Cadastrando vozes no Tactium IP para uso na URA
Em desenvolvimento
Sumário
Objetivo
O Objetivo deste documente é ensinar como cadastrar uma voz no nMonitor e configurar esta voz para ser usada em uma URA.
Cadastrando uma voz
O primeiro passo será criar o diretório Voices dentro do diretório media do Tactium IP Board Services e após criar um subdiretório para a voz que será cadastrada.
Geralmente o diretório media fica em C:\Program Files (x86)\Softium\Tactium Voip\TactiumIP BoardService\media\. Mas isso vai depender de aonde foi instalado a o serviço da Board Services.
Depois de criar o diretório da voz em media/voices copie todos os arquivos gravados para o diretório
Estes arquivos precisam está em formato no seguinte formato:
Formato WAV Codec A-Law Amostragem 8KHz Para saber como converter os arquivos de áudios acesse o link Convertendo áudios para uso no Tactium IP usando o audacity.
Após criar o diretório, converter e copiar os arquivos, vá em Cadastros selecione o cenário e em seguida clique em Vozes, conforme ilustrado abaixo:
Será exibida a tela abaixo clique em novo:
Defina o nome da voz igual ao nome do diretório que você acabou de criar, em diretório coloco o caminho do diretório media, a descrição você pode repetir o nome ou colocar alguma observação. marque ativo para que a voz esteja ativa para uso e clique em salvar.
Atribuindo a voz no ponto de entrada da URA
Para atribuir uma voz ao ponto de entrada da URA, vá em cadastros, serviços, selecione o serviço que possui a URA, caso não haja um cadastrado clique em novo.
Será exibida a tela abaixo clique em editar no serviço desejado ou clique em novo para cadastrar um novo serviço:
Depois de selecionar o serviço desejado ou cadastrar um novo, vá na aba Pontos de entrada e edite o pronto de entrada da URA ou crie um novo caso não exista.
Será exibida a tela abaixo selecione a voz que você acabou de cadastrar e clique em salvar.
Pronto seu URA está pronta para usar a voz cadastrada.
Note que é possível vincular a voz no mailing caso sua URA seja ativa. Neste caso a voz não deverá ser vinculada no ponto de entrada. Vamos explicar como vincular a voz no mailing no tópico a seguir.
Carregando a voz no Mailing
Para vincular a voz no mailing para que a URA possa vocalizar utilizando a voz cadastrada é bem simples, basta carregar a variável “Voice” no mailing.
Exemplo: Voice=NovaVoz
Note que o nome da variável precisa ser exatamente como no exemplo, com o V maiúsculo senão não irá funcionar.
Exemplo de Layot Default TTCampanha:
C><I><DEMO_01|||DDD|Telefone||||Cliente=Henrique;CpfCnpj=12312345678;Voice=NovaVoz|Descrição>