Política de Backup, Retenção e Expurgo Tactium Cloud

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16, março de 2021
Ailton Júnior

Objetivo

Esse documento tem como objetivo detalhar as políticas de backup, retenção e expurgo dos dados de cliente em soluções Tactium Cloud.

Política de backup e limpeza dos bancos de dados

A estrutura contratada terá um servidor (de acesso apenas para a Tactium e seus parceiros) que manterá a administração dos backups dos bancos de dados garantindo a segurança da informação do cliente.

Os backups serão realizados e retidos conforme a seguinte política.

Tipo Quando é executado Retenção
DIÁRIO diariamente às 23:00 7 dias
SEMANAL todos os domingos às 23:00 4 semanas
MENSAL primeiro domingo do mês às 23:00 3 meses

Haverá rotinas de limpeza mantendo apenas os registros dos últimos 45 dias de informações do banco de dados do sistema TACTIUM, visando manter o tamanho das tabelas e da base de dados do sistema num porte compatível com o ambiente disponibilizado e evitar problemas de performance ou discos cheios no servidor.

As limpezas serão realizadas nos dados de movimentação, compreendendo tudo o que for registrado no tempo: ligações, conversas de chat, mensagens, e-mails, navegações de URA, registros de ocorrências concluídas, etc.

IMPORTANTE: Baseado na política de backup e retenção as cópias de segurança asseguram dados de até 1 ano.

Como há a limpeza dos dados anteriores a 45 dias, caso deseje guardar dados com mais de um ano o cliente deve solicitar ao SAC da Tactium download tanto dos backups mensais como do backup anual.

É importante ter em mente que cada backup conterá dados somente de 45 dias, contados da data quem que foi realizado para trás.

Essa solicitação será de responsabilidade do cliente e deverá ser feita com antecedência de acordo com a política de retenção apresentada, bem como também a administração desses backups através dos arquivos expurgados da plataforma Tactium Cloud.

Disco exclusivo para dados adicionais

Será disponibilizado um disco de uso exclusivo do cliente, para armazenar os dados que ficam fora do banco de dados: são gravações das ligações e anexos do CRM e/ou OMNI. Esses dados NÃO entram na rotina de backup da solução.

Os discos terão capacidades diferenciadas de acordo com a quantidade de PA’s e o tamanho da área em gigas é criado conforme especificado na proposta fechada com o cliente.

O gerenciamento desse espaço é de responsabilidade do cliente e a nossa recomendação é que esse espaço seja monitorado e que dados com mais de 45 dias sejam expurgados pelo cliente, sob pena de comprometer o funcionamento do serviço.

O acesso a esse disco de dados adicionais do TACTIUM Cloud poderá ser feito a partir de um computador, que será indicado pelo cliente, no qual será feito o mapeamento da referida unidade de armazenamento. O sistema operacional do computador deverá ser Windows.

A configuração desse disco do TACTIUM Cloud deverá ser efetuada pela Tactium ou um canal habilitado, com a abertura de chamado através do Service Desk.

O backup desses dados é de responsabilidade do cliente. A Tactium não manterá qualquer cópia do mesmo. Caso o cliente deseje pode contratar discos adicionais para esse fim para fazer backups ou cópias, mas não haverá rotinas de backup desse conteúdo geridas pela Tactium.

Gravações 

Será de responsabilidade do cliente a retirada dessas gravações para que não sobrecarregue o disco compartilhado, mantendo dados no máximo até 45 dias (padrão) garantindo o funcionamento da solução TACTIUM.

Importante salientar que após o expurgo dessas gravações (retirada do servidor Tactium Cloud), os áudios das mesmas não estarão mais disponíveis a partir da solução TACTIUM, o cliente deve administrar essas gravações através dos arquivos de backup.

Anexos do CRM e OMNI

Será de responsabilidade do cliente o expurgo desses anexos, sejam do CRM ou OMNI para que não sobrecarregue o disco compartilhado mantendo no máximo até 45 dias (padrão) garantindo o funcionamento da solução TACTIUM.

Importante salientar que após o expurgo desses arquivos (retirada do servidor Tactium Cloud), o acesso a eles não estará mais disponível a partir da solução Tactium, o cliente deve administrar esses anexos através dos arquivos de backup.

Monitoramento, desempenho e ocupação

Haverá um serviço de monitoramento do desempenho e ocupação (dos discos) do servidor, garantindo o funcionamento da solução.

Em caso de possíveis não conformidades, a Tactium notificará o cliente, com a finalidade de regularizar os serviços contratados, quando necessário.

Caso o cliente necessite de espaços de armazenamento e processamento superiores, poderá contratar uma estrutura de nuvem exclusiva, com recursos de maior monta para dar suporte a sua demanda.



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