Solicitando análise do aplicativo para aprovação do Facebook/Instagram no uso do Tactium OMNI

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14, janeiro de 2022
Felipe Lisboa

Visão geral

O objetivo desse documento é auxiliar no processo de solicitar análise do aplicativo para aprovação do Facebook no uso dos serviços de Facebook e Instagram no TACTIUM OMNI.

Disponibilizamos também um link adicional do Facebook que fala um pouco mais sobre esse assunto e, se preciso, consultem também Análise do aplicativo e siga todos os passos.

Pré-requisito

Para realizar esse procedimento:

    1. Acesso de administrador na Página do Facebook. Para mais informações acesse Configurando um Administrador de Página no Facebook direto do Facebook.
    2. Acesso de administrador no Aplicativo do Meta for Developers.
    3. Página de política de privacidade no site do cliente. Exemplo: https://www.tactium.com.br/politica-de-privacidade/.

Atualizando as informações do aplicativo

Dados básicos

Em acesso no Meta for Developers já logado, clique em Meus Aplicativos e selecione o aplicativo que será solicitado a análise, será apresentado o botão “Ver Detalhes”, clique nele.

Na próxima tela no canto esquerdo em configurações, selecione Básico e preencha as informações destacados no print a baixo e clique em “Salvar Alterações”.

  • Nome de exibição
  • E-mail de contato
  • URL da Política de Privacidade
  • Inserir ícone
  • Definir categoria
  • Marcar a opção “Sua empresa ou você”


Verificação da empresa

Essa parte de verificação ficará logo abaixo dos dados básicos (ainda na tela Meta for Developers no seu aplicativo).

O processo de verificação criará o Gerenciador de Negócio do Facebook, visto que a verificação estará vinculada ao mesmo. Para saber se possui um ou não um gerenciado já criado, acesse Gerenciador de Negócio do Facebook.

 

Portanto, antes de iniciar uma verificação você precisará certificar se possui um Gerenciador de Negócio do Facebook já criado.

Passo 1: Processo de criação do Gerenciador de Negócio

O primeiro passo, antes de realizar a verificação propriamente dita, será a criação do Gerenciador de Negócio. Para criar acesse o Menu “Configurações” >> “Básico” e clique em ”Iniciar verificação” e selecione a opção de “Verificação da Empresa” e clique em “Iniciar”.

Em seguida clique em ”Criar Nova Conta”.

Preencha as informações na tela a seguir e clique em “Concluir”.

  • Nome da empresa
  • Seu nome
  • Seu e-mail comercial

Por fim, clique em “Salvar alterações”.

Se executar esse passo não será preciso executar o Passo 2, visto que a criação do Gerenciador de Negócio é feita automaticamente o aplicativo estará vinculado. Portanto, deve-se pular diretamente para o Passo 3 que é Realizando a verificação da empresa.

Passo 2: Associando o ID do aplicativo ao Gerenciador de Negócio existente

Esse passo será necessário realizar antes da verificação, visto que o cliente poderá já possuir um Facebook Business, bem como a verificação no mesmo. Portanto, será necessário primeiramente acessar o Gerenciar e vincular o aplicativo criado anteriormente.

Após acessar o Facebook Business, selecionar o menu “Contas” >> “Aplicativo” e clicar em “Conectar um ID do Aplicativo” que foi previamente já criado.

Adicione o ID do Aplicativo e clique em “Adicionar aplicativo”.

Após esse passo os proprietários atuais do aplicativo receberão sua solicitação.

Passo 3: Realizando a verificação da empresa

Esse processo será precisa será preciso ser realizado somente se a empresa não estiver sido verificada. Para iniciar o processo será necessário clicar em “Iniciar verificação”.

Esse passo será preciso realizar somente se a empresa não estiver sido verificada. Normalmente as empresa que já possuem um Gerenciador de Negócio criado, normalmente essa verificação já deve ter sido realizado anteriormente.

Caso o botão “Iniciar Verificação” esteja desabilitado, você precisará ser adicionado como administrador da sua conta empresarial do Facebook.

Etapa 01: Insira os detalhes da sua empresa

Preencha as informações na tela a seguir e clique em “Avançar”.

