Configurando a política de senha e do usuário do produto Tactium IP

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1, novembro de 2022
Ailton Júnior

Visão Geral

Dentro da solução do Tactium IP é possível configurar a política de senhas através da aplicação N-Monitor, de modo que poderemos definir a exigência de complexidade, prazo de validade, entre outras funções. Procedimento pontual para promover a segurança dos dados armazenados.

Habilitando a Política de senhas

Na tela principal do Nmonitor, é necessário acessar o caminho em Cadastros >>> Políticas.

Em cadastro de políticas, iremos habilitar a política de senhas dentro de uma nova política, logo selecionaremos o botão    .

Após preencher os dados obrigatórios no quadro “Geral”, selecione o quadro “Políticas de Senha” e clique em “Habilitar Política de Senha” para liberar os parâmetros de políticas de senha.

Com a opção habilitada, será liberado os campos dos parâmetros das políticas de senha para serem preenchidos, conforme explicados abaixo:

Nome Função
Tamanho mínimo da senha Define o tamanho mínimo permitido de caracteres na senha.
Exigir Número Caso habilitado a senha deverá conter obrigatoriamente números na senha.
Exigir Letra Minúscula Caso habilitado a senha deverá conter obrigatoriamente letras minúsculas.
Exigir Letra Maiúscula Caso habilitado a senha deverá conter obrigatoriamente letras maiúsculas.
Exigir Caractere Especial Caso habilitado a senha deverá ter obrigatoriamente caracteres especiais. Por exemplo: -.;?@.
Validade da Senha Define a quantidade de dias em que a senha deverar expirar, necessitando ser alterada para habilitar novamente o acesso a aplicação.

Após realizar o preenchimento dos campos de acordo com a configuração desejada, clique no botão   para salvar as alterações feitas.

Alteração da validade da Política de senha

A  alteração do prazo de validade, em dias para uma política entra em vigor imediatamente para a política e não para o agente.

Cada agente tem sua atualização interna salva da da última vez em que o mesmo fez a alteração. Quando se tem uma alteração no prazo de validade da política a alteração da senha de um agente será contada com a nova mudança. Para melhor entendimento observe o exemplo abaixo.

Exemplo:

Hoje é dia 23/01/2023

A política “Teste” tinha a validade de 10 dias, e o Agente “Pedro”(que faz parte dessa política) alterou sua senha dia 20/01/23 sendo assim sua senha tem validade até dia 30/01/23. Mas a política “Teste” teve uma alteração hoje para 5 dias, sendo assim o Agente “Pedro” terá que realizar a alteração dia 25/01/23. Sendo assim podemos entender que o alteração não faz a validade da senha do agente mude apartir do dia da alteração da Política e sim baseado na sua ultima alteração.

A data de última alteração de cada agente está presente no Label do campo ‘Senha’ de seu cadastro

 

Com a finalização do processo de cadastro de uma política e configuração das políticas de senha, é possível cadastrar novos agentes a partir desta política ou alterar a de agentes já cadastrados. Para mais informações acesse Cadastrando um operador para atender no Tactium IP.



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