanhar as suas notificações será acessando diretamente a opção “Solicitações” dentro do menu lateral “Análise do aplicativo” para visualizar todo o histórico das solicitação do aplicativo, sejam elas as que estão em andamento (Solicitações Atuais) ou as que estão concluídas (Histórico de Solicitações).

Fazendo perguntas ao Facebook (dúvidas da não aprovação)

Durante o processo de solicitação, na existência de uma negativa de utilização de alguma permissão, é possível solicitar perguntas diretamente a equipe do Facebook para conseguir maior esclarecimento ou solicitar informações adicionais sobre como submeter novas informações.

Para enviar a sua questão, clique no botão “Fazer uma pergunta” disponível na página de edição da sua solicitação atual.

Em seguida, selecione qual o gerenciador de negócios em o aplicativo em questão está associado e clique em “Enviar”.

Dito isto, acesse o botão “Fazer uma pergunta” novamente onde será possível ter acesso ao detalhamento abaixo:

Tópico: Utilize o tipo de abertura do ticket de suporte como “App Review”.

Título: Insira um título que aborde de forma objetiva o assunto de sua requisição.

Descrição: Insira o detalhamento do corpo da sua requisição.

Prioridade: Utilize o tipo de prioridade de acordo com o nível de urgência da tratativa para sua requisição.

Aplicativos Relacionados: Insira o nome do aplicativo que foi utilizado como base da solicitação, este será listado e é necessário selecioná-lo para vinculação.

Related Pages: Insira o nome da página (Facebook) ou conta (Instagram) que foi utilizada como base da solicitação, este será listado e é necessário selecioná-lo para vinculação.

Anexos:  Insira os arquivos de mídia necessários para compor sua requisição.

Para enviar sua requisição, clique no botão “Confirmar”, em seguida a página redirecionará para a sessão de acompanhamento do seu ticket. Recomendamos salvar a url da nova página para realização do acompanhamento.



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