Configurando procedure para gerar itens para campanha de Omni usando o Script de Automação

445 Visualizações
1, março de 2023
Caio Nascimento

Sumário

Objetivo

Está documentação tem como objetivo descrever as instruções de configuração da procedure genérica PR_TACTIUM_GERA_ITEM_OMNI que tem como objetivo gerar itens para campanhas de Omni do tipo WhatsApp, SMS, E-mail(newsletter) e discagem de voz 1 a 1.

Pré-requisitos

Para a utilização desta procedure é necessário preencher os seguintes pré-requisitos:

  • Criar a procedure PR_TACTIUM_GERA_ITEM_OMNI na base de dados do CRM;
  • Além disso será necessário atualizar a versão da procedure PR_CHAT_CONVERSA_BOT_ARVORE na base de dados do CRM, com as mudanças realizadas a partir do dia 25/01/2021.

Parâmetros da procedure

A procedure possui os seguintes parâmetros de entrada e saída.

Parâmetros de Entrada

  1. @V_TpAcao (Varchar)
    1. O valor fixo que deverá ser passado nesta variável para a execução da procedure, será de acordo com a necessidade, temos as seguintes opções:
      1. ‘EML’ – Gera E-mail de saída na FAT, informar destinatário na V_EmailDestinatario e o código do template na V_IsTxp;
      2. ‘SMS’ – Gera SMS com Mesclagem de variáveis de script, informar número de telefone (DDD+Telefone) na V_Telefone e mensagem do SMS na V_Variavel;
      3. ‘ZAP’ – Gera item de MLE de WhatsApp, informar número de WhatsApp (DDD+Telefone) na V_Telefone e o código externo da campanha de WhatsApp na V_CdExtCampanha;
      4. ‘VOZ’ – Insere item na campanha para discador (temporariamente inativo);
  2. @V_TpChave (Varchar)
    1. O valor fixo que deverá ser passado nesta variável para a execução da procedure, será de acordo com a necessidade, temos as seguintes opções:
      1. ‘NrIta’ – Informar NR_ITA no parâmetro @V_IsChave;
      2. ‘IsIta’ – Informar IS_ITA no parâmetro @V_IsChave;
      3. ‘IsFat’ – Informar IS_FAT no parâmetro @V_IsChave;
  3. @V_CdExtCampanha (Varchar)
    1. Usado de acordo com o tipo de ação;
  4. @V_Telefone (Varchar)
    1. Usado de acordo com o tipo de ação;
  5. @V_IsChave (int)
    1. Usado de acordo com o tipo de Chave;
      1. Pode ser utilizada as seguintes variáveis do sistema para obter as seguintes informações:
        1. VarFatCodInterno – Retorna a Is_Ita;
        2. VarFatCodInterno – Retorna a Is_Fat;
        3. VarFatProtocolo – Retorna a Nr_Ita, caso a ocorrência já tenha sido registrada no CRM;
  6. @V_Variavel (Varchar)
    1. Usado de acordo com o tipo de ação;
  7. @V_IsTxp (int)
    1. Usado de acordo com o tipo de ação;
  8. @V_EmailDestinatario (Varchar)
    1. Usado de acordo com o tipo de ação;

Parâmetros de Saída

Está procedure não possui variáveis de saída;

Configurando a procedure no script de automação

Para configurar a procedure no Script é necessário executar todas os processos descritos abaixo.

Cadastrando as variáveis envolvidas no Script

Cadastrar todas as Variáveis do Script na parte superior do cadastro do cliente.

Cadastrando a ação externa (chamada da procedure)

O cadastro da ação externa é feito na parte superior também e para cadastrar é necessário ter inicialmente feito o cadastro das variáveis, visto que eles serão associadas na chamada da procedure.

A procedure é genérica para qualquer ficha de atendimento. A associação da ficha de atendimento é feita no cadastro do serviço que o Script de Automação está associado.

Configurando as chamadas da procedure no Script de Automação

A chamada da Procedure é realizada para gerar os itens para envio de mensagens de E-mail, SMS, WhatsApp ou, disparo para gerar um ativo de Telefonia (Inativo). Antes de chamar a procedure, torna-se necessário garantir o preenchimento das variáveis de acordo com cada um dos tipos de notificação.

Enviando um mensagem E-mail

Para configurar a geração de item para o e-mail é necessário realizar as configurações das variáveis de entrada, conforme exemplificado nos passos à seguir:

Passo 1: Configurando a variável “V_TpAcao”(Valor fixo)

Configurar o V_TpAcao, atribuindo o valor de entrada como EML para identificar que o item gerado será para E-mail.

Passo 2: Configurando a variável “V_TpChave”(Valor fixo)

Configurar o “V_TpChave” de acordo com a necessidade do script, como não configuraremos uma ocorrência será usado o IS_FAT que demostra somente o número do atendimento do OMNI.

Passo 3: Configurando a variável “V_IsTxp”(Valor fixo)

Configurar o “V_IsTxp”, nele colocaremos o código encontrado na tabela “T_TXP” na coluna “IsTxp” que demostra código do Template HTML para sinalizar o conteúdo do e-mail.

