Configurando a Linguagem Natural (NLU) no Tactium IP

678 Visualizações
25, maio de 2022
Ailton Júnior

Objetivo

Orientar na configuração do Script com Linguagem Natural do tipo FAQ no Tactium IP que deverá ser realizada a partir do IVR. Para mais informações sobre o IVR – Criar Script/ Arvore – acesse o item Usando o Tactium IP IVR para a construção de Script de Automação e caso queria mais informações sobre o funcionamento das ações externas acesse o item Criando Ações Externas para automatizar Scripts no Tactium IP.

Pré-requisito

Torna-se necessário ter o serviço NLU contratado com a Tactium. Esse serviço abrange duas soluções em Cloud que ofertamos, sendo elas:

  1. Serviço de NLU propriamente dito, que é uma solução do tipo FAQ e;
  2. Serviço de ASR (reconhecimento de voz) com a licença de Fala Livre.

Configurando o método de NLU

Para configurar será necessário criar uma ação externa (integrando com a plataforma de NLU) que deverá ser disponibilizada pela Tactium.

Criando as mensagens do Scripts (de acordo com o exemplo ilustrado)

As mensagens deverão ser previamente criadas com os conteúdos abaixo para atender a lógica do Script exemplificado. Segue a tabela das mensagem.

Título da Mensagem Conteúdo Mensagem
VoiceBotEntrada Saudação
VoiceBotEncerramento Encerramento
VoiceBotNaoEntendi1 Desculpa! Eu ainda estou aprendendo. Me informe em poucas palavras o que você deseja.
VoiceBotNaoEntendi2 Até o momento não tenho informações sobre isso, aguarde um momento enquanto transfiro o atendimento a um de nossos atendentes.
VoiceBotIDDuplicado Você será transferido para um operador.
VoiceBotTransfereParaHumano Até o momento não tenho informações sobre isso, aguarde um momento enquanto transfiro o atendimento a um de nossos atendentes.

Imagens das mensagens cadastradas.

Configurando a conexão com a API

Será preciso configurar a conexão com a API. Essa conexão será associada no cadastro da variáveis no item “Configuração padrão”.

Criando ação externa e variáveis

Será necessário criar primeiramente as variáveis e em seguida as ações externa conectadas com a API em Cloud do recurso de NLU.

  • Variáveis 

Segue tabela das variáveis que deverão ser cadastradas.

Variável Nome Tipo de vocalização Tipo de mensagem Observação
Variável para armazenar a pergunta Nome de preferência Texto Text
Variável para armazenar a resposta Nome de preferência Texto Text Marcar a opção Gravar valor da variável no banco
Variável para armazenar id da resposta Nome de preferência Número por extenso Text
Variável para guardar id da última resposta Nome de preferência Texto Text
Variável para verificar se id está duplicado Nome de preferência Texto Text

Abaixo, listamos as imagens das mesmas feitas na plataforma.

  • Ações externas

Deve-se criar a ação externa de acordo com a método de integração da API do NLU, de acordo com os parâmetros de entrada e saída especificados abaixo.

Configurações da Ação externa:

  • Nome:  Nome de preferência
  • Tipo ação: Built in
  • Nome do Método: Requisição HTTP/XML
  • Configuração padrão:  A que foi cadastrada acima
  • Verbo: POST
  • Formato da URL: REST
  • ContentType: application/json

Parâmetros de entrada

Nome

Tipo de parâmetro Valor

Forma de envio

projectName Valor Fixo Obtido através da API de Integração Url
deploymentName Valor Fixo Obtido através da API de Integração Url
api-version Valor Fixo Obtido através da API de Integração Url
Ocp-Apim-Subscription-Key
Valor Fixo Obtido através da API de Integração Header
confidenceScoreThreshold
Valor Fixo 0 Body
top Valor Fixo 250 Body
userId Valor Fixo 2 Body
question Variável Variável que armazena a pergunta Body

Os parâmetros”projectName, deploymentName e api-version” são obtidos a partir da URL da API normalmente o paramentro “deploymentName” é utilizado para definir se a base é de teste ou produção passando as strings “test ou production” .

O “confidenceScoreThreshold” deve ser configurado com o valor de preferência e define o nível de assertividade da resposta e o “Top” deve ser configurado com o valor de preferência e a quantidade de respostas que o VoiceBot vai receber.

Parâmetros de saída

Nome

Tipo de parâmetro

Valor

answers[0].id Variável Variável que armazena a resposta
answers[0].confidenceScore Variável Variável que armazena a resposta
answers[0].source Variável Variável que armazena a resposta
answers[0].metadata Variável Variável que armazena a resposta
answers[0].answer Variável Variável que armazena a resposta
answers[0].questions[0] Variável Variável que armazena a resposta

Captura de tela da ação externa configurada no IVR (Parâmetros de Entrada)

Captura de tela da ação externa configurada no IVR (Parâmetros de Saída)

Criando o Script NLU

Na criação do Script será necessário se atentar para os seguindo itens sinalizados abaixo.

  • Habilitar o reconhecimento de voz no “Solicita Cifra”

  • Criar o Script, conforme modelo abaixo.

Os ID’s das respostas deverão ser considerados de acordo com a base de conhecimento gerada de NLU, seja eles de VoiceBOT ou ChatBot. No exemplo abaixo estamos ilustrando o cenários de VoiceBOT.

  • Associando as variáveis nas decisões dos Script para permitir o loop dos reconhecimento/ entendimentos da lógica do Script.



Este conteúdo foi útil para você?
50% LikesVS
50% Dislikes

Index