  • Razão social da empresa
  • País
  • Endereço
  • Cidade
  • CEP/código postal
  • Telefone comercial
  • Site da empresa

Etapa 02: Selecione sua empresa

Nessa tela você deve localizar as informações da sua empresa que serão utilizados como base no registro selecionado e clicar em “Avançar”.

Atenção que a sua escolha vai influenciar na etapa de verificação que no caso o Facebook vai ligar ou enviar um SMS para o número da opção escolhida.

Etapa 03: Confirme os detalhes da sua empresa

Preencha as informações na tela a seguir e clique em “Avançar”.

  • Razão social da empresa
  • Endereço
  • Telefone

Etapa 04: Escolha um método de verificação

Escolha como você gostaria de confirmar sua conexão com a Empresa, por meio de ligação ou envio de SMS.

Etapa 05: Insira o código de verificação

Você recebera um código de 5 dígitos, na etapa anterior.

Após inserir o código a sua conta é submetido para análise.

Verificação anual da empresa

Após o seu aplicativo concluir a sua primeira verificação de uso de dados, anualmente a verificação deverá ser realizada por você ou outro administrador do aplicativo.  Este processo reafirma que o acesso à API e o uso de dados estão em conformidade com os termos da plataforma.

Dada sua importância a plataforma enviará notificações na caixa de entrada de alertas indicando que a verificação é necessária 60, 30, 10 e 3 dias antes do fim do prazo.

Se você não concluir a verificação dentro do prazo, seu aplicativo será desativado.

É obrigatória para aplicativos que têm acesso a permissões ou a recursos avançados aprovados automaticamente ou por meio do processo de análise do aplicativo.

Para aplicativos com acesso padrão a permissões e recursos, a verificação não será necessária.

Adicionar Plataforma

No final da página, abaixo da Verificação da empresa (ainda na tela Meta for Developers no seu aplicativo), será necessário adicionar a plataforma. Deve-se adicionar clicando no botão “+ Adicionar plataforma”, selecionando a opção de “Website” e clique no botão de “Avançar” para concluir o cadastro.

Por fim, incluir a URL do OMNIPA e logo abaixo “Salvar alterações”.

Solicitando a Análise do aplicativo 

A solicitação de permissões para o uso do aplicativo deverá ser solicitado de acordo com o tipo de necessidade, seja ela Facebook Messenger e/ou Instagram Direct.

  • No Facebook Messenger é utilizado as seguintes permissões:
    1. Business Asset User Profile Acess” para a identificação do contato nos canais do Facebook Messenger
    2. pages_messaging” para habilitação da troca de mensagens do Facebook Messenger
  • Enquanto no Instagram Direct é utilizada a seguinte permissão:
    1. instagram_manage_messages” para habilitação da troca de mensagens do Instagram Direct

Seguem dicas e orientações no processo de habilitação de cada um deles com um passo-a-passo.

Habilitando as permissões do Facebook Messenger

Em “Análise do aplicativo” na opção “Permissões e recursos” localize “pages_messaging” e “Business Asset User Profile Acess” e clique em “Solicitar Acesso Avançado”.

Após clicado, será apresentado a opção de “Editar solicitação de análise…”.

Clique para editar e na próxima tela desça um pouco a pagina e clique na seta “” (Preencher Formulário).

Haverão alguns itens já concluídos e a medida que forem preenchidos, serão apresentadas as etapas concluídas sinalizadas em azul .

Preencha o formulário a seguir da permissão “pages_messaging” com as seguintes informações, ilustradas na imagem. Para mais informações do que preencher pode-se acessar a FAQ Dicas do que escrever/anexar na solicitação de aprovação de um aplicativo no Meta for Developers.

Por fim, clicar em “Salvar” (no final da página).

Seguindo a mesma orientação passada anteriormente, clique na seta azul e inicie o preenchimento dos itens pendentes referente a permissão “Business Asset User Profile Acess“.

Primeiramente será preciso preencher as informações do “Detalhes da verificação do aplicativo”, conforme ilustrado na imagem abaixo.

O exemplo do detalhe preenchido “O analista conseguirá testar a nossa solução usando o site publicado no endereço https://app.tactium.com.br/omnipa/ com o Usuário: “nome_user” e Senha: “senha_user“. A nossa solução é instalada e configurada dentro de uma rede local, com autenticação própria que usa a integração da API da Facebook.”

Na sequência deverá ser preenchido a análise do aplicativo, conforme ilustrado na imagem abaixo.

