Usando Conversor de Texto para Áudio da Tactium
Sumário
Objetivo
Esse produto é para uso interno e não deverá ser disponibilizado para clientes.
Esta documentação tem como objetivo principal orientar o uso da aplicação web, desenvolvida na TACTIUM, para converter textos em arquivos de áudio integrada com as vozes do Microsoft Azure.
Além de converter textos em áudio, a aplicação também transforma os áudios gerados para o formato específico utilizado nas URAs do IVR Manager.
Conversão de Texto de Livre
Esta funcionalidade permite ao usuário converter textos de forma direta em arquivos de áudio, inserindo o texto diretamente na interface da aplicação. O áudio gerado pode ser baixado imediatamente.
Passo a Passo (Texto Livre)
- Passo 1: Acesse a aplicação pelo link: [TextToSpeech].
- Passo 2: Na interface da aplicação, vá até a seção “Converter texto livre” e insira o texto na caixa de texto, conforme ilustrado na imagem abaixo.
- Passo 3: Selecione o idioma desejado (o padrão é o “Português“).
- Passo 4: Escolha a voz desejada (a voz padrão é “Francisca“, devido à disponibilidade de uma biblioteca com áudios nessa voz).
- Passo 5: Clique no botão “Converter“.
- Passo 6: Após a geração do áudio, o arquivo será baixado automaticamente pelo navegador. Escolha o diretório onde deseja salvar o arquivo e clique em “Salvar“.
- Passo 7: Pronto! Seu arquivo está pronto para ser utilizado em uma URA.
Observações:
- Se estiver em home office, é necessário estar conectado à VPN.
- O áudio gerado já está no formato utilizado pelas URAs do IVR Manager, não sendo necessário converter.
Ouvindo uma prévia (Texto Livre)
Ao utilizar o recurso de “Converter texto livre“é possível ouvir uma prévia. Clicar no botão “Prévia” logo após inserir o texto desejado. Conforme ilustrado na imagem abaixo.
Conversão de Texto em Planilhas
A aplicação permite a importação de planilhas em formato CSV contendo múltiplos textos, onde cada linha do CSV corresponde a um texto que será convertido em um arquivo de áudio separado. Os áudios gerados podem ser baixados em um único arquivo compactado.
Passo a Passo (Planilhas)
- Passo 1: No Excel, insira os nomes dos áudios na coluna A e o texto desejado na coluna B, conforme ilustrado na imagem abaixo.
- Passo 2: Após concluir a edição da planilha, salve-a no formato CSV UTF-8 (Delimitado por vírgulas), conforme ilustrado na imagem abaixo.
- Passo 3: Selecione o idioma desejado (o padrão é o “Português“).
- Passo 4: Escolha a voz desejada (a voz padrão é “Francisca“, devido à disponibilidade de uma biblioteca com áudios nessa voz).
- Passo 5: Acesse a aplicação pelo link: [TextToSpeech]. Na interface, vá até a seção “Converter arquivo” e clique em “Escolher ficheiro“.
- Passo 6: Selecione o arquivo CSV que você preparou, conforme ilustrado na imagem abaixo.
- Passo 7: Clique no botão “Upload“. A aplicação lerá o conteúdo da planilha e gerará um arquivo compactado contendo todos os áudios
- Passo 8: Aguarde a aplicação processar os áudios
- Passo 9: Processamento cncluído
- Passo 10: Após a geração dos áudios, será exibida uma tela para que você selecione o diretório onde deseja salvar o arquivo compactado. Escolha o diretório e clique em “Salvar”.
- Passo 11: Pronto! Seu arquivo está pronto para ser utilizado em uma URA. Basta descompactar o arquivo e copiar os áudios para o diretório correto.
Observações:
- Se estiver em home office, é necessário estar conectado à VPN.O áudio gerado já está no formato utilizado pelas URAs do IVR Manager, não sendo necessário converter.
- Não insira cabeçalhos nas colunas A e B do arquivo CSV, pois a aplicação gerará áudios com esses nomes também.