Cadastrando um Template HTML de E-mail

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30, dezembro de 2021
Gleyslla Morais

Visão Geral

Este documento visa explicar todo o processo do cadastro de Template HTML de e-mails que podem usados em dois contextos, sendo:

  1. Envio de e-mail em massa, através das campanhas no ManagerADM.
  2. Envio manual de e-mail, através do NewManager (carta de e-mail) dentro da ocorrência.

Cadastrando um Template HTML

Para montar o conteúdo do E-mail é necessário criar um Template através do próprio ManagerADM, para isso basta ir em Modelagem e Configurações >> Template HTML e clicar em para criar o Template da forma que se deseja. Ao clicar em , irá aparecer a seguinte tela:

Segue abaixo detalhe das opções que deverão ser preenchidas para a criação dos templates, levando em consideração que a tela do cadastro pode ser dividida em três partes, sendo:

Identificação do Template (Em roxo)

Nome Informa o nome do Template.

Esse nome é usado como o assunto do e-mail no envio de e-mail manual a partir do NewManager (Client CRM).

Ficha de relacionamento Indica a ficha para mesclar o Template. Ao selecionar a ficha a opção abaixo de “Ficha de Atendimento” será habilitado para mostrar os campos disponíveis na ficha.

Essa associação fará também com que no envio de e-mail manual a partir do NewManager (CRM Client) só apresente os templates de acordo com a ficha que está enviando o e-mail. Caso não tenha ficha vinculado, nessa tela de enviar e-mail será apresentado o Template em todas as fichas, isto é, não amarrando-a a ficha selecionada.

Em desuso Botão que possibilita colocar o Template em desuso, não será listado na telas dos sistemas que fazem referência.

Campos disponíveis para serem mesclados no Template (Em laranja)

Nessa área serão apresentado todas as possibilidades disponíveis de informações que poderão ser mesclados na criação do Template.

Variáveis Indica as variáveis de criação do Template. Essas variáveis são campos que podem ser usados em operações que usam a solução do BPM… Em desenvolvimento (Validar a informação) – Inserir exemplos.
Dados ocorrências Indica as informações dos dados da ocorrência que são gerados em background durante o registro, como: Data Ocorrência, Data Limite, Status da Ocorrência, Nome do Fluxo (se usar BPM), Data Limite da Etapa (se usar BPM), Data Limite da Ocorrência, etc.
Dados cadastrais Indica as informações dos dados cadastrais do cliente, como: Nome, Nome Fantasia, Fone, etc.
Ficha de atendimento Mostra todos os campos modelados na ficha da ficha de atendimento. Será apresentado apenas uma única ficha, que foi selecionada na opção de “Ficha de Atendimento” (na parte da Identificação do Template).
Ficha complementar Mostra as opções de ficha de especialização (Complemento PF ou PJ).
Botão copiar Possibilita copiar as informações do Template escolhido.
Botão Colar Transfere o Template copiado para a tela de visualização do Template.

Criação do corpo do e-mail em HTML, associando as variáveis (Em verde)

Na parte inferior “Visualização do Template” é o local onde será de fato criado o e-mail que será enviado ao cliente e nele é possível editar de varias formas o texto, a fonte, as cores e adicionar informações dos clientes, mesclando as variáveis presentes que estão associadas com o cadastro do cliente, como no exemplo abaixo.

Na criação do HTML temos os seguintes recursos a serem gerados:

Coloca o texto em negrito
Coloca o texto em itálico
Coloca o texto sublinhado
Alinha o texto a esquerda
Centraliza o texto
Alinha o texto a direita
Justifica o texto
Insere Lista ordenada
Cria uma Lista
Tamanho da fonte
Nome da fonte
Variações da fonte escolhida
Insere Recuo de Texto
Retira recuo de texto
Insere Imagem
Faz upload de Imagem
Adiciona link
Remove link
Muda cor do texto
Muda background das cores
Adiciona texto subscrito
Adiciona texto sobrescrito
Adiciona texto cortado
Remove formatação
Adiciona uma regra horizontal ao texto
Edita texto em HTML

Usando o Template no Envio de e-mail em massa (através das campanhas no ManagerADM)

O Template nesse contexto é aplicável usar somente as informações dos “Dados Cadastrais” e dos “dados da “Ficha Complementar” que por sua vez estão correlacionados com os dados do cadastro de um cliente, visto que esses envios de e-mail não possuem relação com as fichas de atendimento, exemplo.

Para mais informações de como criar campanhas de e-mail, acesse Criando campanha de E-mail (Newsletter) do Tactium OMNI.

Usando o Template no Envio Manual

O envio de e-mail pode ser usado a partir do NewManager ou através do OmniPA. Para mais informações acesse Enviando e-mail manual no NewManager ou Enviando e-mail manual no OmniPA.



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