Configurando a política de senha dos produtos Tactium CRM e OMNI

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21, junho de 2022
Gleyslla Morais

Visão Geral

Nessa documentação explicamos como funcionará o suporte a política de senhas nos produtos Tactium CRM e Tactium Omni de modo a permitir que configuremos a exigência de complexidade, prazo de validade, entre outras funções.

Habilitando a Política de senhas

Acesse o “ManagerADM“, em configurações clique em “Parâmetros“.

Escolha a opção “Políticas de Senha” e clique em “Habilitar Política de Senha” para liberar os parâmetros de políticas de senha

Com a opção habilitada, será liberado os campos dos parâmetros das políticas de senha para serem preenchidos, conforme explicados abaixo:

 

Nome Função
Obriga Números na Senha? Caso habilitado a senha deverá conter obrigatoriamente números na senha.
Obriga Letras na Senha? Caso habilitado a senha deverá conter obrigatoriamente letras na senha.
Obriga Letras maiúsculas e minúsculas na senha? Caso habilitado a senha deverá conter obrigatoriamente letras maiúsculas e minúsculas.
Obriga Caracteres Especiais na senha? Caso habilitado a senha deverá ter obrigatoriamente caracteres especiais. Por exemplo: -.;?@.
Tamanho Mínimo da Senha Define o tamanho mínimo permitido de caracteres na senha.
Quantidade de Dias para Expiração da senha Define a quantidade de dias em que a senha deverá expirar, necessitando ser alterada para habilitar novamente o acesso a aplicação.

Caso necessite exigir a mudança de senha em um intervalo imediato, deve-se configurar a “Quantidade de Dias para Expiração da Senha” para “0”. Lembrando de voltar o parâmetro, antes de completar 24h do momento da ativação, pois a aplicação poderá exigir a mudança de senha para as pessoas que supostamente já alteraram anteriormente nas últimas 24h.

Tentativas de Login Define a quantidade de tentativas de login. Cada tentativa de login no sistema que seja inválida, seja porque o usuário errou o login ou a senha, será contato uma nova tentativa. Quando o numero de tentativas estourar, com base na configuração definida no parâmetro, este usuário será marcado como bloqueado no sistema, e apenas o Administrador conseguirá desbloquear.

Para mais informações sobre o bloqueio do usuário acesse o item Desbloqueando um usuário.

Após realizar o preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão ‘‘ para salvar as alterações feitas.

Alterando senha

Esse processo de alteração de senha torna-se necessário conhecer a senha anterior.

O recurso está disponível a partir dos aplicativos NewManager, OmniMonitor, OmniPA e ManagerADM, através da tela de Login, selecionando a opção “Alterar senha“:

Após isso, no campo “Senha atual” digite a senha atual e, nos campos “Nova senha” e “Confirmar nova senha” escolha uma nova senha e clique em “Alterar senha“. No campo nova senha, aparecerá um popup lateral informando o que é necessário para completar os requisitos mínimos para a senha e sua validade.

No exemplo acima a politica é definida por uma quantidade mínima de caracteres (3) e pelo menos um um caractere número, a senha digitada (AAA) não preencheu a um dos requisitos.

Alterando a senha sem saber a anterior “Esqueci minha senha”

Essa opção também está disponível na tela de Login, através da opção “Esqueci minha senha“:

Caso a sua senha tenha sido expirada esse processo deverá ser executado para recuperar/ criar uma nova senha.

Na página de “Esqueci minha senha“, deverá ser digitado o seu e-mail cadastrado e clicar em “Solicitar nova senha“, onde será enviado uma nova senha para seu e-mail, na qual a mesma poderá ser alterada realizando o passo anterior de Alterando senha.

Desbloqueando um usuário

Para desbloquear um usuário, após estouro de tentativas configurado na política, somente o Administrador poderá efetivar esse processo.

Para desbloquear é necessário acessar o ManagerADM no menu “Usuários e grupos” na opção de “Usuários”.

Após selecionar um usuário, o parâmetro “Bloqueado” ficará selecionado caso o bloqueio esteja aplicado.

Para desbloquear será necessário desmarcar a opção “Bloqueado” e clicar no gravar .



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