Configurando a procedure de integração do OMNI com o CRM para validação de CPF e identificação de cliente usando um Script de Automação
Sumário
Objetivo
O objetivo dessa documentação será apresentar a procedure genérica chamada PR_CRM_VALIDA_CPF_CLIENTE que poderá ser usada no Script de Automação para validar CPF e verificar se existe algum cliente na base de dados do Tactium CRM vinculado ao CPF.
Pré-requisito
- Criar a procedure PR_CRM_VALIDA_CPF_CLIENTE na base de dados do CRM;
- Vincular a procedure no script de automação desejado.
Além disso será necessário atualizar a versão da procedure PR_CHAT_CONVERSA_BOT_ARVORE na base de dados do CRM, com as mudanças realizadas a partir do dia 25/01/2021.
Parâmetros da Procedure
A Procedure foi criada com alguns tipos de validações que de acordo com os parâmetros de entrada, ela vai realizar a identificação do cliente na base do CRM a partir de uma verificação do CPF.
A procedure possui os seguintes parâmetros de entrada e saída:
Parâmetros de Entrada
- @P1_Tipo = possui 3 parâmetros:
- ‘VCPF‘ – Verifica CPF;
- ‘VCOD‘ – Verifica Código;
- ‘VDIA‘ – Valida o dia do nascimento;
- @P2_CPF = Passa o CPF/ Código;
- @P3_Dia = Passa o dia do nascimento do cliente;
Parâmetros de Saída
- @CodRet = Retorna um código de identificação da execução;
- @DsMensagem = Mensagem de erro ou de orientação;
- @CdCliente = Retorna o código de cadastral do cliente encontrado;
- @DataNasc = Retorna a data de nascimento do cadastro;
- @NomeCliente = Retorna o nome do cliente;
Para cada um tipo haverá as seguintes especificidades.
Caso passe P1_Tipo=’VCPF‘, informar o CPF no campo @P2_CPF
Respostas:
- Quando @Ret_Cod = 1
@Ret_Mensagem = ‘Cliente identificado com sucesso, com CPF único na base CRM.‘- Quando @Ret_Cod = 2
@Ret_Mensagem = ‘CPF não identificado na base CRM ‘- Quando @Ret_Cod = 3
@Ret_Mensagem = ‘Pessoa identificada na base CRM, porém existem várias com mesmo CPF/Cod Externo. ‘
Caso passe P1_Tipo=’VCOD‘, informar o código no campo @P2_CPF
Respostas:
- Quando @Ret_Cod = 1
@Ret_Mensagem = ‘Cliente identificado com sucesso, com Cód. Externo único na base CRM.‘- Quando @Ret_Cod = 2
@Ret_Mensagem = ‘Código externo não identificado na base CRM ‘- Quando @Ret_Cod = 3
@Ret_Mensagem = ‘Pessoa identificada na base CRM, porém existem várias com mesmo CPF/Cod Externo. ‘
Caso passe P1_Tipo=’VDia‘, pega as informações coletadas a partir do cadastro do cliente identificado
Respostas:
- Quando @Ret_Cod = 5
@Ret_Mensagem = ‘Dia de nascimento não confere para CPF informado.‘- Quando @DiaNasc = 99 passa @Ret_Cod = 4
@Ret_Mensagem = ‘Pessoa identificada na base CRM, mas sem data de nascimento. ‘Caso não seja passado nenhuma informação para o parâmetro P1_Tipo será retornado como resposta:
- Quando @Ret_Cod = -1
@Ret_Mensagem = ‘Ação inválida: ‘ + @P1_Tipo
Configurando a Procedure no Script Pré-atendimento
Para configurar a procedure será necessário criar a função externa na modelagem do Script a partir do ManagerADM (TTAdm) >> Serviços e Processos >> Cadastrar Script de Automação.
No script precisamos definir o nome da procedure (em amarelo), os parâmetros de entrada (em azul) e os parâmetros de saída (em verde) conforme o exemplo configurado abaixo.