Configurando a integração HTTP do Tactium IP

393 Visualizações
26, março de 2021
Hercules Ramon

Visão Geral

A solução Tactium IP possibilita, através da integração do tipo HTTP, aplicativos de terceiros serem notificados da ocupação de uma PA por meio de uma requisição HTTP, realizada pelo Plugin de integração, a uma URL definida pelo cliente e configurada como uma das propriedades deste tipo de integração. Nesta URL poderão ser definidos alguns placeholders que, dependendo da necessidade do cliente, serão substituídos pelos seus valores correspondentes.

Uma característica deste tipo de integração é que o aplicativo integrado somente será notificado da ocupação, mas não poderá requisitar ações inerentes a agentes como, por exemplo: logout, pausa, reinício, etc. Também não serão possíveis ações voltadas à integração CTI como, por exemplo: gerar chamadas, desligar chamadas, mudar o status do atendimento, etc.

Como configurar a Integração

Diferente de outros tipos de integração, a integração do tipo HTTP é bastante simples e rápida de configurar. No arquivo de configuração do módulo Tactium IP Server (Softium.TactiumIP.dll.config), encontra-se uma área reservada às configurações de plugins, tag <plugins>. Nesta área iremos configurar e habilitar a integração por meio do plugin Softium.TactiumIP.Plugin.Integration.dll que poderá ser encontrado no diretório plugins do modulo TactiumIP Server.

A configuração consiste em possibilitar que o TactiumIP reconheça o plugin. Para realizarmos isto serão necessárias algumas alterações, caso elas não existam, no arquivo Softium.TactiumIP.dll.config, são elas:

  • Abaixo da tag <plugins>, devemos adicionar as seguintes linhas de configurações (os três pontos ilustram configurações adicionais e devem ser substituídos pelas propriedades correspondentes a este tipo de integração):

<module name=”Softium.TactiumIP.Plugin.Integration”>…</module>

  • Algumas propriedades serão necessárias ao funcionamento correto da integração, e podem ser configuradas da seguinte forma:

<property name=”Neo.Enabled” value=”false” />

<property name=”Neo.RequestUrl” value=”http://URL” /> – onde URL deve ser preenchida com a URL de chamada para sincronização com o aplicativo.

Abaixo uma breve explicação das propriedades e seus significados:

  1. Enabled: esta propriedade habilita a utilização da integração do tipo HTTP significando que, para toda ocupação de PA, uma requisição HTTP será realizada à URL definida na propriedade Neo.RequestUrl;
  2. RequestUrl: esta propriedade armazenará a URL, definida pelo cliente, que será utlizada para as requisições subsequentes as ocupações da PA. Nesta URL poderão ser utilizadas alguns placeholders já definidos para este tipo de integração e substituídos pelos seus valores correspondentes, são eles:

$(AgentLogin): login do agente ocupado por uma chamada;

$(DeviceIdentifier): ramal ocupado pela chamada;

$(CallType): tipo de chamada (ativa ou receptiva);

$(CallStatus): status da chamada (WithoutSignal, Busy, Completed, WrongPhone, Fault, BlockedDND, NoValidRoute);

$(CalledDevice): número chamado;

$(CallingDevice): dispositivo (ramal ou ponto de roteamento) originador da chamada;

$(ExternalID): identificador externo do item discado;

$(ExternalData): dados externos do item discado.

Exemplo final: Abaixo encontra-se um exemplo de como parecerá a configuração da integração. Ressalto que devemos dar uma atenção especial na propriedade Neo.RequestUrl.

Habilitando e configurando variáveis publicadas na URA

Além das variáveis padrões é possível usar o recurso para habilitar o uso das variáveis de URA na chamada do método HTTP.

Para habilitar esse recurso basta:

  1. Marcar a variável como pública nas configurações do IVR Manager. Para mais informações acesse Cadastrando variáveis na URA do Tactium IP (aplicativo IVR Manager).
  2. Essas variáveis poderão ser alimentadas através de um contexto de uma URA Receptiva, com ações externas dentro dela ou, através de URA Ativa carregando as variáveis no mailing.
  3. No final da URAL de integração haverão as variáveis adicionais nesse formato “ivr_{NOME_VARIAVEL}={VALOR}”, separando-as por “;”.

Por exemplo: http://neo/cobranca/IP3GenericCallDispatcher.asp?IDContrato=456164;Ramal=1020;ivr_NOME=Kilson;ivr_CPF=000000000000



Este conteúdo foi útil para você?
50% LikesVS
50% Dislikes