Uso de Planilha na Especialização referenciado na Ficha de Relacionamento no Tactium CRM

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7, julho de 2021
Caio Nascimento

Objetivo

A finalidade dessa função é permitir o vinculo de registros múltiplos da pessoa (cliente), que por sua vez poderão ser modelados em um campo do tipo planilha, permitindo o uso desses atributos de forma automática a partir da seleção do registro no ato do atendimento.

Criando a Tabela Planilha

Para usar essa função torna-se necessário primeiramente definir uma planilha. Para isso, acesse o menu Cadastro >> Definir >> Planilhas a partir do Tactium Manager (modelagem).

Na tela “Planilha” crie uma planilha, nessa área será possível adicionar os campos. Onde cada campo adicionado poderá representar uma coluna na tabela.

A modelagem dos campos são similares ao que é feito na modelagem das Especializações, Fichas Complementares ou Ficha de Atendimento. Para mais informações acesse Link Em desenvolvimento (Modelando os tipos de campos nas Fichas de Atendimento do Tactium CRM).

Exemplificação: Criamos uma planilha “DEMO: PLANILHA ESPECIALIZAÇÃO“, e nela adicionamos 3 campos que são: Processo (Tipo lista), Número (Tipo texto curto) e Status (Tipo opções).

Configurando a Planilha na Ficha de Especialização

Após definirmos os campos na planilha precisamos associa-los a um campo do tipo Planilha dentro de uma ficha de especialização. Para isso, acesse o menu Cadastro >> Definir >> Ficha de especialização a partir do Tactium Manager (modelagem).

Nessa tela crie uma nova ficha de especialização (ou adicione em uma existente) e adicione um campo do tipo “Planilha”, no qual será associado os campos definidos na planilha criada no passo anterior. Será possível adicionar outros tipos de campos nesta ficha, mas isso varia de acordo com as necessidades e os objetivos da mesma.

Exemplificação: Criamos uma ficha de especialização “DEMO“, e nela adicionamos os seguintes campos: Data Contrato (Tipo data), Valor Total Contrato (Tipo numérico), Descrição Produto (Tipo texto curto) e Planilha Especialização (Tipo planilha).

Na criação do campo planilha é necessário associar a planilha criada na etapa anterior, para que seja possível informar quais campos serão apresentados. Sendo assim, após definir qual planilha será associada na tabela, surgirá em “campos disponíveis” os campos disponíveis na planilha e para adicioná-los na tabela, basta selecionar os desejados e clicar no botão , com isso eles passarão para “Campos da planilha”. Após isso é só gravar.

Configurando a Ficha de Atendimento aos campos da Planilha na Ficha de Especialização

Após criar as fichas de planilha e especialização e associar os campos da planilha, precisamos configurar os campos na ficha de atendimento, para assim receberem os registros da planilha. Para isso, acesse o menu Relacionamento >> Ficha de relacionamento a partir do Tactium Manager (modelagem).

Nessa etapa selecionaremos ou criaremos a ficha de relacionamento que será utilizada nos atendimentos. Nela adicionaremos os campos, que receberam os registros da planilha, e os associaremos aos seus respectivos campos da ficha de especialização.

Exemplificação: selecionamos uma ficha de relacionamento “DEMO:HELPDESK” e nela adicionamos uma nova página “Planilha Especialização” e os seguintes campos: Processo (Tipo lista), Número (Tipo texto curto) e Status (Tipo opções). É necessário que esses campos, criados nesta ficha, possuam as mesmas características dos campos criados na ficha planilha, só assim esses campos poderão receber os registros da planilha.

Na criação desses campos é necessário habilitar o “conteúdo automático” e nele informamos a ficha de especialização que criamos e que está vinculada a ficha planilha. Com isso preenchemos os seguintes campos:

Vínculo Definimos o tipo de origem/ficha serão retiradas as informações. No nosso caso de uma ficha de especialização.
Especialização Selecionamos a ficha de especialização que contém associação com a nossa planilha.
Campo Selecionamos, dentre os campos disponíveis na ficha de especialização, o que contém a planilha.
Campos da planilha Selecionaremos o registro do campo planilha que contém o valor que será passado para o campo da ficha de relacionamento.

Ex.: O campo “Número” da ficha de relacionamento receberá o valor registrado no campo “Número”, da planilha, na ficha de especialização.

Associando os registros da Planilha no atendimento usando NewManager

Para que possamos vincular os registros múltiplos da pessoa (cliente) nos atendimentos, precisamos preencher a planilha com as informações necessárias e pertinentes ao atendimento e vincula-las a pessoa (cliente).

Vinculando a ficha de especialização na Pessoa

Para isso, no NewManager pesquisamos e selecionamos a pessoa (cliente) que será vinculada a ficha de especialização. Para saber como pesquisar uma pessoa acesse Pesquisando uma Pessoa no NewManager.

Após selecionarmos a pessoa, em seu cadastro vincularemos a ficha de especialização que criamos. Para saber como pesquisar uma pessoa acesse Vinculando os detalhes adicionais no Cadastro da Pessoa.

Exemplificação: Selecionamos a pessoa “Francisco Ailton” e vinculamos a nossa ficha de especialização, criada nas etapas anteriores.

Preenchendo a ficha de especialização

Após vincular a ficha de especialização a pessoa, precisamos preenche-la com as informações pertinentes a pessoa (cliente). Para isso basta clicar na ficha que será apresentado os campos para o preenchimento, na tela “Ficha Especialização”.

Exemplificação: Na ficha de especialização preenchemos a planilha e os demais campos com as informações referente a pessoa (cliente) e salvamos clicando no botão “Gravar”.

Para preencher a tabela basta clicar no botão “Incluir”, que será apresentado aos campos da ficha planilha, que definimos anteriormente. Depois de preenche-los é só clicar no botão “Gravar”, que eles serão registrados na planilha.

Caso queira Editar ou Excluir algum desses registros basta clicar no botão “Editar”.

Utilizando os registros no atendimento

No atendimento é possível obter os registros de forma rápida e fácil. Os mesmo serão apresentados no momento do atendimento junto com as informações do cliente.

Exemplificação: Na inicialização do atendimento selecionamos a “Pessoa” (Francisco Ailton) e a ficha de atendimento (DEMO: HELPDESK). Para saber como iniciar um atendimento acesse Iniciando um Atendimento.

É importante lembrar que tanto a ficha de atendimento quanto a pessoa precisam estar vinculadas a ficha de especialização.

A partir desse ponto podemos perceber a presença do botão “Especialização” é nele onde encontraremos os registros da planilha que informamos na etapa anterior. E também a página em que adicionamos os campos para receber os registros da planilha.

Para preencher os campos com os registros da planilha basta clicar em Especialização >>> Cliente >>> DEMO:PLANILHA ESPECIALIZAÇÃO (Onde podemos notar o nome da ficha planilha que criamos anteriormente). Após seleciona-la, será apresentada uma tela com os registros da planilha, no qual ao selecionar um deles automaticamente preencheram os campos da ficha de atendimento.

Além da opção de selecionar um item para a ocorrência corrente, será possível acionar a abertura de uma nova ocorrência utilizando o botão novo que é exibido para cada item da planilha de cotas.

Ao Clicar no botão novo dentro da planilha, uma nova ocorrência será gerada, copiando todas as outras informações preenchidas na ocorrência de origem, porém as informações referentes a grupo e cota serão da opção selecionada no ato da abertura da nova ocorrência, e não da ocorrência origem.

Esta nova ocorrência ficará vinculada no mesmo atendimento e ao clicar em um dos atendimentos, abrirá uma nova aba. 



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