Configurando a política de senha dos produtos Tactium CRM e OMNI
Sumário
Visão Geral
Nessa documentação explicamos como funcionará o suporte a política de senhas nos produtos Tactium CRM e Tactium Omni de modo a permitir que configuremos a exigência de complexidade, prazo de validade, entre outras funções.
Habilitando a Política de senhas
Acesse o “ManagerADM“, em configurações clique em “Parâmetros“.
Escolha a opção “Políticas de Senha” e clique em “Habilitar Política de Senha” para liberar os parâmetros de políticas de senha
Com a opção habilitada, será liberado os campos dos parâmetros das políticas de senha para serem preenchidos, conforme explicados abaixo:
Nome | Função |
Obriga Números na Senha? | Caso habilitado a senha deverá conter obrigatoriamente números na senha. |
Obriga Letras na Senha? | Caso habilitado a senha deverá conter obrigatoriamente letras na senha. |
Obriga Letras maiúsculas e minúsculas na senha? | Caso habilitado a senha deverá conter obrigatoriamente letras maiúsculas e minúsculas. |
Obriga Caracteres Especiais na senha? | Caso habilitado a senha deverá ter obrigatoriamente caracteres especiais. Por exemplo: -.;?@. |
Tamanho Mínimo da Senha | Define o tamanho mínimo permitido de caracteres na senha. |
Quantidade de Dias para Expiração da senha | Define a quantidade de dias em que a senha deverá expirar, necessitando ser alterada para habilitar novamente o acesso a aplicação.
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Tentativas de Login | Define a quantidade de tentativas de login. Cada tentativa de login no sistema que seja inválida, seja porque o usuário errou o login ou a senha, será contato uma nova tentativa. Quando o numero de tentativas estourar, com base na configuração definida no parâmetro, este usuário será marcado como bloqueado no sistema, e apenas o Administrador conseguirá desbloquear.
Para mais informações sobre o bloqueio do usuário acesse o item Desbloqueando um usuário. |
Após realizar o preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão ‘‘ para salvar as alterações feitas.
Alterando senha
Esse processo de alteração de senha torna-se necessário conhecer a senha anterior.
O recurso está disponível a partir dos aplicativos NewManager, OmniMonitor, OmniPA e ManagerADM, através da tela de Login, selecionando a opção “Alterar senha“:
Após isso, no campo “Senha atual” digite a senha atual e, nos campos “Nova senha” e “Confirmar nova senha” escolha uma nova senha e clique em “Alterar senha“. No campo nova senha, aparecerá um popup lateral informando o que é necessário para completar os requisitos mínimos para a senha e sua validade.
No exemplo acima a politica é definida por uma quantidade mínima de caracteres (3) e pelo menos um um caractere número, a senha digitada (AAA) não preencheu a um dos requisitos.
Alterando a senha sem saber a anterior “Esqueci minha senha”
Essa opção também está disponível na tela de Login, através da opção “Esqueci minha senha“:
Caso a sua senha tenha sido expirada esse processo deverá ser executado para recuperar/ criar uma nova senha.
Na página de “Esqueci minha senha“, deverá ser digitado o seu e-mail cadastrado e clicar em “Solicitar nova senha“, onde será enviado uma nova senha para seu e-mail, na qual a mesma poderá ser alterada realizando o passo anterior de Alterando senha.
Desbloqueando um usuário
Para desbloquear um usuário, após estouro de tentativas configurado na política, somente o Administrador poderá efetivar esse processo.
Para desbloquear é necessário acessar o ManagerADM no menu “Usuários e grupos” na opção de “Usuários”.
Após selecionar um usuário, o parâmetro “Bloqueado” ficará selecionado caso o bloqueio esteja aplicado.
Para desbloquear será necessário desmarcar a opção “Bloqueado” e clicar no gravar .