Configurando o Marketing Messages (MM) Lite para Otimização dos Templates de Marketing no WhatsApp

138 Visualizações
27, maio de 2025
Júlia Santos

Visão Geral

O Marketing Messages (MM) lite é um recurso desenvolvido com foco exclusivo no envio de modelos de mensagem (templates) de marketing. Disponível para números com onboarding via Cloud API, criado especificamente para maximizar a performance de campanhas promocionais e transacionais no WhatsApp.

  • A ativação do recurso é realizada no nível do Business Manager ID (BMID), incluindo todos as WABAs associados a ele.

Tarifas

A cobrança compreende a tarifa para WhatsApp Business Platform e é feita por categoria da mensagem individual, não mais por conversa.

Cada mensagem (template) enviada será cobrada de acordo com sua categoria independente de estar dentro ou fora da janela de 24h.

Importante: O modelo acima compreende a atualização que entrará em vigor a partir de 1º de julho de 2025. Para mais informações acesse: Compreendendo o modelo de Cobranças do WhatsApp – Tactium

Ativando o MM Lite

A ativação é composta por duas etapas, sendo:

  1. Etapa Inicial: é composta pelo onboarding com a Meta para autorização de acesso ao Business Manager, podendo ser realizada de duas maneiras:
    • Opção 1: Onboarding integrado na plataforma da Gupshup. Para mais informações acesse: Onboarding Gupshup
    • Opção 2: Onboarding a partir do Business Manager (Gerenciador de Negócios). Para mais informações acesse: Onboarding Business Manager
  2. Etapa Final: é composta pela realização de um request a API da Gupshup para conclusão do vínculo do Business Manager ao MM Lite. O processo pode ser realizado também de duas maneiras:

Etapa Inicial

Onboarding Gupshup

Passo a Passo

Acesse a plataforma da Gupshup (https://www.gupshup.io/) e siga os passos descritos abaixo:

1.Selecione um dos aplicativos da organização (com números ativos) e consulte o detalhamento.

2. Na Aba “Conta” (Account), clique no link de onboarding fornecido pela Gupshup.

3. Clique no botão “Enable Optimized Marketing”.

Importante: Em situação de intermitência neste processo, tente novamente com uma WABA (Contato do WhatsApp) que detenha templates da categoria Marketing. Caso o erro persista acesse: Onboarding Gupshup.

4. Realize Login na sua conta de Facebook.

Importante: Certifique-se de fazer login no Facebook com um User com perfil Administrador no Business Manager (BM) para o qual o onboarding é necessário.

5. Selecione o Business Manager para o qual o onboarding é necessário e na etapa seguinte clique em “Concluir”.

6. Aguarde a conclusão da solicitação de ativação. O processo tem duração de aproximadamente 3 minutos.

7. Visualize o resumo das informações utilizadas na solicitação e clique no botão “Close” para finalizar.

Importante: Caso ocorra erro na solicitação acesse: Onboarding Gupshup

8. Realize a etapa final para concluir a ativação do MM Lite, acesse: Etapa Final.

Caso ocorra algum erro durante esse processo, será necessário acionar o suporte da GupShup para que realizem a solicitação por meio do Onboarding Business Manager do cliente, conforme o próximo passo descrito a seguir.

Onboarding Business Manager

Pré-Requisitos

Abra um ticket com a equipe de suporte da Gupshup solicitando o envio da solicitação para habilitação do MM Lite. Para mais informações acesse: Como abrir chamados no GupShup? – Tactium.

Passo a Passo

Quando for recebida a confirmação da equipe de suporte da Gupshup que a solicitação foi enviada, acesse o link direto (https://business.facebook.com/latest/settings/requests).

De forma alternativa, acesse o seu Business Manager e no painel de “Configurações” do seu Business Manager (Gerenciador de Negócios), navegue até “Outras Solicitações”.

1.Localize a solicitação e clique em “Analisar”:

2. Siga as etapas e conceda as permissões relacionadas solicitadas durante o processo.

3. Realize a etapa final para concluir a ativação do MM Lite, acesse: Etapa Final.

Etapa Final

Solicitar Requisição à API

1.Recupere o App Token e App ID da Waba desejada, disponível no portal do parceiro (partner.gupshup.io/web).

2. Acesse o portal de documentação da API (Enable MM Lite messages) para realizar a requisição ao método.

3. Insira o App id no campo “PATH PARAMS “ e o App Token no campo “CREDENTIALS” . Em seguida, clique no botão “Try It!”.

4. Após solicitar a requisição e o retorno for “status”: “success”, o seu Business Manager estará integrado ao MM Lite.

Importante: Caso o parâmetro “status” seja de insucesso, acesse: Solicitar Suporte Gupshup para Requisição à API.

Solicitar Suporte Gupshup para Requisição à API

Abra um ticket com a equipe de suporte da Gupshup, para mais informações acesse: Como abrir chamados no GupShup? – Tactium.

O escopo da solicitação deve conter:

  • App ID e App Token de uma das Wabas ativas no portal da Gupshup.
  • Pedido de Requisição ao método “Enable MM Lite messages”.

Após confirmação da equipe de suporte da Gupshup da conclusão do processo, seu Business Manager estará integrado ao MM Lite.



Este conteúdo foi útil para você?
Array
50% LikesVS
50% Dislikes