Configurando a Linguagem Natural (NLU) no Tactium IP
Sumário
Objetivo
Orientar na configuração do Script com Linguagem Natural do tipo FAQ no Tactium IP que deverá ser realizada a partir do IVR. Para mais informações sobre o IVR – Criar Script/ Arvore – acesse o item Usando o Tactium IP IVR para a construção de Script de Automação e caso queria mais informações sobre o funcionamento das ações externas acesse o item Criando Ações Externas para automatizar Scripts no Tactium IP.
Pré-requisito
Torna-se necessário ter o serviço NLU contratado com a Tactium. Esse serviço abrange duas soluções em Cloud que ofertamos, sendo elas:
- Serviço de NLU propriamente dito, que é uma solução do tipo FAQ e;
- Serviço de ASR (reconhecimento de voz) com a licença de Fala Livre.
Configurando o método de NLU
Para configurar será necessário criar uma ação externa (integrando com a plataforma de NLU) que deverá ser disponibilizada pela Tactium.
Criando as mensagens do Scripts (de acordo com o exemplo ilustrado)
As mensagens deverão ser previamente criadas com os conteúdos abaixo para atender a lógica do Script exemplificado. Segue a tabela das mensagem.
Título da Mensagem | Conteúdo Mensagem |
VoiceBotEntrada | Saudação |
VoiceBotEncerramento | Encerramento |
VoiceBotNaoEntendi1 | Desculpa! Eu ainda estou aprendendo. Me informe em poucas palavras o que você deseja. |
VoiceBotNaoEntendi2 | Até o momento não tenho informações sobre isso, aguarde um momento enquanto transfiro o atendimento a um de nossos atendentes. |
VoiceBotIDDuplicado | Você será transferido para um operador. |
VoiceBotTransfereParaHumano | Até o momento não tenho informações sobre isso, aguarde um momento enquanto transfiro o atendimento a um de nossos atendentes. |
Imagens das mensagens cadastradas.
Configurando a conexão com a API
Será preciso configurar a conexão com a API. Essa conexão será associada no cadastro da variáveis no item “Configuração padrão”.
Criando ação externa e variáveis
Será necessário criar primeiramente as variáveis e em seguida as ações externa conectadas com a API em Cloud do recurso de NLU.
- Variáveis
Segue tabela das variáveis que deverão ser cadastradas.
Variável | Nome | Tipo de vocalização | Tipo de mensagem | Observação |
Variável para armazenar a pergunta | Nome de preferência | Texto | Text | |
Variável para armazenar a resposta | Nome de preferência | Texto | Text | Marcar a opção Gravar valor da variável no banco |
Variável para armazenar id da resposta | Nome de preferência | Número por extenso | Text | |
Variável para guardar id da última resposta | Nome de preferência | Texto | Text | |
Variável para verificar se id está duplicado | Nome de preferência | Texto | Text |
Abaixo, listamos as imagens das mesmas feitas na plataforma.
- Ações externas
Deve-se criar a ação externa de acordo com a método de integração da API do NLU, de acordo com os parâmetros de entrada e saída especificados abaixo.
Configurações da Ação externa:
- Nome: Nome de preferência
- Tipo ação: Built in
- Nome do Método: Requisição HTTP/XML
- Configuração padrão: A que foi cadastrada acima
- Verbo: POST
- Formato da URL: REST
- ContentType: application/json
Parâmetros de entrada
Nome |
Tipo de parâmetro | Valor |
Forma de envio |
projectName | Valor Fixo | Obtido através da API de Integração | Url |
deploymentName | Valor Fixo | Obtido através da API de Integração | Url |
api-version | Valor Fixo | Obtido através da API de Integração | Url |
Ocp-Apim-Subscription-Key
|
Valor Fixo | Obtido através da API de Integração | Header |
confidenceScoreThreshold
|
Valor Fixo | 0 | Body |
top | Valor Fixo | 250 | Body |
userId | Valor Fixo | 2 | Body |
question | Variável | Variável que armazena a pergunta | Body |
Os parâmetros”projectName, deploymentName e api-version” são obtidos a partir da URL da API normalmente o paramentro “deploymentName” é utilizado para definir se a base é de teste ou produção passando as strings “test ou production” .
O “confidenceScoreThreshold” deve ser configurado com o valor de preferência e define o nível de assertividade da resposta e o “Top” deve ser configurado com o valor de preferência e a quantidade de respostas que o VoiceBot vai receber.
Parâmetros de saída
Nome |
Tipo de parâmetro |
Valor |
answers[0].id | Variável | Variável que armazena a resposta |
answers[0].confidenceScore | Variável | Variável que armazena a resposta |
answers[0].source | Variável | Variável que armazena a resposta |
answers[0].metadata | Variável | Variável que armazena a resposta |
answers[0].answer | Variável | Variável que armazena a resposta |
answers[0].questions[0] | Variável | Variável que armazena a resposta |
Captura de tela da ação externa configurada no IVR (Parâmetros de Entrada)
Captura de tela da ação externa configurada no IVR (Parâmetros de Saída)
Criando o Script NLU
Na criação do Script será necessário se atentar para os seguindo itens sinalizados abaixo.
- Habilitar o reconhecimento de voz no “Solicita Cifra”
- Criar o Script, conforme modelo abaixo.
Os ID’s das respostas deverão ser considerados de acordo com a base de conhecimento gerada de NLU, seja eles de VoiceBOT ou ChatBot. No exemplo abaixo estamos ilustrando o cenários de VoiceBOT.
- Associando as variáveis nas decisões dos Script para permitir o loop dos reconhecimento/ entendimentos da lógica do Script.