O exemplo do detalhe preenchido “Necessitaremos realizar a identificação da pessoa que enviou as mensagens a partir da nossa página, fazendo a identificação do Nome da Pessoa, conforme pode ser visto no vídeo anexado”.

Por mim, submeta a aprovação clicando no botão “Enviar para análise”. Lembrando que esse botão só será apresentado após todos os itens de preenchimento estiverem sido concluídos.

Antes de enviar o aplicativo para análise, verifique alguns dos erros mais comuns que levam à solicitação de informações adicionais ou à rejeição.

Para entender como funciona o acompanhamento da aprovação acesse Acompanhando a verificação das permissões do aplicativo.

Habilitando as permissões do Instagram Direct

Em “Análise do aplicativo” na opção “Permissões e recursos” localize “instagram_manage_messages” e clique em “Solicitar Acesso Avançado”.

Após clicado, será apresentado a opção de “Editar solicitação de análise…”.

Clique para editar e na próxima tela desça um pouco a pagina e clique na seta “” (Preencher Formulário).

Haverão alguns itens já concluídos e a medica que for preenchido, será apresentado as etapas concluídas sinalizadas em azul .

Preencha o formulário abaixo com as informações sinalizadas para concluir as configurações do aplicativo e clique em “Salvar” no final.

Em seguida deverá dar permissão ao “instagram_messaging” preenchendo as informações do formulário com as seguintes informações, ilustradas na imagem. Para mais informações do que preencher pode-se acessar a FAQ Dicas do que escrever/anexar na solicitação de aprovação de um aplicativo no Meta for Developers.

Por fim, clicar em “Salvar” (no final da página).

Submeta a aprovação clicando no botão “Enviar para análise”. Lembrando que esse botão só será apresentado após todos os itens de preenchimento estiverem sido concluídos.

Antes de enviar o aplicativo para análise, verifique alguns dos erros mais comuns que levam à solicitação de informações adicionais ou à rejeição.

Para entender como funciona o acompanhamento da aprovação acesse Acompanhando a verificação das permissões do aplicativo.

Acompanhando a verificação das permissões do aplicativo

Após a finalização da habilitação das permissões e da solicitação da análise dos recursos será possível acompanhar a aprovação através das notificações em “Alertas” no menu lateral ou, através do sino  que fica na parte superior esquerda da página.

Outra forma de visualizar e acompanhar as suas notificações será acessando diretamente a opção “Solicitações” dentro do menu lateral “Análise do aplicativo” para visualizar todo o histórico das solicitação do aplicativo, sejam elas as que estão em andamento (Solicitações Atuais) ou as que estão concluídas (Histórico de Solicitações).

Fazendo perguntas ao Facebook (dúvidas da não aprovação)

Durante o processo de solicitação, na existência de uma negativa de utilização de alguma permissão, é possível solicitar perguntas diretamente a equipe do Facebook para conseguir maior esclarecimento ou solicitar informações adicionais sobre como submeter novas informações.

Para enviar a sua questão, clique no botão “Fazer uma pergunta” disponível na página de edição da sua solicitação atual.

Em seguida, selecione qual o gerenciador de negócios em o aplicativo em questão está associado e clique em “Enviar”.

Dito isto, acesse o botão “Fazer uma pergunta” novamente onde será possível ter acesso ao detalhamento abaixo:

Tópico: Utilize o tipo de abertura do ticket de suporte como “App Review”.

Título: Insira um título que aborde de forma objetiva o assunto de sua requisição.

Descrição: Insira o detalhamento do corpo da sua requisição.

Prioridade: Utilize o tipo de prioridade de acordo com o nível de urgência da tratativa para sua requisição.

Aplicativos Relacionados: Insira o nome do aplicativo que foi utilizado como base da solicitação, este será listado e é necessário selecioná-lo para vinculação.

Related Pages: Insira o nome da página (Facebook) ou conta (Instagram) que foi utilizada como base da solicitação, este será listado e é necessário selecioná-lo para vinculação.

Anexos:  Insira os arquivos de mídia necessários para compor sua requisição.

Para enviar sua requisição, clique no botão “Confirmar”, em seguida a página redirecionará para a sessão de acompanhamento do seu ticket. Recomendamos salvar a url da nova página para realização do acompanhamento.



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