Configurando a Biometria Facial no Tactium OMNI
Sumário
Pré-Requisito
A solução de Biometria Facial é integrada com uma solução de mercado que realizará o processo de reconhecimento facial a partir de uma base de dados existente do SERPRO. Então, torna-se necessário criar uma conta em (https://loja.serpro.gov.br/datavalid) para obter as seguintes informações da API:
- Consumer Key
- Consumer Secret
Em posse das informações do cadastro da API do SERPRO, mencionadas acima, podemos iniciar o processo de configurações no TACTIUM, sendo:
- Passo 01: Implantar a aplicação de Biometria, no ambiente de aplicações do TACTIUM do cliente;
- Passo 02: Implantar a API Integration Services do TACTIUM CRM no ambiente do cliente, e;
- Passo 03: Configurar a API do SERPRO na solução TACTIUM.
Para implantar os passos 1 e 2 será necessário alinhar com o comercial, pois será necessário instalar dois módulos do TACTIUM CRM no ambiente do cliente e, o passo 3, será explicado à seguir nessa documentação.
No servidor da aplicação de Biometria (Tactium) torna-se necessário ter .Net 6 (hosting bundle) instalado no servidor do cliente.
Além disso é necessário instalar um novo modo no Tactium chamado Biometria que é responsável pela integração da API
Configurando os parâmetros de conexão com o SERPRO
Essas configurações são realizadas no ManagerADM no menu “Configurações” >> “Parâmetros”. Na aba “Omnichannel” deverá configurar o painel da “Biometria Facial” com as seguintes informações:
- URL da validação Facial: URL de acesso da solução de biometria do TACTIUM implantada no ambiente;
- URL da API de integração: URL de acesso do Integration Services implantada no ambiente;
- Consumer Key e Consumer Secret: Ambas disponibilizadas na conta, criada no SERPRO;
IMPORTANTE: Vale ressaltar que as URLs devem estar devidamente publicadas para acessos fora do ambiente TACTIUM.
Criando o script de atendimento (ChatBot)
Para utilizar o serviço de biometria é necessário criar um script de atendimento ou adicionar os itens abaixo no script de atendimento atual:
- Um item denominado Biometria Facial com o “Tipo de Ação”, incluindo a opção “Ação Externa”. Ao selecionar essa opção, o item “Tipo de Ação Externa” deve conter o serviço de “Biometria Facial”.
Durante a troca de mensagens esse item enviará um botão “Validar” para o cliente que será redirecionado para uma nova tela, onde deverá realizar a validação utilizando o CPF. Caso o CPF do cliente já tenha sido identificado (no cadastro do sistema), essa opção ficará bloqueada. Para mais informações do funcionamento acesse o item Iniciando atendimento no ChatBot com Biometria Facial.
- Criar dois itens distintos para representar os possíveis resultados da validação biométrica:
- Validação bem-sucedida
- Validação malsucedida
A seguir, detalharemos como configurar esses desvios no Item: Biometria Facial.
Para mais informações de como criar um script de automação acesse Configurando script de automação do Tactium OMNI.
Item: Biometria Facial
No item de biometria facial, deve ser selecionado os itens de desvio para os tipos de retorno esperados que são:
- Resposta válida – Quando o retorno da analise de biometria for positivo, isto é, acima de 90% de precisão na análise da API;
- Resposta inválida – Caso o retorno da biometria seja negativo, isto é, abaixo de 90% de precisão na análise da API.
Ambos os itens devem ter um item de destino para seguirem o fluxo.
Além disso, outra função bastante útil é definir uma porcentagem de acerto para biometria no item “Porcentagem de Acerto(%): “que vai de 0 a 100.
Após finalizar a modelagem do script de atendimento com a biometria facial, vincule o mesmo no serviço desejado.
Iniciando atendimento no ChatBot com Biometria Facial
Ao iniciar o atendimento com o ChatBot, pelo canal digital (podendo ser via WhatsApp ou WebChat), onde o script de atendimento com a biometria foi vinculado no momento da biometria será apresentada uma mensagem com o botão “Validar” que redirecionará para uma tela no navegador para iniciar o processo de validação da biometria.
Na tela de validação da biometria facial, inicialmente será solicitado o CPF do usuário para iniciar a validação, porém se a pessoa já possuir um cadastro único na base a informação do CPF será preenchida automaticamente e não permitirá a mudança.
Após informar o CPF, clique no botão com o ícone de câmera e, se não tiver feito antes, permita o acesso a câmera para realizar a captura facial.
Com a permissão concedida, a câmera será aberta para ser capturada a facial do usuário. Faça o processo de captura como se fosse tirar um foto “selfie” convencional.
Para uma validação completa atente-se aos seguintes detalhes:
- Sempre utilizar um dispositivo celular para realizar o procedimento;
- No momento da captura da imagem:
- Estar em um ambiente bem iluminado.
- Sem óculos ou acessórios grandes;
- Se possível utilizar um fundo com poucos detalhes ou objetos;
- recomenda-se utilizar uma parede lisa com apenas uma cor.
- Evitar tremulações durante a captura;
Após o envio da captura para analise da biometria, basta aguardar o retorno na aplicação.
Em alguns segundos, após a conclusão da analise da biometria, o atendimento iniciado será retomado no canal de atendimento.
Com isso o atendimento pode ser continuado de acordo com o fluxo definido.