Passo 4: Configurando a variável “V_EmailDestinatario”(E-mail para envio do template)

Iremos definir uma pergunta ao cliente para que o mesmo informe um e-mail para que seja enviado o template colocado na “V_IsTxp”.

Passo 5: Configurando a variável sistema com a “V_IsChave”(Valor Fixo)

Iremos configurar a “V_IsChave” para receber o número referente a “IsFat” para valida-la, esse número já fica salvo na variável do sistema “V_FatCodInterno”, assim precisamos apenas atribuí-la a nossa variável “V_IsChave” através da própria função externa:

Passo 6: Chamada da Procedure

Após passar por todas as variáveis do sistema que são necessárias para conseguirmos gerar um item de e-mail, então executaremos a procedure PR_TACTIUM_GERA_ITEM_OMNI para que a mesma com as informações passadas execute sem erros.

Enviando um mensagem SMS

Para configurar a geração de item para o SMS é necessário realizar as configurações das variáveis de entrada, conforme exemplificado nos passos à seguir:

Passo 1: Configurando a variável “V_TpAcao”(Valor fixo)

Configurar o “V_TpAcao”, atribuindo o valor de entrada como SMS para identificar que o item gerado será para SMS.

Passo 2: Configurando a variável “V_TpChave”(Valor fixo)

Configurar o “V_TpChave” de acordo com a necessidade do script, como não configuraremos uma ocorrência será usado o “IS_FAT” que demostra somente o número do atendimento do OMNI.

Passo 3: Configurando a variável “V_IsTxp”(Valor fixo)

O “V_Telefone” será digitado pelo cliente para que tenhamos o número para qual a mensagem de SMS será enviada. O telefone tem que ser DDI+DDD+Telefone.

Passo 4: Configurando a variável sistema com a “V_IsChave”(Valor Fixo)

Iremos configurar a “V_IsChave” para receber o número referente a “IsFat” para valida-la, esse número já fica salvo na variável do sistema “V_FatCodInterno”, assim precisamos apenas atribuí-la a nossa variável “V_IsChave” através da própria função externa:

Passo 5: Configurando a variável “V_Variavel”(Texto enviado no corpo do SMS)

O “V_Variavel” é responsável pelo corpo do SMS, que poderá ser algo já mapeado ou digitado pelo cliente dentro do script. Caso necessite mapear é só utilizar o recurso de “Atribuir Valor Variável” em “Ação Externa”, conforme explicado em alguns dos passos anteriores.

Passo 6: Chamada da Procedure

Após passar por todas as variáveis do sistema que são necessárias para conseguirmos gerar um item de e-mail, então executaremos a procedure PR_TACTIUM_GERA_ITEM_OMNI para que a mesma com as informações passadas execute sem erros.

Enviando um mensagem WhatsApp (a partir de uma campanhas padrão)

Para configurar a geração de item para o WhatsApp é necessário primeiramente ter uma campanha de WhatsApp dentro do Manager ADM que fará o disparo da mensagem propriamente dita. Para chamar a procedure que fará a inserção do disparo (item da campanha) será necessário realizar as configurações das variáveis de entrada, conforme exemplificado nos passos à seguir:

Passo 1: Configurando a variável “V_TpAcao”(Valor fixo)

Configurar o V_TpAcao, atribuindo o valor de entrada como ZAP para identificar que o item gerado será para WhatsApp.

Passo 2: Configurando a variável “V_TpChave”(Valor fixo)

Configurar o V_TpChave de acordo com a necessidade do script, como não configuraremos uma ocorrência será usado o IS_FAT que demostra somente o número do chamado.

Passo 3: Configurando a variável “V_CdExtCampanha”(Valor fixo)

Na variável V_CdExtCampanha iremos atribuir a mesma o código da campanha que definimos no manager ADM, o código que utilizaremos para teste é o “teste01”.

Passo 4: Configurando a variável “V_Telefone”(Número para envio da Mensagem WhatsApp)

O “V_Telefone” será digitado pelo cliente para que tenhamos o número para qual a template da campanha de WhatsApp. O telefone tem que ser DDI+DDD+Telefone.

Passo 5: Configurando a variável sistema com a “V_IsChave”(Valor Fixo)

Iremos configurar a “V_IsChave” para receber o número referente a “IsFat” para valida-la, esse número já fica salvo na variável do sistema “V_FatCodInterno”, assim precisamos apenas atribuí-la a nossa variável “V_IsChave” através da própria função externa:

Passo 6: Chamada da Procedure

Após passar por todas as variáveis do sistema que são necessárias para conseguirmos gerar um item de e-mail, então executaremos a procedure PR_TACTIUM_GERA_ITEM_OMNI para que a mesma com as informações passadas execute sem erros.

Gerar item Telefonia para discagem

Em desenvolvimento.



Este conteúdo foi útil para você?
50% LikesVS
50% Dislikes

Sumário

Index